x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 4.547

hierarquia salarial

Rodolpho Mattos

Rodolpho Mattos

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 15:12

Boa tarde amigos,

Minha dúvida é a seguinte: Há alguma lei que fale sobre o pagamento dos salários de acordo com a hierarquia dos cargos ? Exemplo: Um gerente de loja não pode ganhar em carteira menos que um balconista da loja, certo ? Sendo que as responsabilidades de um gerente são infinitamente maiores que de um balconista (isso sem comissão para ambas partes pois minha dúvida é apenas em salários fixos de ambos cargos)...

Gostaria de saber um embasamento legal que fale sobre esse aspecto pois não consigo achar nada.

Obrigado !

celso  siqueira

Celso Siqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 17:03

Rodolpho!
Na sua dúvida postada, GERENTE X BALCONISTA, que a primeira função realmente exige do cargo, maiores conhecimentos da área, sendo um cargo de confiança dentro do plano de carreira de uma empresa, exigindo ainda vasta experiência, na maioria das vezes um curso superior.
O cargo de balconista, sem desmerecimento nenhum a quem exerce a função, é mais um trabalho prático, em que o profissional, desenvolveu larga experiencia no relacionamento com o público, na arte de interagir com o consumidor final.
Mas com certeza, o que você tem a fazer, é verificar a Convenção Coletiva, do Sindicato dos Empregados no Comércio ou outra forma de consulta, porque é nela que você irá sanar e encontrar o embasamento legal.

Rodolpho Mattos

Rodolpho Mattos

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 17:18

Pois é Celso, na convenção não tem falando nada sobre isso. Eu sei que gerente tem um adicional de 40% sobre o salario mas apenas se não receber hora extra, no caso de receber não faz juz ao adicional que faria com que o salário ficasse maior que do subordinado.

celso  siqueira

Celso Siqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 17:27

Mas se o GERENTE, tem o benefício do adicional, ele irá optar, pelo que for mais vantajoso para ele, abrindo mão de outras vantagens, mas baseando em sua pergunta anterior, o GERENTE tem salário maior que o BALCONISTA.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.