x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 15

acessos 39.162

Redução Z e Leitura X

R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2012 | 14:12

Boa tarde,

Sou responsável por um comércio emitente de Cupons Fiscais.
As máquinas ECF emitem diariamente 2 relatórios.: a redução Z e a Letura X, como todos sabem.
A questão é a seguinte: Ainda que eu não utilize a leitura X para nenhum lançamento, preciso mantê-la arquivada também?
Se tiver o embasamento fico muito grato, mas de antemão a resposta já é bem válida.

Obrigado.

Ednelson José Mazzetto

Ednelson José Mazzetto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 10:22

Período de guarda de documentos
O contribuinte usuário de ECF deve manter à disposição da fiscalização, pelo período de CINCO ANOS, em ordem cronológica:
24
Manual ECF
emitidos por ECF e seus dispositivos
• por equipamento, as bobinas que contêm as Fitas-detalhe, em ECF sem MFD;
• o dispositivo MFD, em ECF com MFD, contados a partir:
a) do DEFERIMENTO DE CESSAÇÃO DE USO;
b) da data em que ocorrer o esgotamento da memória.
• o Mapa Resumo ECF juntamente com os respectivos cupons de Redução Z e de Leitura X;
• a Leitura da Memória Fiscal emitida ao final de cada período de apuração, que deverá ser anexada ao Mapa Resumo ECF do dia respectivo.



Retirei isto de um manual da SEFAZ RJ, como as legislações não são esclarecedoras, o melhor mesmo é guardar o documento junto à redução Z e ao mapa resumo se for obrigado

GABRIELA LINS

Gabriela Lins

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 16:01

Boa tarde a todos.

Gostaria de tirar uma duvida....

minha impressora térmica não funciona desde o mês 07/2011, mais na época não dei baixa(mais tenho o atestado de intervenção) e agora pra cessar essa máquina preciso da Leitura X,pois preciso montar um processinho, mais não tenho essa informação, e como a máquina não funciona não consigo retirar a Leitura X. O que posso fazer nessa situação?

Otávio C. Freitas

Otávio C. Freitas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 17:18

Boa tarde.

Um exemplo:

A operadora de caixa fechou o caixa às 14:00h e emitiu Redução Z do ECF.
Por algum motivo ela precisou reabrir este caixa no mesmo dia, ao final do expediente, ao fechar o caixa novamente, ela conseguirá emitir a Redução Z de novo?

Resumindo:

Pode-se emitir a Redução Z duas vezes em um mesmo dia?

Grato,

Otávio C. Freitas
FRANKLIN SILVA DE ARAUJO

Franklin Silva de Araujo

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Qualidade
há 10 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 15:44

Então amigo, entende-se que ao emitir a Redução Z, ela fechou o dia dela e da impressora só podendo utiliza-la as 00:01. Caso a impressora esteja com Redução Z pendente é possível, porém caso contrário, ao emitir uma segunda, vc bloqueia a impressora, e teoricamente emitindo a terceira o sistema avisa que a impressora esta bloqueada.

Cleonice de castro Pinheiro

Cleonice de Castro Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 15:28

Preciso saber se é obrigatório emitir leitura X e redução Z de um caixa mesmo se ele não foi utilizado no dia, ou seja, devo orientar os operadores de caixa a abrir os caixas que não foram utilizados para emitir o documento zerado?
Acredito que não é obrigatório pois não contem dados informativos de tributação nestes documentos uma vez que não houve movimentação neste equipamento.
OBS: Sei que a memoria fiscal é obrigatória no final do mês.

Roberto Barrios Pereira

Roberto Barrios Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 14:09

Boa Tarde!
Gostaria de saber se alguém já usou a ferramenta de importação da REDUÇÃO Z para um sistema contábil?
É complicado?
Se alguém poder me ajudar, me passa um e-mail @Oculto

Obrigado!

Hugo Leonardo

Hugo Leonardo

Prata DIVISÃO 3
há 9 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2014 | 09:38

Bom dia, Rodrigo e Roberto.

Existem arquivos gerados pelas próprias impressoras que podem ser importados nos sistemas contábeis sem maiores problemas.
Normalmente, os sistemas das empresas que emitem cupom fiscal geram o sped fiscal também. Aqui no escritório utilizamos o arquivo gerado pelo sistema do cliente (para o Sped Fiscal) e conseguimos importar no nosso sistema contábil apenas os dados referentes a redução z, sem maiores complicações.


"Uma vida não questionada não merece ser vivida"
Michelle De Bona

Michelle de Bona

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 30 novembro 2014 | 20:47

Boa Noite!

Comecei a atuar com clientes que emitem ECF e estou bem perdida!
É um bar que só funciona a partir das 18 horas, e o fechamento é sempre na madrugada. Os caixas nunca batem com o relatório emitido na redução Z.
Tenho como saber com qual cupom fiscal começa e termina esse relatório? E como faço para fechar esse caixas, devo emitir a redução Z quando der meia noite e depois quando o bar fechar outra?

Agradeço muito se puderem me ajudar! Muito Obrigada!

Helo

Helo

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 4 dezembro 2014 | 16:19

Boa tarde,

Gente por gentileza, alguém me explique como proceder nesse caso.
minha empresa Alterou a Razão social da empresa e fez a alteração no cupom fiscal, mais porem foi emitido dois cupom fiscal do mesmo dia com contador de redução Z diferente tipo... segui a sequencia! como proceder nesse caso, foi emitido duas vez no dia o cupom!



aguardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.