x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 6.240

Retificar DIRF 2012

Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 13 março 2012 | 10:24

Bom dia a todos!

Transmiti a DIRF dentro do prazo mas vou ter que retificar. O meu sistema deixou de gerar algumas informações e por isso vou ter que incluí-las manualmente. Mas estou com a seguinte dúvida: as retenções de IR, PIS, COFINS e CSLL de fornecedores, são registradas na DIRF pela competência ou pelo pagamento? Assim: se eu recebi uma nota fiscal em Fevereiro e paguei a retenção do imposto em Março, o valor da retenção dessa NF será informado em Fevereiro ou em Março?

Desde já agradeço,

Aline Pinho

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 13 março 2012 | 11:03

Bom dia!
Aline,

Se for fornecedor de serviço sim, havendo retenção 1708 e 4,65% será necessário informar na DIRF entre outros impostos.
Informe na Dirf a competência não o pagamento, ou seja, fato gerador fevereiro xx informa fevereiro xx mais a retenção.

Duvidas? Volte a postar.



Boa sorte!
Wellington Resende.
e-mail: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/wellingtonresendemelo.resende
Tel : (9) 7993-4472 (011)
Contabilidade Zanata.
Aline Pinho

Aline Pinho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 13 março 2012 | 11:05

Confirmando... No meu exemplo que a NF deu entrada em FEV e o pagamento do imposto aconteceu em MAR, eu informo a NF em FEV, correto?

Everson de Alvarenga

Everson de Alvarenga

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 14:42

Pessoal, preciso da ajudar de voces.
estou a pouco tem po em uma nova funcao. E percebi que tenho que fazer uma retificacao da DIRF dos anos 2009, 2010 e 2011.
erro passando: o antigo funcionario era para declacao para titular de recebimento de beneficio(fundo de pensao)mas declarou no nome da para esposa. Minha pergunta como tenho que proceder , visto que é minha 1º vez a fazer.
posso usar programa Dirf 2012 para retificar 2009 e 2010?
pelo que percebi, só tenho arquivo(dados enviado) de 2010 e 2011 , como proceder para retificar?
e 2009 nao tenho o arquivo , como proceder para reguperar nº recibo , obrigado.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 11:10

Bom dia Mariana,


Primeiramente, seja bem vinda ao Fórum !


Ver a seguir, Artigo 23 da IN RFB nº 1.216/2011


CAPÍTULO VI

DA RETIFICAÇÃO DA DIRF

Art. 23. Para alterar a Dirf apresentada anteriormente, deverá ser apresentada Dirf retificadora, por meio do sítio da RFB na Internet, no endereço referido no caput do art. 4º.

§ 1º A Dirf retificadora deverá conter todas as informações anteriormente declaradas, alteradas ou não, exceto aquelas que se pretenda excluir, bem como as informações a serem adicionadas, se for o caso.

§ 2º A Dirf retificadora de instituições administradoras ou intermediadoras de fundos ou clubes de investimentos deverá conter as informações relativas aos fundos ou clubes de investimento anteriormente declaradas, ajustadas com as exclusões ou com a adição de novas informações, conforme o caso.

§ 3º A Dirf retificadora substituirá integralmente as informações apresentadas na declaração anterior.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.