x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 117

acessos 36.230

DIPJ 2012 Lucro Presumido

claudio amadeu cassemiro

Claudio Amadeu Cassemiro

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 17:02

DIPJ 2012 Lucro Presumido

Na declaração de 2012 quando habilitamos a tributação " Lucro Presumido " ele está habilitando as fichas 36A,36E,37A,37E, 38 e 38A, porém na ajuda do programa está informando " Esta ficha deve ser preenchida pelas pessoas jurídicas imunes ou isentas, bem como pelas sujeitas à tributação pelo lucro real", será que é um erro? Alguém já deparou com essa situação?
Obs. Não dá erro somente aviso.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 07:40

Bom dia Claudio

Esta é uma das "novidades" trazidas pela versão da DIPJ 2012.

A partir deste ano se você indicar (deve fazê-lo) que a "Forma de Escrituração" é a "Contábil" automaticamente serão disponibilizadas as fichas correspondentes as "Demonstrações Financeiras". Você será avisado disto assim que habilitar a referida opção.

Estas fichas/informações eram obrigatórias apenas para as empresas tributadas pelo Lucro Real, o que significa que tais informações no menu "Ajuda" não foram atualizadas.

A despeito de mais este "trabalho" você há de comigo convir que já estava na hora da Receita Federal parar de desconsiderar a contabilidade de empresas tributadas pelo Lucro Presumido.

...





Fred

Fred

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 12:26

Boa tarde pessoal!

Receita Federal divulga nova versão do programa gerador da DIPJ 2012
Nova versão 1.0a do programa gerador da DIPJ 2012 foi disponibilizada no site da RFB.
Nova versão 1.0a do programa gerador da DIPJ 2012 foi disponibilizada no site da RFB. Destina-se a corrigir erro nas instruções de preenchimento das fichas:
a) 36A - Ativo - Balanço Patrimonial - PJ em Geral (LR);
b) 36E - Ativo - Balanço Patrimonial - Critérios em 31.12.2007 - PJ em Geral (LR);
c) 37A - Passivo - Balanço Patrimonial - PJ em Geral (LR); e
d) 37E - Passivo - Balanço Patrimonial - Critérios em 31/12/2007 - PJ em Geral (LR).



Basicamente foi alterada a "AJUDA" da DIPJ, eliminando a divergência entre os dados exigidos e a "AJUDA" do programa.



Ficha 36A - Ativo - Balanço Patrimonial - PJ em Geral (LR)

Esta ficha deve ser preenchida pelas pessoas jurídicas imunes ou isentas, bem como pelas sujeitas à tributação pelo lucro real, submetidas à apuração trimestral ou anual do imposto de renda, de acordo com a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, com as alterações introduzidas pela Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007 e pela Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009.
Atenção:
A pessoa jurídica que optou pela tributação com base no lucro presumido e assinalou como Contábil a forma de escrituração adotada, também deve preencher esta Ficha.

Ficha 37A - Passivo - Balanço Patrimonial - PJ em Geral (LR)

Esta ficha deve ser preenchida pelas pessoas jurídicas imunes ou isentas, bem como pelas sujeitas à tributação pelo lucro real, submetidas à apuração trimestral ou anual do imposto de renda, de acordo com a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, com as alterações introduzidas pela Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007 e pela Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009.
Atenção:
A pessoa jurídica que optou pela tributação com base no lucro presumido e assinalou como Contábil a forma de escrituração adotada, também deve preencher esta Ficha


Portanto, quem é optante pelo lucro presumuido e faz escrituração contábil, deve obrigatoriamente transcrever o balanço patrimonial.

Até mais

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 13:53

Boa tarde,

Ocorre que a despeito da Receita Federal "não dar importância" para a contabilidade de empresas tributadas pelo Lucro Presumido, dispensando-as da elaboração até porque os tributos e contribuições são calculados e pagos com base na receita e em presunções desta,

não podemos (nem devemos) nos esquecer que a manutenção da contabilidade regular também para estas empresas é (sim) obrigatória.

Aí estão as Normas Contábeis editadadas e publicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade ratificando a exigência.

...

Fred

Fred

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 14:23

Boa tarde Saulo! Concordo totalmente com você, todas a empresas são obrigadas a manter escrituração contábil.

Inclusive, seguindo o mesmo raciocínio, a DIPJ não deveria nem ter essa pergunta sobre a forma de escrituração livro-caixa ou contábil, uma vez que a escrituração contábil é obrigatória.

Até mais

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 13 abril 2012 | 07:35

Bom dia Giulliana

As DIPJs só serão recepcionadas pela Receita Federal a partir do dia 02 do mês de Maio,

provavelmente a versão do ReceitaNet para transmissão ainda nem tenha sido publicada.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 15 maio 2012 | 13:31

Boa tarde Jamile,

Estas fichas devem servir para a empresa indicar os valores de acordo com as normas contábeis vigentes até 31/12/2007 caso você tenha optado pelas trazidas pela Lei 11638/2007 e tenha feito uso do RTT para neutralizar seus efeitos tributarios.

Caso não tenha adotado as novas regras e (consequentemente) não usado o RTT, simplesmente clique na opção "Repetir Valores" para que o programa repita dos valores já informados nas fichas 36A, 37A e 38.

...

MARCIA

Marcia

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 07:35

Por que só agora a Receita quer saber se o método de contabilização mudou baseado em 2007?
To meio confusa ainda quanto estas fichas, vamos ver se eu entendi algo.
Então se eu usava uma conta de Diferido até 2007 e hoje não uso, eu teria que fazer tipo uma reclassificação dentro destas fichas?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 11:45

Bom dia Marcia,

Não é "só agora" (para 2011) que a Receita Federal está exigindo os valores das Demonstrações com base no RTT e também nos moldes contábeis válidos até 31/12/2007. Note que na DIPJ dos anos anteriores (2010 e 2009) estes valores já eram exigidos.

Leia a resposta dada a Jamile acerca do assunto. Se persistirem dúvidas torne a entrar em contato.

...



Josiane Schneider

Josiane Schneider

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 14:50

Nas fichas de demonstrações financeiras tem último balanço do ano e duas colunas a da esquerda imediatamente anterior deve ser preenchido com dados do ano anterior?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 20:40

Boa noa noite Josiane,


Exatamente!

Na coluna da esquerda transcreva os valores informados no Balanço
Patrimonial encerrado em 31/12/2010.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 20:12

Boa noite Josiane,

A partir do instante em que você habilitou/assinalou como "Contábil" a forma de escrituração adotada, passa a ficar obrigada ao preenchimento das Demonstrações Contábeis dos dois períodos (2010 e 2011).

A Receita Federal que até então dispensou a escrituração contábil de empresas tributadas pelo Lucro Presumido e pelo Simples Nacional, finalmente passa a admitir e exigir (ainda que em carater opcional) a contabilidade das empresas tributadas pelo Lucro Presumido.

Já não era sem tempo, pois todos sabemos que a manutenção da contabilidade regular é obrigatória para todas as empresas.

...

MARCIA

Marcia

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 18:59

Alguém poderia exemplicar o método de contabilização Critério em 31/12/2007 e em 2011 é diferente?
Gostaria somente de um exemplo para poder entender melhor.

Evelin

Evelin

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 16:39

Alguém pode me informar se estão conseguindo preencher a Ficha 67B, da DIPJ 2012, na parte de saldo anterior?
Pois apenas consigo colocar o cursor mas não consigo preencher.


Grata

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 16:48

Boa tarde Evelin,

As linhas 01 à 06 da Ficha 67B só estará habilitada para preenchimento, caso a forma de escrituração for "CAIXA".

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 11 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 09:02

Olá bom dia !

na situação em que a empresa sofreu alteração de quadro societário em 2011, para o preenchimento das fichas 60 e 61A, tnho dúvidas, alguém poderia ajudar ?

Ficha 60 - devo informar somente os novos sócios ?

Ficha 61A - rendim. pagos a dirigirentes, conselh, sócios e titulares = só consigo informar o que foi pago a novos sócios, e não posso informar o que foi a pago a ex-sócios, pois essa ficha pede para qualificar a PFisica, e no quadro de qualificação nao há "ex" sócios.

é isso mesmo ? não devo informar o que foi pago a ex-socios no ano ?

obrigada !

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 10:27

Bom Dia

Gostaria que alguem me ajudasse a esclarece uma grande duvida sobre a DIPJ 2012.
E o seguinte na ficha 36A Ativo e 37A passivo me pede todas as informações do balanco patrimonial. So que estou com uma grande duvida,
no meu balanco constam valores de contas de compensacao ativo e passivo(valores simbolicos exemplo: equipamentos por comodato emprestimos de bens)que fazem parte do total final do ativo e passivo, mas esses valores no influenciam no resultado final da empresa, pois sao valores lancados so para controle interno da empresa sem fazer parte do patimonio.Preciso lancar esses valores em algum lugar nas fichas 36A e 37A da DIPJ se nao o total do meu ativo e passivo vai dar exatamente o valor dessas contas de compensacao.
Pergunto:
Alguem poderia me auxiliar onde coloco esses valores das contas de compensacao ativo e passivo(esses valores se referem a conta de emprestimos por comodato)

Obrigada

Lucy

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 11 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 11:28

Olá Lucifatima !

também tenho essa situação, e estou estudando, mas nas fichas 36A e 37A, em todos os grupos existe linha com a nomenclatura "outras contas" .

exemplo =

na ficha 36A no circulane linha 13 e Não circulante linha 24

na ficha 37A linhas 28 e 54


Essas foram opções que vi...

Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.