x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 765

GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 08:16

IRPJ, CLLS, PIS, COFINS. ICMS dependendo de alguns estados tem suas peculiaridades e IPI somente se for industrial ou equiparado.
IRPJ e CSSl é trimestral, enquanto PIS e COFINS é mensal

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
FRANKS CREL VIEIRA ALVES

Franks Crel Vieira Alves

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 12:01

Caro colega, conforme o colega Guto informou os impostos são estes mesmos, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, ISS ,ICMS E IPI. Os impostos queincidirão dependerá do tipo de empresa que é a sua (industrial, comercial ou serviços.
Quanto ao ICMS tem suas peculiariedades, equanto aliquota varia de acordo com a legislação de cada estado. Em São Paulo a aliquota é de 18% para operações internas e 12% para operações interestaduais. Mas deve ser observado que alguns serviços ou produtos tem aliquota diferenciada, e também a base de cálculo reduzida.Outra questão é a Substituição Tributária. A legislação sempre deve ser consultada.

Pis e cofins - O vencimento é no dia 25 do mês subsequente mas a apuração é mensal. Aliquota Pis no presumido é 0,65% e da Cofins é 3%. Não fazer presunção, este método é usadoapenas para presumir o lucro para apuração de IRPJ E CSLL.

IRPJ E CSLL - Apuração trimestral. Aliquota IRPJ 15% e CSLL 9%. Para apuração deve ser feito a presunção. Verificar o ramo da empresa para aliquota da presunção.

Espero ter contribuído com essas informações.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.