x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 2.732

Caixa da empresa

R Souza

R Souza

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 15:01

Boa tarde!
Gostaria de saber se o caixa de uma empresa pode fechar negativo no balancete para rodar o livro diário?
Essa empresa sempre faz confusão com seu dinheiro e acaba dando um caixa negativo.
Posso rodar o livro diário com o caixa negativo?
No banco essa empresa tem saldo e aplicações, mas seu caixa está dando crédito.

Att

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 15:14

Prezada R Souza,

O caixa da empresa não pode ficar negativo no livro diário, bem como, não pode em balancete, balanços, etc.

Sugiro que você revise a conta, se o seu caso for do jeito que estou imaginando já passei por situações similares, onde os sócios da empresa não respeitavam o principio da entidade.

Na época agi da seguinte o que era realmente gastos da empresa os contabilizava, os que se tratavam de despesas pessoais não realizava nenhum registro. Penso que esta seja a forma correta de agir nessa situação.

Caso seja este o seu caso, converse com os sócios para empresa explicando o erro que eles estão cometendo e instruindo-os o modo correto, foi assim que resolvi esse problema.

At.
Marcos Vinicius

IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 15:25

Concordo com a resposta do Marcos Vinicius. Isso pode ter acontecido pelo falo dos sócios terem pagos despesas próprias.

Como o caixa em hipótese alguma pode fica negativo, sugiro a você que faça uma espécie de emprestimo de sócios para cubrir este valor negativo. Depois, entre em contato com os sócios e expoe essa situação para eles.

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791
GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 08:33

Converse com seus cliente e explique para não misturar a cont. da empresa com contas pessoais, na maioria dos casos os empresarios não respeitam o princ. entidade.Verifique quais os lançamentos que só se refiram às despesas da empresa.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Diogo Angelo Leardine Gagetti

Diogo Angelo Leardine Gagetti

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 09:09

Também tenho um problema parecido com esse aqui.... Tenho duas empresas que têem uma folha de pagamento (por exemplo) de R$1000,00 e tiram notas cujo montante final não chega a cobrir a folha. Que tipo de providência os amigos me aconselham a tomar?

P.S: Já entrei em contato com os donos de tais empresas explicando que o caixa não pode ficar credor e não obtive resposta positiva nos casos, eles continuam tirando notas abaixo do valor da folha e das despesas.

GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 10:24

Também tenho empresas dessa forma. Algumas consegui manter a contabilidade corretamente depois de conversas com clientes. Outras, não consegui, pois não "tiram notas" nem para saldar a folha de pgto, omitindo a maioria de suas receitas, neste caso expliquei que não dava mais para fazer a contabilidade se continuasse desta forma, mas isto é em ultimo caso, o correto é tentar demonstrar os beneficios da contabilidade correta ao cliente, mas infelizmente não depende somente de nós, alguns empresarios mesmo com mtas conversas não dão importancia a contabilidade, mas somente pra deixar a empresa legalizada e pagar os tributos.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.