x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 701

acessos 240.528

Defis nova obrigação

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 15:47

Romerson Diniz Marques,

Até o momento nada foi divulgado sobre a liberação da DEFIS em situação normal.

Estamos todos no aguardo.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Marilia

Marilia

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 16:41

Pessoal minha dúvida é o seguinte
em relação ao DEFIS, todas as empresas SIMPLES são obrigadas a declarar, ou somente aquelas inativas que foram extintas,fundidas etc.
Se no caso for necessário o envio como procedo?

Sou nova nesse assunto!

Abraços

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 17:04

Marilia,
Boa tarde!

Todas as empresas optantes pelo regime simplificado do Simples Nacional, estão obrigadas a entregar a DEFIS.

A partir do ano-calendário 2012, as informações socioeconômicas e fiscais, que antes eram prestadas na DASN, passam a ser declaradas anualmente por meio da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – Defis, disponível em módulo específico no PGDAS-D.

A DEFIS será entregue à RFB por meio de módulo do aplicativo PGDAS-D, até 31 de março do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional.

Fonte: Art. 66 da Resolução CGSN n° 94/2011


"100% focado onde houver 1% de chance"
Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 23:48

Boa Noite Paulo e demais colegas

Liguei hoje para a Receita Federal, plantão, e informaram que não existe mais declaração anual a ser entregue, que a mesma passou a ser obrigatória mensalmente através do PGDAS-D, em janeiro de 2012.
A DEFIS será entregue somente em casos especiais (cisão, incorporação, extinção etc...).

Está correto essa informação ?

Sds.

Marilia

Marilia

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 08:24

Então é isso que eu quero saber, porque quando eu entro no defis, ele pergunta qual situação especial teve a empresa e assinalar, e a empresa não teve cisão,fusão etc, como fica esse caso? e para as empresas que estão ativas mais não teve movimentação?



Grata

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 08:26

Sol Bonfim,
Bom dia!

Acredito que a informação repassada pelo plantão da Receita Federal, está um pouco equivocada, veja:

ME ou EPP optante pelo Simples Nacional apresentará a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) a partir do ano-calendário de 2012, conforme art. 66 da Resolução CGSN n° 94/2011.

Desta forma a DEFIS substitui a DASN, a partir do ano-calendário de 2012.

A DEFIS será entregue à RFB por meio de módulo do aplicativo PGDAS-D, até 31 de março do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Marilia

Marilia

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 08:33

Mas Paulo, como vou destinguir uma empresa em situação especial do Defis, se ela não sofreu essa situação especial? será que a receita vai informar no site algum aplicativo para esse tipo de empresa?
Porque esse ano não teve empresa extinta (especial) e lá só me dá informação de especificar esse motivo!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 08:46

Marilia,
Bom dia!

Acredito que, está ocorrendo algum problema no módulo da DEFIS para informações em situação normal do ano de 2012.

Acompanhei a postagem de outros usuários aqui no Fórum que compartilham da mesma informação.

Com isso, deveremos aguardar a possibilidade de enviar Defis 2013, ou então, na sua falta, que a Receita Federal se pronuncie e esclareça se será obrigatório ou não, enviar declaração anual.

Tão logo houverem novas informações, estaremos debatendo neste tópico.

Obrigado.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Nicola Mohor

Nicola Mohor

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2013 | 19:17

A todos, questionei a RF e recebi a seguinte resposta:

Prezado(a) Senhor(a),

Agradecemos a sua mensagem.

A Defis do ano de 2012, situação normal, deve ser entregue até 31/03/2013 e a Defis de situação especial ocorrida no primeiro quadrimestre de 2013 tem prazo de entrega em 30/06/2013.
Ambas as declarações ainda não estão disponíveis.
A disponibilização da Defis do ano de 2012, situação normal, está prevista para o início do mês de fevereiro. A Defis de situação especial, ocorrida em 2013, ainda não tem previsão.

Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil

Pamella Gandra

Pamella Gandra

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 09:19

Prezados,

Sou nova aqui na parte de Simples.
Preciso do auxilio dos senhores.

Estou tentando declarar a DEFIS, mas só é possível fazê-la, se houve alguma situação especial, correto?

Portanto, se minhas empresas não tiveram nenhuma das situações descritas na pagina do PGDAS-D, não preciso fazer a DEFIS correto?

Me ajudem, por favor!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 09:22

Pamella Gandra,
Bom dia!

Todas as empresas optantes pelo Simples Nacional a partir do ano calendário de 2012 estão obrigadas a entregar a Defis.

Todavia, até o presente momento, não houve a liberação do módulo para entrega em situação normal, somente em casos de situação especial.

Sendo assim, aguarde e acompanhe até que seja liberada o preenchimento e entrega da Defis 2013.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
romerson diniz marques

Romerson Diniz Marques

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 09:24

pamella,

a entrega da defis é obrigatório sim, mas no momento a opção de entrega em situação normal ainda não foi liberada pelo sistema. fique atenta, pois, futuramente deve ser liberada.
um abraço!

Edivaldo Trindade

Edivaldo Trindade

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 13:57

Realmente está liberado Rafael, mas meu caso tá complicado socorro ai pessoal, a situação é a seguinte, a empresa em questão era MEI em 2011 e mudou para o Simples Nacional em 2012, ai quando vou tentar declarar a DEFIS ai o sistema não aceita e pede a DASN de 2011.

quem puder me ajude nesta;


Grato!

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 14:18

Boa tarde Edivaldo,

Vc já fez a DASN-SIMEI relativo aos meses de 2011 que e Empresa ainda era MEI? Tenta fazer as declarações com os períodos em que ela era MEI e depois ME, como por exemplo: MEI de Jan/11 a Jun/11 (faz a DASN-MEI) e Jul/11 a Dez/11 (faz a DASN normal). Tenta fazer assim e vê se o sistema vai aceitar.

Espero ter ajudado,

Abraços,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 14:55

Boa tarde Rafael,

A empresa foi constituida somente em 2012? Verifique o cartão do CNPJ, pois pode ser que o cadastro seja feito ainda em 2011 porém a empresa iniciou as atividades em 2012. Não sei se esse seria o seu caso.

Abraços,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 15:06

Caros,

Creio que o sistema para declarar a DEFIS está passando por problemas daí ocorrer essa falha, portanto, é melhor aguardar mais um pouco pois o prazo, salvo engano, é março.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
ANDREA P. DA R. VIEIRA

Andrea P. da R. Vieira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 11:49

Também estou tentando entregar defis 2012, porém apesar de a empresa ter sido constituida em 2012, o sistema pede para entregar a dasn 2011. E agora??? alguém já tem uma resposta?
Obrigado a todos.

Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 11:58

Estou com o mesmo problema. Empresas constituida em 2012 pede para entregar a DASN 2012-2011 (O que não dá para fazer).

Já empresas que já estavam constituidas antes de 2012 dá para fazer a entrega normal da Defis 2013.

Caso alguem tenha a solução por favor nos avise.

Att.

Edson Augusto Lico

Edson Augusto Lico

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Informática
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 16:15

Srs,

Ao tentar iniciar a DEFIS 2012, deparei-me com a mensagem de que a empresa não havia entregue a DASN 2011, só que no meu caso, a empresa foi enquadrada no Simples em Janeiro/2012. Tentei simular a declaração de 2011, deu a mensagem de que a empresa não estava enquadrada...
Pergunto, é um problema no aplicativo ou estou fazendo alguma coisa errada ?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 16:19

Edson Augusto Lico,
Boa tarde!

Se a pessoa jurídica não esteve enquadrada como optante pelo simples nacional em 2011, muito provavelmente o que está ocorrendo é um erro na recuperação das informações no sistema da Defis.

Sugiro assim, que aguarde e retorne ao aplicativo Pgdas-D, módulo Defis 2013 se possível em horário de menor tráfego na internet e tente novamente.

Permanecendo dúvidas, torne a postar.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
THIAGO SOUZA ARANHA

Thiago Souza Aranha

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 18:10

Paulo,

A Defis é mensal ou anual? Dis que o prazo é até 31/03/2013 e o que é que agente apresenta todo mês zerada no meu caso que minha empresa é inativa? Eu não apresentei nada em 2012 e a empresa está inativa desde de 01/2012. Vou tomar multa?

Nicola Mohor

Nicola Mohor

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 19:04

Segue consulta que fiz com a RFB:

Bom dia,

a algumas semanas fiz um questionameto sobre a disponibilidade do ENVIO da DEFIS pelo sitio da RF, que na epóca se encontrava indisponivel. Agora o mesmo já foi disponibilizado. Entretanto ao tentar realizar a declaração obtenho uma restrição informando que preciso primeiramente entregar a DA SN 2011.
A questão é, minha empresa foi aberta em 04/2012, prtanto não devo entregar a DASN 2011. Gostaria de confirmar se realmente o sitio do SIMPLES NACIONAL está com problema para empresas que iniciaram atividades em 2012 ou se eu estou fazendo o procedimento errado. Se o sitio está com problemas, há alguma previsão de regularização do sistema?

Atenciosamente, Nicola

RESPOSTA:

Prezado(a) Senhor(a),
Agradecemos a sua mensagem.

Trata-se de erro que já está sendo corrigido. Pedimos tentar novamente em dois dias úteis e, caso o problema persista, nos informar.

Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 20:48

Boa Noite Thiago Souza Aranha,

A DEFIS é anual. Antes de tudo certifique-se que a empresa em questão é optante pelo Simples Nacional. Ocorreu um caso semelhante comigo porém o cliente iniciou as atividades em 21/09/2012. O que fiz foi entrar no PGDAS-D a partir de 01/2012 e fazer as apurações mensais informando o valor R$ 0,00. Ao confirmar a falta de movimento no período fica disponível um Recibo de Entrega da Transmissão da Apuração no PGDAS-D. No entanto, antes vc deve fazer a Opção pelo Regime de Apuração de Receitas para o ano-calendário 2013.
Faça a entrega mês a mês como descrito acima (tenha certeza mesmo de que não houve movimento durante esse período), depois tente fazer a DEFIS.

Espero ter ajudado!

Att,

Carlos Silva

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Página 3 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.