x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 88.292

CFOP 5101 ou 5102

Ricardo Rodrigues de Laia

Ricardo Rodrigues de Laia

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 16:17

Prezados Boa tarde, tenho uma dúvida:
Quando uma empresa compra a matéria prima e manda industrializar em terceiros, esta mercadoria volta como produto final, utilizo CFOP 5101 ou 5102. No meu entendimento utilizaria o CFOP 5101 mais debatendo com colegas, surgiu que no AJUSTE SINIEF 07/01 a descrição do CFOP 5101 é Classificam-se neste código as vendas de produtos industrializados no estabelecimento. Também serão classificadas neste código as vendas de mercadorias por estabelecimento industrial de cooperativa destinadas a seus cooperados ou a estabelecimento de outra cooperativa.


Quer dizer este CFOP é somente para produtos industrializados dentro do estabelecimento? mesmo qunado a empresa se equipara a Industria quando manda industrializar?

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 16:30

nos utilizamos CFOP 5.101, não sei o seu caso,
veja bem perante o nosso cliente nos somos o industrializador e além disso mesmo sendo produzido por terceiros a marca é a nossa.
lembrando que somos do ramo de confecções de roupas, e trabalhamos muito com terceirização.

Att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 18:11

Prezados,

O que ocorre é que o processo de industrialização se inicia na compra da matéria prima, e o que houve é a terceirização dos serviços da industrialização.

Na volta do produto, não vai se caracterizar uma "revenda de mercadoria", que seria o CFOP 5.102/6.102 utilizado nas saídas, mas sim a venda de um produto industrializado, emitindo nas saídas as notas com o CFOP 5.101/6.101.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.