x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 35.977

Lançamentos no Livro Caixa e Conta Corrente

RODRIGO B. B. DA SILVA

Rodrigo B. B. da Silva

Bronze DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 14:53

Olá Pessoal

Sou inexperiente no ramo da contabilidade e surgiu uma duvida quanto a escrituração no livro caixa e conta corrente.

Vou começar a auxiliar na contabilidade de uma igreja, nao sei bem quais os livros obrigatorios para efeitos fiscais; nao tenho certeza tambem se ha diferença quanto a escrituração.

Ex:

Se tenho recebimentos em dinheiro ou cheque, eu contabilizo como Debito este recebimento no livro caixa.

Depois se faço um deposito em Conta Corrente contabilizo como Credito no livro caixa.

E por fim no livro de Conta Corrente eu contabilizo como Debito este deposito; se houver um saque da conta contabilizo como Credito este saque.

Alguem pode me ajudar nesta duvida? Creio eu q estou errando no livro conta corrente.

Rodrigo B B Silva
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 14:59

Boa tarde Rodrigo.

Não existe obrigação do Conta Corrente, porque obviamente já existe o Diário e Razão.

A legislação do Imposto de Renda não faz nenhuma determinação quanto à forma de escrituração do livro Caixa, mencionando apenas o seu conteúdo e a sua periodicidade de uma forma simples sua escrituração ficaria assim:

a) do lado do débito: serão registrados todos os ingressos de recursos financeiros diretamente no caixa da empresa ou em suas contas bancárias;

b) do lado do crédito: serão registradas todas as saídas de recursos financeiros, em dinheiro ou por meio de emissão de cheques ou, ainda, mediante autorização de débito em contacorrente bancária;

c) os documentos deverão ser organizados em ordem cronológica crescente para efetuar oregistro, e conservados em boa guarda enquanto não prescritas eventuais ações que lhes sejam pertinente.

Os pagamentos, quer sejam em espécie ou através de cheques, inclusive pré-datados, deverão ser normalmente registrados na data de ocorrência de cada pagamento, na coluna "Saídas" referidos pagamentos deverão ser comprovados através de documentação hábil eidônea (Nota Fiscal, duplicata, recibo de salário, guia de recolhimento, etc.).

Os valores recebidos em espécie ou através de cheques, inclusive pré-datados, deverão ser registrados, na coluna "Entradas" na data do evento.

Com relação aos Livros, são obrigatório dentre outros, Diário e razão onde serão escriturados a movimentação contábil da empresa. No fórum tem muita informação sobre o assunto.

O Assunto não encerra aqui, naturtalmente os amigos irão colocar suas ponderações enriquecendo o tópico.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
GRACYERE

Gracyere

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 14:53

bom dia!
gostaria de pedir orientação, tenho livro caixa de empresa e de associação para fazer sao meus primeiros e vi que toda movimentação é só do extrato bancário mesmo, onde constam "cheques compensados, devolvidos, depósitos on line, cheques
eu devo descrever exatamente no meu livro caixa assim? por exemplo:
entradas saidas
dia 01/02/2012 cheque compensado 200,00
dia 04/02/2012 depósito on lin 400,00
dia 05/02/2012 entrada cheque devolvido 200,00(qdo aqui vier devolução cheque sem fundos a creditos no extrato)

a outra dúvida é: observei que na mesma data há cheques compensados posso soma-los lançando - os uma vez só?
e quando temos entrada de cheque devolvido e saída deste mesmo cheque compensado? lanço os 2 mesmo q extrato zere?
quando que o saldo inicial de caixa irá se alterar? ele trouxe um saldo do ano passado para mim mas até agora, só tem entradas e saídas nos bancos, entao só modificarao quando obtever uma despesa ou entrada nao transitada pelo banco certo?
não preciso descrever os lançamentos com o numero de suas respectivas contas bancarias? posso mistura-los como tudo é considerado caixa?ele possui 2 contas bancárias.

agradeço muito se puderem me ajudar

Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 15:09

Boa Tarde Gracyere

Raciocine assim:

O Livro Caixa da empresa é a quantidade de recursos que essa empresa possui em moeda. Ou seja, um livro apenas para todas as entradas da empresa.

Portanto, se você depositou um dinheiro que já estava em seu caixa, não houve alteração de quantidade para se registrar. Não é necessário esse registro no livro caixa. Talvez você possa ter um relatório auxiliar, geralmente chamado de "extrato explicativo", para identificar o movimento bancário apenas.

Quanto as entradas de duas contas correntes, vc pode dar nomes as suas contas ou mesmo utilizar os números delas no seu histórico, se forem no mesmo banco.

Exemplo: Recebeu R$ 100,00 no banco do brasil e R$ 200,00 no banco bradesco.

Histórico:

Recebimento de cliente XXX ref recibo nr xxx banco do brasil === R$ 100,00 (entradas).

Recebimento de cliente XXX ref recibo nr xxx banco Bradesco === R$ 200,00 (entradas).

Evite fazer lançamentos agrupados em um único lançamento, pois obrigará você a ter controles paralelos para identificar todos esses valores posteriormente. Pois conforme a orientação de nosso colega Luiz José, você deve guardar toda essa documentação em boa guarda e em ordem cronológica sequencial.

Espero ter colaborado.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
GRACYERE

Gracyere

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 15:16

boa tarde sr. claudine

fico grata pela sua colaboração,
minha dúvida surgiu porque me orientaram, que eu tinha que fazer dois lançamentos, o senhor concorda com isso ou é denecessário o exemplo abaixo:

para que lance um cheque compensado ou um saque eu teria que fazer uma contra partida dando
entrada no caixa e saída cheque compensado.

será que preciso disso mesmo?

pq se eu fizer isso estarei mantendo o valor e se eu lançar somente saida de cheque realmente saira este valor sem entrar em nhnhum lugar.

como ficaria?
com ou sem cotnrapartida p/ livro caixa?

obg!

Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 16:30

Boa Tarde

Gracyere

No livro caixa ou você lança uma entrada, ou você lança uma saída, não há contrapartida.

O método das partidas dobradas é utilizado na contabilidade completa da empresa.

No livro caixa é como se você tivesse um único razão, a conta caixa, não tendo a necessidade de fazer o lançamento na sua conta de contrapartida.

Sendo assim se você sacar um cheque do banco por exemplo, não houve aumento nem diminuição de recursos financeiros de sua empresa. Você terá duas opções:

Não lançar nada, porque o dinheiro simplesmente saiu do banco e entrou no caixa. Ou para registrar a operação você lança uma entrada e uma saída somente para fins de registro, pois não haverá alteração de saldo como falamos anteriormente.

Eu nesses casos não faço nenhum lançamento, somente quando se gera alguma despesa ou investimento realmente onde o dinheiro sai da empresa.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Fabiana Souza

Fabiana Souza

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 10:50

bom dia! uma pequena empresa condomínio (LP.)fez abertura do livro Caixa em 1997 ,lança uma folha por mês e até agora não foi feito o termo de encerramento (total de 160 folhas) ela está perguntando se pode continuar assim até completar 500 folhas p/encadernar ou deveria ter feito abertura e encerramento a cada ano, ela faz o livro caixa no excell, alguém pode me orientar sobre o assunto? no aguardo,att...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.