x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.124

Exame de Suficiência 2012.1

jose henrique da silva

Jose Henrique da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 10:24

Meu caro a possibilidade que eu vejo seria recorrendo ao conceito de "Alavancagem Financeira", que é uma metodologia que aborda o seguinte: A medida que a empresa recorre a capital de terceiros a uma determinada taxa de juros, os recursos captados serão investidos no negócio a uma taxa de retorno superior a taxa de juros paga, o que alavancaria o lucro da empresa. Para averiguar a efetividade da Alavancagem calcula-se o Grau de Alavancagem Financeira - GAF, que é calculado pela seguinte fórmula: ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) / ROA (Retorno sobre o ativo), seguindo a seguinte pressuposto: Caso o resultado do GAF seja maior que 1,00, isso significa que a avalancagem foi efetiva, ou seja, o capital de terceiros alavancou a lucratividade da empresa, caso o GAF seja menor que 1,00, isso mostra que a alavancagem não foi efetiva.

Calculando o GAF para essa questão:

2009 = ROE / ROA = 18 / 15 = 1,20
2010 = ROE / ROA = 21 / 15 = 1,40
2011 = ROE / ROA = 24 / 15 = 1,60

Obs: A Alavancagem financeira será efetiva se o custo de capital de terceiros, for inferior ao ROA (retorno sobre o ativo).

Interpretando: Em 2009 para cada 1,00 de capital de terceiros o lucro foi alavancado em 1,20, ou seja, o lucro foi alavancado em 20%, a mesma lógica vale para os próximos anos, o que pode estar acontecendo é: A empresa está usando uma proporção maior de capital de terceiros, para financiar o ativo, que mantém a rentabilidade e isso só é possível se o lucro crescer na mesma proporção do Ativo, ou seja, o Ativo cresce 10% e o lucro também cresce em 10% e desta forma, a rentabilidade sobre o ativo se mantém.

Dessa forma a assertiva "D" é uma resposta possível, pois a empresa está usando menos capital próprio e mais capital de terceiros (até porque o endividamento está aumentando), consequentemente a rentabilidade sobre o capita l próprio está em ascenção, uma vez que, os recursos de terceiros são captados a uma taxa menor que o retorno sobre o ativo e, consequentemente alavancando o retorno sobre o capital próprio e mantendo a rentabilidade sobre o ativo. Observa-se uma queda na margem líquida, mas esta é calculada em relação a receita líquida que pode estar crescendo fortemente e em um ritmo muito superior ao Lucro. Uma suposição: 2009 = Receita Líquida: 100,00, Lucro Líquido: 10,00, portanto, a Margem Líquida será de 10%, já em 2010 a Receita dobrou para 200,00 como a margem foi de 6%, conforme mencionado pela questão o lucro aumentou para 12,00, ou seja, em termo absolutos o lucro não caiu, o que corrobora a tese de que a alavancagem foi efetiva.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 17:13

com certeza essa questão está errada, eu mesmo não passei por causa dessa, mas o tempo que vai demorar para ela ser julgada vai mais de um ano...

Sendo que setembro já esta ai =]

to estudando desde já pra passar folgado nessa, indiferente de recursos...

eh injusto? com certeza

masssss, arranjar confusão com esses orgãos é a pior coisa, com ctz eles terão as respostas deles...

To suave...

vou acertar 40 na próxima, o/

Renato

Renato

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 17:25


Concordo Thiago, mas a situação do José Henrique é diferente ele precisa do CRC para tomar posse de um cargo publico, enfim se eu fosse ele também correria atrás pq perde uma vaga de um concurso por erro deles é fogo, enfim se não tomar posse do cargo, e futuramente após o julgamento for favoravel acho que pode conseguir uma nomeação sei la ou até mesmo um processo de danos morais, materiais em cima do CFC.

Cada um sabe, o que é melhor pra si, agora se ele ficar quieto como todos ele estara assumindo que não passou ....

Boa sorte a todos !!!

Luciano Ribeiro

Luciano Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 06:43

acho melhor tentar pela 03,04 e as 48 e 49 que tiveram alteração de resultado onde seria obrigatório o cancelamento conforme as regras.

Tenha confia em si e em DEus que tudo se resolverá
EDSON SANTOS

Edson Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 16:53

Caio, então agradeça Deus cara, porque eu fiz o cadastro no crc sergipe e recebi uma guia para a nova carteira de 45,68 e outra pela anuidade proporcional no valor de 168,90. Sai caro ter essa carteira profissional!!!!!aff

Alexandre Carlos

Alexandre Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 20:31

amigo ,
Caio Vinicius Marçal de Oliveira , acredito que proceda sim, pois o mês virou e a proporcionalidade abaixa. Eu dei entrada em maio, e paguei 168,67 pela anuidade e 45,00 para a emissão da carteirinha.

Desejo boa sorte para todos nós e que façamos valer a pena tudo isso.

Abração.

Jefferson Pereira da Silva

Jefferson Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 2 junho 2012 | 00:23

Eae galera, dei entrada hj no pedido de registro! alguém ai sabe quantos dias chega a carteirinha?

liguei la e eles falaram que vai ter uma reunião dia 8, ai depois eles vao fazer....


quem já recebeu a carteira compartilhe ae pra gente....
Obrigado!!!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 3 junho 2012 | 14:00

Pessoal, após divulgação oficial dos resultados oficiais do Exame de Suficiência, acredito que este tópico já cumpriu a função a que se destinava, tanto é que foram criado pelo menos dois outros já visando o próximo exame.

Dessa forma, será trancado.

Obrigado e boa sorte a todos.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Página 166 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.