x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 16.375

Salário de motociclista

Leandro A. de Melo

Leandro A. de Melo

Prata DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 14:19

Boa tarde amigos!

Estou com a seguinte dúvida.

Uma drogaria está contratando um motociclista para fazer entregas e me questionou a respeito do salário mínimo a ser pago a ele. Aqui em BH tem o Simprafarma (sindicado dos práticos de farmácia) e tem o sindicato dos motociclistas (não lembro o nome).

Liguei primeiramente para o sindicato dos motociclistas e foi informado que o salário mínimo para motoqueiro seria de R$820,00.

Liguei depois no Simprafarma e me informaram que esse motociclista tem como salário mínimo os R$622,00 e que ele se enquadra neste sindicato e não no outro.

Portanto gostaria de verificar com vocês em qual sindicato eu enquadro esse motoqueiro. no simprafarma ou no sindicato dos motociclistas?

Leandro Melo
[email protected]
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 16:06

Ola Leandro,

Mesmo ele exercendo as funções de Motociclista, voce deve enquadra-lo na categoria economica da empresa, que no caso farmacia. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 16:22

Leandro e José Cisso

Em Belo Horizonte o Sindicato do Motociclistas tem conseguido fechar acordos coletivos de trabalhos com diversas categorias de empresas, onde é definido o piso salarial.

Recomendo que pccure saber se a área de atuação de sua empresa (farmácia) tem este acordo celebrado. Eu não tenho esta informação.

Se o acordo existe, recomendo seguir o valor previsto nele. Se não existe eu recomendo seguir o piso do Sindicato dos Motociclistas.

Em Belo Horizonte existem diveros questionamentos em juízo a respeito do piso dos motociclistas. Em dois casos que acompanhei foi decidido em juizo pelo piso do Sindicato dos Motociclistas e a empresa teve que recolher toda a diferença e encargos.

Atenciosamene,

Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br
Leandro A. de Melo

Leandro A. de Melo

Prata DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 16:54

Ok, amigos!

Acho que vou pelo Simprafarma mesmo, pois perguntei para um amigo meu que trabalha lá e me informou que temos que enquadrar essa função dele no sindicato dos práticos de farmácia.

Mas é aquele negócio né... Cada sindicato puxa sardinha para o seu lado. rsrs

Leandro Melo
[email protected]
VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 18:06

Leandro
boa noite
como voces ai tem o sindicato dos motoboy, voce deve seguir o sindicato da classe, nos aqui seguimos o sindicato dos transporte por falta do sindicato dos motoboy,ele pode ser registrado como funcionario da farmacia mas a qualificação dele e motoboy é o salario será o da categoria profissional, isto para evitar problemas futuros tais como acidente, faça isso voce estará mais seguro e a empresa para qual ele trabalha.

att.
valdir alexandrino pinheiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.