x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 519

acessos 65.194

DIRPF 2012 - Ano-Calendário 2011

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 08:54

A idéia de criar este tópico é para "tentar" concentrar todas as consultas sobre o tema em um mesmo tópico.

Para tanto, deixarei os link´s para baixar o programa, o "Penguntão", bem como sobre legialação.


Programa:

www.receita.fazenda.gov.br

"Perguntas e Respostas"

www.receita.fazenda.gov.br


Legislação:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LegisAssunto/impsobrenpf.htm

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 11:24

Bom dia Mário,

Se a idéia é concentrar todas as consultas acerca da DIRF neste tópico, não seria interessante fixá-lo para que possa ser facilmente visualizado pelos usuários?

...

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 08:57

Bom dia Saulo,


A idéia é para não acontecer o mesmo que aconteceu com a DIRF, pois foram criados inumeros tópicos sobre o mesmo tema.

Sim, concordo com Você, algum Moderador poderia fixá-lo.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 09:37

Tenho o seguinte problema:

Como, ou, Posso fazer a declaraçao de imposto de renda de um empresario, que, no decorrer do ano de 2012, nao recolheu em nenhum mês o inss na gefip. Pois ele teve rendimento no ano de 2011 R$ 24.214..., mas na gfip nao foi declarado nada em seu movimento mensal.
Minha dúvida é, se eu declarar que ele teve esta retirada no ano de 2011, será que dará algum problema a ele. Sei que terei que fazer a declaraçao dele, mas minha dúvida é apenas neste valor.

Grata.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 12:58

Boa tarde Mônica,

O fato de ter recebido rendimentos tributáveis e não ter pago o INSS já é motivo bastante para que ele seja cobrado pelo fisco.

Apresentar (ou não) a DIRPF não irá evitar a cobrança destas contribuições acrescidas da multa e juros desde a data em que passou a ser devida.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 17:04

Boa tarde Katiana,

Podem ser deduzidos os seguintes pagamentos relativos a tratamento próprio, dos dependentes e dos alimentandos indicados na declaração, quando realizados, neste último caso, pelo alimentante em decorrência de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública a:

a) médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, e com exames laboratoriais e serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias;


Fonte: Menu Ajuda DIRPF 2012

...

Katiana Paula

Katiana Paula

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 22:28

...mas posso considerar psicopodagogo como 'espécie' de psicólogo. É que em alguns sites afirma-se ser possivel deduzir as despesas com psicopedagoga, mas eu queria uma resposta, tipo sim ou não ,de uma fonte segura.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 14:43

Boa tarde Katiana,

Psicopedagogo não é (seguramente) psicólogo. Na verdade é alguém formado em pedagogia que fez um estudo parcial de psicologia aplicada a primeira.

Nestes termos a resposta é não.

...

Katiana Paula

Katiana Paula

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 00:13

olá tenho outra dúvida, juntando os rendimentos de uma sra e sua filha menor, colocada como dependente, apurou-se um imposto a pagar de mais de 2.000,00. fazendo as declarações em separado apurou-se imposto a restituir para ambas. Há algum problema nisso? é correto fazerem em separado para ñ pagarem imposto? a garota tendo apenas 15 anos (pensionista), pode fazer a declaração em, seu nome, sendo que em anos anteriores era colocada como dependente?

DANIELA DE SOUZA

Daniela de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 21:25

Boa Noite. Minha duvida é a seguinte:
Um aposentado recebeu um deposito judicial referente a diferença de aposentadoria paga pela Previdência.
Valor do beneficiário 27608,23
Valor do IRRF 5.724,73
Total 33.332,96
Esse calculo foi do período de fev/05 a dez/2010, portanto 70 meses.
Informando esses valores na Ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos Acumuladamente, Exclusivo na fonte, ele terá para restituir o valor total do imposto de renda retido, no caso .5.724,73.
Gostaria de saber : ele realmente restitui este IRRF, mesmo sendo exclusivo na fonte, ou nao esta correto o que estou declarando?

Daniel Augusto

Daniel Augusto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 12:11

Bom dia!

Uma pessoa física que paga o plano de saúde total da família pode deduzir no imposto de renda estes pagamentos?

Ele paga o dele, do filho, da filha e da ex-esposa. Os filhos já tem idade superior a 24 anos.

Mesmo assim pode deduzir este valor do IRPF?

Obrigado.

Daniel.

TURANO ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
Tel: (11) 3221-3631
Web: https://www.turanocontabilidade.com.br
E-mail: [email protected]
MSN: [email protected]
Daniel Augusto

Daniel Augusto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 12:54

Boa tarde!

No caso de um titular do plano de saúde, onde este titular recebe de um “dependente” no plano o valor desta despesa.
Essa pessoa que paga o valor devido do plano como “dependente” é obrigado a declarar como dependente no IRPF?

Obrigado.

Daniel.

TURANO ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
Tel: (11) 3221-3631
Web: https://www.turanocontabilidade.com.br
E-mail: [email protected]
MSN: [email protected]
Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 13:03

Boa tarde Daniel Augusto,

O contribuinte poderá deduzir apenas o que paga para sí mesmo, visto que os filhos e ex-esposa não são seus dependentes na declaração.


O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 13:37

Boa tarde Mônica,

Elabore a DIRPF normalmente com base no Informe de Rendimentos. Se neste Informe constar a retenção do INSS (mesmo que a empresa não tenha pago) você deve fazer constar também na DIRPF os tais valores.

Por outro lado, se no Informe não constar a retenção das contribuições previdenciárias não as informe na DIRPF do contribuinte em questão.

...

Ricardo Santos

Ricardo Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 18:19

Olá Elisabete,

Está correto o procedimento,neste caso vale a pena optar por declarar como RRA que como Exclusivamente na Fonte. o IRRF será restituído.

Paulo

Paulo

Iniciante DIVISÃO 2, Escrevente
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 23:37

Acabei de receber meu Atestado de Rendimentos e na parte didicada a Rendimentos Tributáveis, deduções e imposto retido na fonte constou o seguinte lançamento:

Total de Rendimentos - RRA ........................ R$ 660,90
Quantidade de meses - RRA ....................... 2


O que isto significa e de que forma devo informar em minha declaração de ajuste anual ???

Desde jáj agradeço a colaboração de todos.

Pablo Duque

Pablo Duque

Iniciante DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 21:23

Bom dia a todos

Como declarar imóveis vendidos na planta???

Estou construindo um edifício misto, com apartamentos e lojas. Embora o projeto esteja aprovado pela prefeitura, a escritura ainda não foi desmembrada e no cartório há apenas o registro do lote.

1 - Como devo declarar as unidades vendidas na planta (há apenas um contrato particular de compra e venda)?
2 - Como declaro os valores recebidos pela venda destas unidades?

Muito obrigado!

Katiana Paula

Katiana Paula

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 00:08

olá tenho outra dúvida: menor pode declarar as despesas com sua instrução e plano de saúde sendo que o plano está em nome da mãe constando o mesmo como dependente, visto que por ser menor, ñ pode constar como titular, qto ao colégio o carnê está no nome do menor mas a declaração de pagamento está no nome da mãe constando -o apenas como dependente. o que faço? pois se colocá-lo como dependente na declaração da mãe incluindo seus rendimentos, essa terá que pagar imposto.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 16:47

Boa tarde Daniel,

Alugueis de imóveis:

Sim devem ser declarados, código do pagamento = 70

Porém, não são considerados despesas dedutíveis

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
ANGELO HENRIQUE DANIEL JUNIOR

Angelo Henrique Daniel Junior

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 10 março 2012 | 11:39

Colegas bom dia
Duas perguntas, medicamentos e cirurgia lançados em uma nf-e da unimed posso fazer o abatimento integral referente ao medicamento sendo que o mesmo consta na mesma nota fiscal na cirurgia correto ?
outra coisa uma cirurgia e tratamento para redução de estômago normal, faço o abatimento tambem, correto ?
att
Jr

Escritorio Contábil
(16) 3343-4525
[email protected]
Angelo Henrique Daniel Junior - CONTADOR
SITE - https://www.contabilidadejuniorjuliana.com.br
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 10 março 2012 | 12:19

Boa tarde Pablo,

Estou construindo um edifício misto, com apartamentos e lojas.

Embora o projeto esteja aprovado pela prefeitura, a escritura ainda não foi desmembrada e no cartório há apenas o registro do lote.

1 - Como devo declarar as unidades vendidas na planta (há apenas um contrato particular de compra e venda)?

2 - Como declaro os valores recebidos pela venda destas unidades?


Procure um contador com vistas a obter orientações acertadas e evitar o risco fiscal implícito na operação indicada por você enquanto pessoa fisica, pois por lei você equipara-se a pessoa jurídica.

...

Página 1 de 18

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.