x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 39

acessos 25.715

Conciliação Bancaria

jorge alberto de albuquerque pereira

Jorge Alberto de Albuquerque Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 14 agosto 2007 | 09:17

Olá Fabricio, bom dia.
Eu tenho uma planilha de conciliação bancária que uso no meu dia a dia e me atende perfeitamente.
Posso te enviar.
Como faço??

Jorge A de A Pereira
Contador
Salvador/Bahia 9 8103-8545 (whatsapp) / 30163439
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 14 agosto 2007 | 10:14

Bom dia Jorge, desculpe a intromissão, mas se for de seu interesse, pode enviar a planilha para qualquer um dos consultores especiais e estes, disponibilizam no site, pode ser que ajude outras colegas.

Bom trabalho.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 14 agosto 2007 | 10:56

Escolha qualquer dos Consultores especiais, moderador ou o Rogerio ( Webmaster ), veja o email no perfil de cada e mande a planilha, aquele que receber disponibilizará no site com seu devido credito.

A comunidade agradece.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 14 agosto 2007 | 11:55

Disponibilizo Planilha Conciliação Bancaria, gentilmente enviada pelo colega Jorge Alberto de Albuquerque de Salvador-BA.

Obrigado Jorge.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2008 | 06:38

Bom dia Franceline,

Clique sobre a figura do disquete ao lado da frase "Fazer Download do Anexo" ao final desta página, para obter a planilha que permite a conciliação bancária.

...

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 11 julho 2008 | 13:44

Elisangela, seja muito bem vinda ao Forum, sobre sua solicitação:

"Inclusive quero aproveitar a oportunidade para saber se alguem tem alguem com planilha de conciliação de folha de pagamento. Grata."

Sigiro que repita aqui pois o pessoal da referida sala é expert no assunto e se tiverem tal planilha certamente disponibilizarão à você.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 14 setembro 2008 | 22:12

Boa noite Patricia Barbosa.

Seja bem vinda ao Fórum e parabens por ter conseguido resolver seu problema, muita gente ainda não consegue ;)

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
jose alves teixeira

Jose Alves Teixeira

Iniciante DIVISÃO 1, Caixa
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 18:49

Gostaria de receber uma orientação a respeito de conciliação bancaria, pois assumi um caixa e trabalho com três contas bancarias. Na conciliação b. os creditos extracaixa, quando do lançamento para fechar o movimento de caixa dão entre e saida ou só entrada?
Quando só dou entrada o saldo do meu caixa e as contas fecham com o movimento.

desde já agradeço.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 09:27

Bom dia Sr. José Alves Teixeira,

já esclareceu suas dúvidas?
Sua questão está um pouco confusa.


Esta planilha de conciliação disponível para download vai lhe deixar com dúvidas, acredito.
É mais para conciliação bancária mesmo. A conciliação de caixa é mais simples.

Se ainda estiver com dúvidas, esclareça a questão e podemos lhe ajudar.

Um abraço.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Denise Aparecida Ribeiro

Denise Aparecida Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 14 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 15:21

Boa Tarde

Estou com um dúvida, a empresa eu que eu trabalho descontou no dia 03/08/2009 um cheque de R$ 10.000,00 porem pediram que eu fizesse esse lançamento com a data do dia 31/07/2009 agora tiverei o extrato do mês 07 e tem essa diferença de R$ 10.000,00 o que eu devo fazer?

Em qual conta eu devo lançar esse valor de diferença para que minha conta banco bata com o valor que eu tenho no meu extrato. Se eu tiver que criar um conta de cheques a compensador onde se classificada no ativo circulante?

No aguardo

Denise

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 16:44

Boa tarde Denise.

Se o cheque foi descontado em 03/08, certamente, se você efetuar o lançamento em 31/07, estará fazendo-o de forma errônea, desrespeitando o princípio da competência.

A conta cheques a compensar classifica-se, geralmente, em OUTROS CRÉDITOS.

você pode realizar o lançamento nesta conta, e, no dia 03/08 fechá-la com o lançamento do extrado.

Abraços..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 16:50

Denise Aparecida Ribeiro

O cheque foi emitido e pago em 31/07/09 e voce contabilizou este cheque em 31/07/09, só que este cheque foi compensado em 03/08/09, correto?

Sendo assim voce não tem que fazer lançamento nenhum porque já foi feito. O que voce tem que fazer é apontar no formulário de conciliação bancária o motivo da diferença do saldo do extrato para o saldo contábil.

Os cheque são contabilizados pela sua emissão e pagamentos e não quando são compensados


Editado por M Messias Santos em 8 de agosto de 2009 às 08:17:36

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 8 agosto 2009 | 00:59

É, agora ficou mais claro. Se o lançamento já foi efetuado, o que resta a fazer é apontar na planilha de conciliação que está disponível abaixo para download, que por sinal, é muito boa.
Como o amigo Messias disse, na sua empresa, o cheque será contabilizado na competência da emissão, pois, se o departamento financeiro emite o cheque hoje, quando você fizer o transporte das informações para a contabilidade, ele será contabilizado como compensado hoje.
Logo, a conta Banco da contabilidade, enquanto houver cheques, sempre carregará tais diferenças com o extrato.
O que sustenta as diferenças são as informações da conciliação.

Abraços..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 14:22

Ricardo Crepaldi,

não entendi bem o que você quis dizer, e sem saber como funcionam suas planilhas ou relatórios, é difícil.

O que você precisa saber é o seguinte:

A diferença entre o razão contábil e o extrato bancário deverá ser, caso não haja outro problema com lançamentos, o valor dos cheques emitidos e não compensados.

Há casos, por exemplo, em que o setor financeiro dá entrada de recebimento de contas e deposita o valor em outra data. Isto também causa diferenças.

Se há outras diferenças, é preciso averiguar os meses anteriores.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 00:13

Zilda, apesar de este tópico não ser o adequado para sua dúvida, o que pode gerar críticas devido às regras, quais contas, especificamente você vai conciliar?
Contas de rescisão e contas da folha em geral?

Bem, começando com a folha:

SALÁRIOS A PAGAR: esta conta leva débito no grupo de despesas e crédito no passivo
D - Ordenados e Salários
C - Salários a Pagar
Pelo pagamento dos funcionários:
D - Salários a Pagar
C - Caixa/Bancos

ADIANTAMENTO SALÁRIO:
Pelo repasse ao empregado:
D - Adiantamento a funcionários (ativo)
C - Caixa/bancos
Pelo desconto na folha do mês
D - Ordenados e Salários
C - Adiantamento a funcionários (ativo)

PROVISÕES FÉRIAS E 13º SAL.:
Pelas provisões mensais:
D - Provisão férias e 1/3
C - Férias e 1/3 a Pagar
Pelo pagamento das férias:
D - Férias e 1/3 a Pagar
C - Caixa/bancos

Com o 13º Sal. ocorre o mesmo que com as férias. Só muda a descrição da conta.

FGTS:
D - Despesas com FGTS
C - FGTS a Pagar
D - FGTS a Pagar
C - Caixa/bancos

INSS:
Dos funcionários:
D - Salários a Pagar
C - INSS a Recolher
D - INSS a Recolher
C - Caixa/bancos
Da empresa:
D - Despesas com INSS
C - INSS a Recolher
D - INSS a Recolher
C - Caixa/bancos

Como na rescisão os eventos são, na maioria, os mesmos da folha, procure conciliar da mesma forma.

Qualquer dúvida poste..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.