x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 40.456

Lançamento de Depreciação

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 16:51

Boa Tarde
É a primeira vez que faço depreciação, um cliente venho de outra contabilidade e estou iniciando os lançamentos a partir de 09/2011 no Balanço de 01 a 08/2011 tem bens depreciados, veja se estou correta quanto as Taxas Anuais e o calculo abaixo:

Maquinas e Equipamentos a Taxa é de 10%
Moveis e Utensilios a taxa é de 10%
Equipamentos de Comunicação a taxa é de 10%
Instalaçoes a taxa é de 10% ou 20%??
Equipamentos de Informatica a taxa é de 20% ou 50%

Quanto ao calculo fica assim:
Moveis e Utensilios: 77.979,74 x 10% = 7.797,97 / 12 = 649,83 x 4 = 2.599,32
Eu multipliquei por 4 porque de acordo com o Balanço enviado ate 08/2011 este bem ja estava depreciado ate este mes

Obrigada

Wagner Alexandre Theis

Wagner Alexandre Theis

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 17:03

Boa tarde

Estes Equipamentos de comunicação não serião Sistema de processamento de dados (sofware)? se sim deveria ser amortizado e usar a taxa de 25% ao ano.

Quanto as instalações são 10%.
Equipamentos de informática tambem são 20% ao ano.


att

Wagner A. Theis
Analista Contábil
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 08:55

Prezada Monica,

O calculo da depreciação deve ser considerado pela data de aquisição de cada bem imobilizado, pelo que entendi o calculo que você demonstrou acima esta sendo realizado pelo saldo da conta contábil, isto é errado.

Sugiro que você realize esse levantamento através dos livros diários e inicie um controle individualizado de depreciação, salientando para a utilização do ICMS sobre o imobilizado (CIAPS), bem como, a recuperação dos créditos de PIS e COFINS sobre a depreciação dependendo do seu regime de apuração sobre estes impostos.

Indico a leitura da CPC 27 (Norma Contábil que trata do Ativo Imobilizado) para melhor entendimento do assunto e em caso de permanência de duvidas estaremos aqui para ajudar no que for possível.

At.
Marcos Vinicius

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 09:41

Bom Dia
Ainda estou com duvidas quanto a Depreciação, eu nao tenho mais dados, apenas os valores do bem da depreciação que estao no Balanço que venho para mim ate 08/2011 eu preciso encerrar o ano de 2011 e nao sei como fazer este calculo e este lançamento, vou dar um exemplo:
Tenho um bem assim:

Instalações... 98.000,00 D
Depreciaçao Instalações.... 537,25 C

Como faço este calculo? e o lançamento? eu sei que instalaçoes é 10%

Agradeço se algume der um retorno.

Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 11:55

Bom dia, bem vamos lá.
Como disse o colega Marcos, devemos fazer um levantamento, e saber o valor real do bem, através dos livros de entrada. Bem, se você não tem como verificar, vamos considerar o exemplo à cima, sem considerar algum valor residual, consideramos o valor bruto.
Instalações R$ 98.000,00 D
(-)depreci R$ 537,25 C
taxa depreciação anual 10% = R$ 9.800,00
valor depreciação mensal = 9.800,00/12 = R$ 816,67
valor em ago/2011 = R$ 537,25 ( provavelmente o bem foi adquirido e depreciado por dia, por isso o valor, ou, feito em base no valor do bem menos o valor residual)
No final de setembro lance o valor da depreciação do mês R$ 816,67.
D = depreciação (conta de resultado)
C = (-) deprec de instalações acumulada (redutora de ativo imobil)
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.