x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 25

acessos 23.863

Primeiros lançamentos contábeis

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Domingo | 12 agosto 2007 | 19:31

Caro amigos,


Terminei de registrar minha empresa de prestação de serviços (consultoria de informática) no Rio de Janeiro. É uma sociedade simples pura, sendo assim tenho contabilidade simplificada, pelo menos foi o que li.

Gostaria de saber como proceder aos primeiros lançamentos contábeis, com os dados abaixo:

Capital social: R$ 1000,00 (sócio A 95%, Sócio B 5%);
Gastos com RCPJ: R$ 21,01 (busca prévia de nome - 30/05);
R$ 225,95 (registro de contrato - 11/06);
R$ 72,41 (registro de administrador - 02/07);
Obs.: o registro de administrador foi feito em
ato separado.
Gastos com Xerox/Autenticações/Sedex: R$ 97,80 (diversas datas);
Gastos com Alvará: R$ 438,83 (06/08)

Estes foram os gastos feitos até agora.

Com relação aos recebimetos, inicialmente tenho um contrato somente com uma empresa tendo um recebimento de valor fixo e igual todo mês, por exemplo, R$ 3000,00. Como contabilizar isto (recebimeto em cheque ou depósito em conta)? Como contabilizar os impostos (IRPJ, CSLL, COFINS, POS/PASEP e ISS)? Usarei tributação sobre lucro presumido tendo faturamente inferior a R$ 120.000,00 por ano.

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2007 | 11:33

Vamos lá me caríssimo colega

Capital social: R$ 1000,00 (sócio A 95%, Sócio B 5%);

Pelo valor integralizado do capital em dinheiro:
D - CAIXA/BANCOS (AC)
C - CAPITAL SOCIAL (PL)...1.000,00

Valor do capital subscrito no valor de 1.000,00, dividido em 1.000 quotas de R$ 1,00 cada uma, conforme o contrato arquivado na Junta Comercial, cabendo 950 quotas ao sócio 'A' e 50 quotas ao 'B'.

R$ 225,95 (registro de contrato - 11/06);
R$ 72,41 (registro de administrador - 02/07);


D - IMPOSTOS E TAXAS MUNICIPAIS(CR)
C - CAIXA/BANCOS9(AC)....... 225,95
Pgto ao XXXX cf doc XXXX

D - IMPOSTOS E TAXAS MUNICIPAIS(CR)
C - CAIXA/BANCOS9(AC)....... 72,41
Pgto ao XXXX cf doc XXXX

Gastos com Xerox/Autenticações/Sedex**: R$ 97,80 (diversas datas);
Gastos com Alvará: R$ 438,83 (06/08)


D - REPRODUÇÃO COPIAS E FOTOCOPIAS (CR)
C - CAIXA/BANCOS9(AC)....... 97,80
Pgto ao XXXX cf doc XXXX
**É interesante criar uma conta entitulada: Correios e telágrafos.
D - IMPOSTOS E TAXAS MUNICIPAIS(CR)
C - CAIXA/BANCOS9(AC)....... 438,83
Pgto a prefeitura municipal do municipio do rio de janeiro cf doc XXXX.

Com relação aos recebimetos, inicialmente tenho um contrato somente com uma empresa tendo um recebimento de valor fixo e igual todo mês, por exemplo, R$ 3000,00. Como contabilizar isto (recebimeto em cheque ou depósito em conta)? Como contabilizar os impostos (IRPJ, CSLL, COFINS, POS/PASEP e ISS)? Usarei tributação sobre lucro presumido tendo faturamente inferior a R$ 120.000,00 por ano.

Pelo Reconhecimento da receita: 3.000,00

D-CAIXA/BANCOS(AC)(se recebimento a vista)
C-SERVIÇOS PRESTADOS(CR).... 3.000,00

ou

D-CLIENTES(AC)(se recebimento a prazo)
C-SERVIÇOS PRESTADOS(CR).... 3.000,00

Pelo tributação:

3.000,00 x 1.5% = 45,00*(se o serviço for passível de retenção)
Nota: Verifique junto seu municipio sobre a lei do ISS

3.000,00 x 0.65% = 19,50 (pis)
3.000,00 x 3.00% = 90,00 (cofins)

Do IRPJ e Da CSLL:

O recolhimento provavelmente deverá ser feito trimestral então ficaria da seguinte forma, Vamos pegar o 3º trimestre de 2007 como base para nosso cálculo:

Julho = 0,00
Agosto = 3.000,00
setembro = 3.000,00
Total = 6.000,00 (essa será a recita bruta acumulada no trimestre)

6.000,00 x 32% = 1.920,00 (base do IR)
1.920,00 x 15% = 288,00 IRPJ a recolher no ultimo dia posterior ao encerramento trimestre.

6.000,00 x 32% = 1.920,00 (base do CSLL)
1.920,00 x 9% = 172,80 CSLL a recolher no ultimo dia posterior ao encerramento trimestre.

NOTA:

Percentuais reduzidos para pequenos prestadores de serviços

A base de cálculo mensal do imposto de renda das pessoas jurídicas prestadoras de serviços em geral, exceto serviços hospitalares e de transporte, bem como aqueles prestados por sociedades prestadoras de serviços de profissões legalmente regulamentadas, cuja receita bruta anual seja de até R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), será determinada mediante a aplicação do percentual de 16% sobre a receita bruta auferida mensalmente (Lei nº 9.250/95, art. 40).

PS.. Veja onde sua empresa se aplica, para ver se pode utilizar o percentual reduzido.

A pessoa jurídica que houver utilizado a alíquota reduzida de 16,0%, cuja receita bruta acumulada até um determinado mês do ano-calendário exceder o limite de R$ 120.000,00, ficará sujeita ao pagamento da diferença de estimativa não recolhida, apurada em relação a cada trimestre transcorrido, até o último dia útil do mês subseqüente àquele em que ocorrer o excesso, sem acréscimos legais

Prestadoras de serviços relativos ao exercício de profissões legalmente regulamentada, inclusive escolas (S/C do antigo regime do DL 2.397) 32%

Notar o segunte:
Todas as vezes que sua empresa emitir nota fiscal maior que 5.000,00 pro mesmo cliente, deverá ainda reter e recolher as contribuições sociais à alíquota de 4.65%(0.65 pis/3%confis/1%csll).

*No caso da retenção do IRRF este será considerado antecipação do imposto devido ok?

Bom espero que tenha ajudado de alguma forma, lembrando ao amigo, que o exposto não esgota o assunto por tratar-se de complexidade da legislação.
Cabendo, dúvidas poste novamente ok?

Legendas:
AC = ativo circulante
CR = conta de resultado.
PL = patrimônio liquido

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2007 | 11:37

Olá, Marcelo: Os lançamentos iniciais serão assim:

Sócios C/ Capital
a Capital 1.000,00
Pela subscrição.
Sócio A 950,00
Sócio B 50,00 1.000,00
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Bco. C/ Movtº ou Caixa
a Socios C/ Capital 1.000,0
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Pela integralização.
Socio A 950,00
Sócio B 50,00 1.000,00
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Despesas Administrativas
a Caixa ou Bco. C/ Movtº
RCPJ - Busca Prévia 21,01
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Taxas e Emolumentos
a Caixa ou Bco. C/ Movtº
RCPJ 225,41
Registro Adm. 72,41
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Despesas Gerais
a Caixa/Bco. C/Movtº 97,80
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Taxas Municipais
a Caixa/Bco. C/ Movtº 438,83

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Terça-Feira | 14 agosto 2007 | 00:04

Caros amigos,

Fiquei com algumas dúvidas. O meu percentual de base de IR é 16% ou 32%? Minha empresa é uma prestadora de serviços de consultoria em tecnologia da informação. Pelo que vi no site do Minis. Trab. não consta na listagem de profissões regulamentadas nem consultoria, nem tecno. informação. Sendo assim poderia utilizar aliquota de 16% (visto que meu faturamento não excerederá R$ 120.000,00/ano).

Outra é quanto as retenções de impostos na fonte (IR, CSLL, PIS, Cofins estas 3 somente quando nota acima de 5000,00). Somente terei de pagar as diferenças para os valores devidos, não é? Sendo assim como fica o lançamento de tais impostos? Lanço-os com o valor completo ou tenho que criar contas de impotos retidos na fonte e uma conta para os impostos (saldo á pagar)?

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 14 agosto 2007 | 08:55

Pergunta 1:Fiquei com algumas dúvidas. O meu percentual de base de IR é 16% ou 32%? Minha empresa é uma prestadora de serviços de consultoria em tecnologia da informação. Pelo que vi no site do Minis. Trab. não consta na listagem de profissões regulamentadas nem consultoria, nem tecno. informação. Sendo assim poderia utilizar aliquota de 16% (visto que meu faturamento não excerederá R$ 120.000,00/ano).

Resposta: Amigo, se sua empres for uma Prestadora de serviço relativo ao exercício de profissões legalmente regulamentada, inclusive escolas (S/C do antigo regime do DL 2.397), não poderá utilizar-se da redução de 32% para 16% ok?

Pergunta 2: Outra é quanto as retenções de impostos na fonte (IR, CSLL, PIS, Cofins estas 3 somente quando nota acima de 5000,00). Somente terei de pagar as diferenças para os valores devidos, não é? Sendo assim como fica o lançamento de tais impostos? Lanço-os com o valor completo ou tenho que criar contas de impotos retidos na fonte e uma conta para os impostos (saldo á pagar)?

Resposta: O amigo deverá criar contas no ativo circulante,(para esse caso, vide modelo de plano de contas aqui no site menu DOWNLOADS)

À medida que o colega for emitindo as notas fiscais que tenham essas 03 retenções, vá contabilizado as mesmas, sempre pelo valor retido, quando então da apuração do PIS e COFINS a recolher, faça a compensação do passivo ou seja: creditando o Ativo e Debitando o passivo.

Suponha-se que há emissão de uma NF no valor de 6.000,00
Os lançamentos ficariam da seguinte forma:

6.000,00 x 4.65% = 279,00(contribuições sociais - 0.65%; 3.00% e 1.00%
==============================================
Pela apropriação dos impostos retidos e reconhecimento da receita:

D-CAIXA/BANCOS(AC)................5.631,00
D-PIS A RECUPERAR(AC).................39,00
D-CSLL A RECUPERAR9AC)...............60,00
D-COFINS A RECUPERAR(AC).........180,00
D-IRRF(AC)......................................90,00
C-SERVIÇOS PRESTADOS(CR)..... 6.000,00
==============================================
Pela apropriação dos impostos a recolher:

D-PIS (CR) = conta redutora da receita)
C-PIS A RECOLHER(PC)....39,00

D-COFINS (CR) = conta redutora da receita)
C-CONFINS A RECOLHER(PC).... 180,00

D-CSLL (CR) = Grupo Provisões para CSLL)
C-CSLL A RECOLHER(PC)Grupo Provisões CSLL ..172,80

D-IRPJ (CR) = Grupo Provisões para IRPJ)
C-IRPJ A RECOLHER(PC)Grupo Provisões para IRPJ.. 288,00
==============================================
Os lançamentos de transferencias ficariam assim:

D-PIS A RECOLHER(PC)
C-PIS A RECUPERAR (AC....39,00

D-COFINS RECOLHER(PC)
C-CONFINS A RECUPERAR(AC).... 180,00

D-CSLL A RECULHER(PC) = Grupo Provisões para CSLL)
C-CSLL A RECUPERAR(AC)Grupo Provisões CSLL ..60,00

D-IRPJ A RECOLHER(PC) = Grupo Provisões para IRPJ)
C-IRPJ A RECUPERAR(AC)Grupo Provisões para IRPJ.. 90,00.

Notar que para exemplo, apenas ficaram IRPJ e CSLL a recolher, posto que os outros impostos ficaram "zerados".

"Nunca deixe de sonhar, o sonho nos propcia realizar algo que ainda estar por vir" CR

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2007 | 01:21

Caro amigos,

Surgiu-me uma dúvida em relação ao seguinte. Estarei abrindo a conta corrente de PJ da minha empresa. O meu contrato social determina um capital de 1000,00 contudo como tive inumeros gastos com registro, etc. (como relatado acima) o saldo ficou em um valor X (ainda não calculei tudo...), sendo assim quando abrir a conta o depósito de abertura deverá ser de 1000,00 e depois eu retiro os valores (como fazer isso?) ou devo somente depositar o saldo X?

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Ulisses Barbosa Carrijo

Ulisses Barbosa Carrijo

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2007 | 10:19

Caro Marcelo...

no seu caso não é obrigatório fazer a integralização de seu capital via banco, você pode fazer das duas maneiras, como nosso amigo explicou, na integralização do seu capital o dinheiro (1.000,00) entraria no Caixa ou Banco, como você já teve alguns gastos você pode apurar um saldo de Caixa e abrir a Conta Corrente com esse saldo, ou se preferir também pode abrir com o valor da integralização e retirar o valor já gasto.

Ex.: Apurando os saldos.

Pela integralização
D: Caixa
C: Capital Social
R$ 1.000,00

Pelos gastos
D: Despesa
C: Caixa
Nota: depois de lançadas todas as despesas vc apura o saldo.

Pela abertura de conta corrente
D: Banco conta Movimento
C: Caixa
Nota: neste momento vc pode zerar seu saldo depositando todo ele no bco, ou apenas o valor que lhe convier.


Bom Marcelo, espero ter lhe ajudado.

Abraço
UBC

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Terça-Feira | 21 agosto 2007 | 00:05

Caros amigos,

Fiz hoje a minha primeira emissão de nota fiscal, sendo assim estou com inumeras dúvidas;

1 - O talão tem 3 vias, a branca ficou com o tomador dos serviços, e as outras vias, rosa e verde o que faço. Pelo que sei uma vai para a contabilidade e outra fica no talão, é isso mesmo? Qual via fica no talão (verde ou rosa)?

2 - O campo código fiscal coloco o que? A empresa é uma prestadora de serviços de informática n município do Rio de Janeiro. E natureza dos serviços, o que coloco (não é a descrição, é um campo que fica junto da numeração da nota)

3 - No corpo da nota coloquei a retenção de IR (1,5%), PIS (0,65%), Cofins (3%) e CSLL (1%), devido a nota ter sido acima de R$ 5.000,00. Além de ISS (2%). Pelo que sei vou receber o valor total descontados as retenções na fonte (IR + Confin + CSLL + PIS), somente tendo que pagar o ISS, estou certo?

4 - Sendo a data da nota hoje (20/08) quando terei de recolher os impostos devidos? Em alguns casos o recolhimento será somente das diferenças entre o retido e o a pagar, estou certo?

5 - A emissão da nota foi hoje (20/08) mas o pagamento será efetuado somente em 05 ou 06 de setembro. Como realizar tal lançamento na contabilidade?

Abraços a todos.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Ulisses Barbosa Carrijo

Ulisses Barbosa Carrijo

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 21 agosto 2007 | 09:31

Bom dia Marcelo...

vamos ver se posso lhe ajudar...

Pergunta 1: Sobre as notas do talão, sempre a 1ª via é do cliente, a 2ª via da contabilidade e a 3ª via fica no talão, isso é regra.

Pergunta 2: Bom, quanto ao Código Fiscal deve ser 5.933 (Prestação de Serviço tributado pelo ISSQN) isso se sua Nota Fiscal for a modelo 1 ou 1A, que são aquelas onde tem os campos de mercadoria e serviços na mesma nota.
A natureza é A (consumidor).

Pergunta 3: Sim, você está certo, irá receber o valor do serviço deduzido as retenções (IR ,CSLL ,COFINS e PIS) , se o ISS for retido você desconta ele também, caso contrário deve recolher.

Pergunta 4: Sim, você está certo, os recolhimentos é somente da diferença entre o devido (apurado sobre a totalidade de suas notas emitidas) e o retido (tem caso que você não terá retenções), assim você chega no valor a ser pago.
A contabilidade é registrada por Regime de Competência, ou seja, pela data da prestação do serviço ou do consumo da despesa, isto é, independentemente do recebimento do serviço prestado ou pelo pagamento da despesa consumida.
Assim sendo você deverá fazer a apuração dos seus impostos no mês de Agosto e o recolhimento no mês de Setembro, para PIS, COFINS e ISS, o IRPJ e a CSLL são trimestrais pois você é optante pelo Presumido.

Pergunta 5: Como dito na pergunta 4, você deve contabilizar na data da emissão da nota fiscal, e o lançamento será assim:

D: Duplicatas a receber (Ativo Circulante)
C: Prestação de Serviços (Conta de Resultado, grupo de receita)
R$ bruto da NF

Pelas retenções:
D: Pis a recuperar R$
D: Cofins a recuperar R$
D: CSLL a recuperar R$
C: Duplicatas a receber R$ total das retenções

Bom Marcelo, a contabilidade é muito complexa, existem várias formas de se contabilizar estas operações, eu uso assim pois gosto dos fatos detalhados.
Espero ter lhe ajudado.

Abraço
UBC

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 21 agosto 2007 | 10:24

Olá, Marcelo: Tudo bem que vc tenha dúvidas. Todos nós temos. Mas no seu caso o indicado é contratar um contador pois lhe surgirão muitas dúvidas. Imagine, amigão se eu quisesse construir uma casa vc não conseguiria explicar-me tudo on-line.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2007 | 14:19

O modelo da minha nota é 3, somente prestação de serviços. Sendo assim qual é o CFOP no município do RJ?


Olá Marcelo, Nota fiscal de Serviços não há destaque de CFOP.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Marcos Ferraz

Marcos Ferraz

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 17 julho 2008 | 09:04

Bom dia a todos,

Estamos implantando ERP em nosso escritório, e como a integração contábil do fiscal para o contábil é com base no CFOP, gostaria de saber se alguém teria uma planilha pronta (excel) que associa o CFOP à sua contabilização, incluindo os impostos, contribuições e tributos. Acredito que este material será importante a todos os colaboradores. Fiquei muito feliz com o retorno do pessoal do fórum. Deus os abençoe !

Desde já agradeço a atenção.

Abraços

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 13:43

Leonildadagostin Rehn,

Pela emissão da NF de Serviço:
D - Clientes (AC)
C - Prestação de Serviços (CR)
R$ 396,00

Pela retenção do IR-Fonte:
D - IRPJ à Recuperar (AC)
C - Clientes (AC)
R$ 5,94

Pela apuração do IRPJ:
D - IRPJ (CR)
C - IRPJ à recolher (PC)
R$ 19,00 (Este valor vai depender da forma de tributação da empresa)

Pela recuperação do IRPJ retido na fonte:
D - IRPJ à recolher (PC)
C - IRPJ à Recuperar (AC)
R$ 5,94

Pelo recebimento da Prefeitura:
D - Caixa ou Bancos (AC)
C - Clientes (AC)
R$ 390,06

Pelo pagamento do IRPJ:
D - IRPJ à recolher (PC)
C - Caixa ou Banco (AC)
R$ 13,06

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.