x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.867

Coluna lombar-CAT ou auxílio-doença?

diana carvalho sabino

Diana Carvalho Sabino

Iniciante DIVISÃO 1, Faturista
há 12 anos Domingo | 26 fevereiro 2012 | 22:48

Boa noite,estou afastada do meu trabalho desde julho de 2010,passei mal na empresa com uma crise de coluna,fui levada ao hospital por outro funcionário,onde foi diagnosticado estrangulamento da hérnia discal l5-s1,fui afastada e desde então já fiz quatro cirúrgias,a empresa entrou com pedido de auxílio-doença ,e não com CAT,minha dúvida é:a empresa fez correto ou não?Se não como procedo?Continuo sem condições de voltar ao trabalho.
Algumas pessoas falaram que problema de coluna no exercício da função é considerado acidente de trabalho,isso é correto?
Desde já agradeço a ajuda.

WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

Articulista , Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 07:46

Bom dia!

Prezada Diana Carvalho,

Primeiramente vamos entender o que é acidente de trabalho.

Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. Art. 950 do Código Civil de 2002.

Tendo este artigo como base, eu lhe respondo sem medo, que você sofreu um acidente de trabalho, pois, você estava trabalhando quando isso ocorreu. Agora para ter certeza se foi identificado pela empresa como acidente de trabalho, você deverá ir a Previdência Social confirmar se realmente colocaram como auxilio doença, pois, mesmo dando entrada na CAT, temos que marcar a perícia como auxilio doença.

Caso não seja reconhecido como acidente de trabalho, você deverá procurar o Ministério do Trabalho de sua cidade ou a Vara do Trabalho para pedir uma indenização sobre isso.

Qualquer dúvida estarei a disposição.

At.

Willian Azevedo Brandão
Gerente de Recursos Humanos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.