Grande Martiniano vê se isso ai te ajuda.
Pergunta - percebi que o problema está quando coloco a cpmf como saída de caixa, afinal devo ou não lançar no livro caixa como saída, já que o desconto de cpmf foi despesa no banco. Como devo montar o livro caixa?
Resposta - A pessoa jurídica submetida ao regime de tributação simplificada deverá escriturar no livro Caixa toda a movimentação financeira, inclusive bancária.A movimentação financeira, neste caso, compreende todos os ingressos e saídas de numerário de forma globalizada, isto é, abrangendo toda a movimentação feita através do caixa e de bancos.
O livro Caixa é único, isto significa, por exemplo, que a transferência de numerário entre matriz e filial(se for o caso) e vice-versa não deve ser registrada, uma vez que o saldo de caixa não é alterado. Da mesma forma, a transferência de numerário do "caixa" para "banco" e vice-versa ou de "banco" para "banco" não é escriturada.
Portanto, o livro Caixa funcionará como "Caixa/Bancos", efetuando o registro dos recebimentos e dos pagamentos, partindo de um saldo inicial, representativo da soma dos saldos das disponibilidades existentes no início do ano-calendário ou das operações da empresa.
Assim, exemplificando, teríamos a seguinte situação - Favor atentar para os detalhes.
a) saldo existente em Caixa no dia 01.01.2006 - R$ 1.200,00;
b) saldo existente no Banco bla bla S.A. no dia 01.01.2006 - R$ 18.600,00;
c) saldo existente no Banco tal tal S.A. no dia 01.01.2006 - R$ 12.400,00.
De acordo com o exemplo, o saldo de caixa, no dia 01.01.2006, corresponderá a R$ 32.200,00.