x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 52.182

Imposto de Renda - 2 fontes pagadoras

Leandro Simeao

Leandro Simeao

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Suporte
há 12 anos Sábado | 10 março 2012 | 19:57

Olá pessoal.
Estou fazendo minha declaração de imposto de renda, e tenho duas fontes pagadoras.
Uma tive rendimentos totais de R$ 15.000,00 (sem imposto retido na fotne) e a outra tive rendimentos totais de R$ 30.000,00 (com imposto retido na fonte).
Preciso declarar a fonte pagadora que não teve imposto retido na fonte?

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Domingo | 11 março 2012 | 09:34

Bom dia Leandro,

Você está obrigado a declarar todos os rendimentos percebidos durante o ano de 2011, independentemente da quantidade de fontes pagadoras destes e mesmo que tais rendimento sejam isentos, tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte

A conhecida Declaração de Imposto de Renda na verdade denomina-se "Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física".

Ajuste anual, porque é nesta declaração que o contribuinte prestará contas do imposto de renda não retido na fonte. Seu caso é um exemplo típico. Você não ganhou apenas R$ 30.000,00 na realidade ganhou R$ 45.000,00 e só pagou o imposto dos R$ 30.000,00

Agora deve declarar os R$ 45.000,00 e ajustar o imposto de renda devido.

Caso "se esqueça" de declarar os rendimentos percebidos de alguma fonte pagadora, certamente ficará em Malha Fina, pois estas irão informar à Receita Federal os tais pagamentos.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 12 março 2012 | 10:53

Bom dia Washington,

Leia a resposta (imediatamente acima de seu questionamento) dada ao Leandro que teve a mesma dúvida.

Se necessitar de maiores esclarecimentos, torne a entrar em contato.

...

Leandro Simeao

Leandro Simeao

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Suporte
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 17:38

Olá, muito obrigado pela resposta.
Um outro caso: Tenho duas fontes pagadoras, uma de 10.000,00 e outra de 23.000,00, nenhuma das duas, individualemnte, atingiu o teto para a declaração porem a duas juntas atinge. Nesse outro exemplo preciso declarar normalmente o IR certo?

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 17:59

Se a soma dos rendimentos tributáveis (salários, prolabore, alugueis, RPA, etc)for superior a R$ 22.487,25 em 2012 você está obrigado a declarar TODAS as fontes de renda, independente de haver retenção de Imposto de Renda.

Att

Ilton Alves de Sousa

Ilton Alves de Sousa

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 11 anos Domingo | 18 novembro 2012 | 14:18

Olá! Sei que não éstá ainda no tempo de Declarar o IR, Mas, tenho algumas dúvidas, como já li a resposta dada à pergunta do Simeão, ainda tenho dúvida. A partir desse ano tenho um outro trabalho e não sei como fazer, pois em um tenho o valor precisa a ser declarado e o outro, não. Porém quero saber: Como faço para fazer a dedução daquele que não alcançou o valor? e Se o devo declara em qual tipo: Na Simples ou na de Ajuste Anual?
Obrigado.
Ilton.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 07:30

Bom dia Ilton,

Desde que se disponha ou seja obrigado a apresentação da DIRPF, estará obrigado também a informar todos os rendimentos independentemente do fato de atingirem (ou não) o limite de retenção do imposto de renda.

Vale dizer, não existem "valores não obrigados a declarar", você deve informar todos os rendimentos isentos, tributáveis ou não.

Quando ao modelo a ser utilizado, apenas uma simulação irá demonstrar qual será o mais vantajoso. Tenha em conta que o próprio programa irá sugerir o modelo menos oneroso quando do preenchimento da Declaração.

Se persistirem dúvidas torne a entrar em contato.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.