x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 5.754

Livros fiscais e contábeis para sociedade simples

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 01:16

Caros amigos,

Terminei de registra minha empresa (sociedade simples pura) de prestação de serviços em consultoria de informática no Rio de Janeiro. Sei que esta categoria de sociedade civil goza de alguns denefício de escrituração contábil, contudo não obtive informações sólidas sobre quais livros (obrigatórios) devo utilizar para a contabilidade e fiscalização. Quais seriam? Onde encontrar modelo de tais livros (escrituração em computador) ?

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 10:15

Em primeiro lugar, perguntaria se ja foi feito o cadastramento na Prefeitura para adquirir o Alvará de funcionamento. Isto feito, ou se ja foi feito, deve fazer a autenticação dos Livros de Apuração do ISS modelo 3 e do Livro RUDFTO modelo 6.

COM RELAÇÃO E CONTABILIDADE DAS SOCIEDADES SIMPLES PURA

Seja qual for o tipo de sociedade o diário nunca pode ser dispensado, no caso das Sociedades Simples Pura, pode ser um livro comprado nas papelarias para tal fim, devidamente pautado, que depois de autenticado no Cartório de Registro das Pessoas Jurídicas, está apto a receber os lançamentos por partidas dobradas, que feito de forma manual, onde será escriturado o movimento da empresa como também o balanço anual e o resultados econômico do período.
A escrituração poderá ser de forma resumida, com totais que não excedam o período de trinta dias, entende-se como forma reduzida, a soma dos lançamentos da mesma natureza, como exemplo, a soma de todas as compras de materiais de limpeza comprados no mês de competência, mesmo que de fornecedores diferentes, exemplo:

COMPRA DE MATERIAIS DE LIMPEZA
Dia 05/07 Casa da Limpeza NFVC 0066 20,00
Dia 18/07 Armazém Bom Brilho NFVC 07 50,00
Total 70,00

Lançamento:
Débito de Material de Limpeza
Crédito de Caixa
Pagto feito ref, compra de material de limpeza n/mês 70,00

E dai por diante.

Deve também adquirir O livro de Inspeção do Trabalho é obrigatório para todas as pessoas jurídicas e equiparadas.
Deve permanecer no estabelecimento à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho, nos termos estabelecidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas.

A prinçipio é isso, o assunto não se esgota aqui, esperamos complementação dos amigos.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 10:56

Caro Luiz José,

Obrigado pela ajuda. Ficou uma dúvida quanto a este último livro de Inspeção do Trabalho, qual a finalidade deste livro? Por que tenho que ter este livro? Lembro que não terei nenhum empregado, serei somente eu como prestador de serviços.

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 11:16

O livro será usado pelo Auditor Fiscal do Trabalho para registrar a visita ao estabelecimento, declarando a data e horário do início e fim da inspeção, bem como o resultado. Além
disso, constatadas irregularidades, ficarão consignadas no livro, bem como os prazos para a regularização (Art. 628, § 2°, da CLT) .

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 11:34

Marcelo, toda empresa está passiva de fiscalização, pode acontecer ou não. Nós Contadores, trabalhamos sempre na hípotese de a qualquer momentos poderemos ser fiscalizado, portanto mesmo que sua empresa nunca venha a sofrer uma fiscalização, não quer dizer que vamos deixar de cumprir a lei, mesmo porquer, ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. Eis porque se deve ter este livro em boa guarda, esperando pacientemente pela visita de nossos amigos fiscais.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 12:08

Caro Luiz José,

Não estou querendo me esquivar de nenhuma fiscalização, somente estava querendo entender melhor sua natureza.

Por fim você recomendaria algum programa de computador para realizar a escrituração dos livro obrigatórios? Caso sim como proceder, visto que no caso do livro teria de ir autenticá-lo junto ao RCPJ ante de iniciar a escrituração. Como fazer no caso de programa de computador?

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 22:49

Desculpe pela maneira como saiu meu post anteror, mas falei aquilo em ton de brincadeira, afinal de contas de vez em quando precisamos discontrair o ambiente.

Olha Marcelo, os programas contábeis só imprimem o Diario e o razão, os outros livros vão ter que ser adquiridos nas papelarias. Para indicar um programa contabil é dificil, pois só conheço o Nasajon, acho que sou usuario da Nasajon desde sua fundação, é um programa muito bom, mas acredito que os amigos do forum poderão indicar vários, basta você postar pedindo uma ajuda sobre o tema.
No caso da contabilidade informatizada, o diario só será autenticado pelo orgão competente após sua escrituração, eu particularmente acho que a melhor maneira, seria a escrituração manual, devido o pouco volume da movimentação contábil, em todo caso é você quem manda.

Sds.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 23:39

Caro Luiz José,

Obrigado novamente pela sua ajuda. Não fiquei "chateado" com o seu post anterior a este, sem problemas.

Estarei dando uma li melhor no forum para ver se algum colaborador tem melhores indicações sobre programas, mas acho a sua idéia boa, já que terei muito pouco movimento, a escrituração manual é mais eficiente.

P.S. para descontrair... pelas sua INUMERAS ajudas acho que vc merece parte na minha sociedade... o a que acha??? rsrsrs....

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2007 | 09:29

O Livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termo de Ocorrências - RUDFTO é um livro fiscal que serve para o contribuinte fazer os lançamentos em ordem cronológica de aquisição de notas fiscais e anotações feitas pela fiscalização.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.