Contábeis o portal da profissão contábil

2
Ago 2014
05:35

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Irpf - Fapi

4respostas
5.285acessos

POSTS RELACIONADOS

Zenaide de Cássia Fonseca

Usuário Iniciante

profissãoCoordenador(a) Adm. Financeiro
mensagens58
pontos614
membro desde29/03/2010
cidadeCuiaba - MT
Postada:Terça-Feira, 10 de abril de 2012 às 12:36:34
Bom dia!

Estou com dúvidas em relação ao lançamento da Previdência Privada no IRPF, tenho a seguinte situação, o valor de R$ 6.288,00 veio informado no campo 3 em (Rendimentos Tributáveis, Deduções e imposto s a Renda Retido na Fonte (Fapi) (preencher também o quadro 7)
Pergunto:

Devo lançar esse valor juntamente com o total de rendimentos? (ou seja somar os dois valores?)
Esse valor deve ser lançado diretamente no campo pagamentos efetuados campo 36 informando o cnpj da própria empresa ?
O quadro 7 a ser preenchido é campo outros em Rendimentos Isentos e não tributáveis?

Por favor estou começando e preciso muito dessa força, obrigada!

Kelly Lioi Suruagy

Usuário 3 Estrelas Novas

profissãoContador(a)
mensagens315
pontos3.014
membro desde29/09/2010
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 10 de abril de 2012 às 17:04:06
Oi Zenaide,

Vamos ver se entendi..

O valor pago de previdência privada (FAPI) ele esta demonstrado no campo 03. Porém, o valor deverá ser informado na ficha Pagamentos e Doações efetuadas cód 38.

Mas observe a legislação, pois há um limite de 12% sobre os rendimentos tributáveis..

Att,
Kelly

Kelly Lioi
Contadora
lioiassessoria@uol.com.br

Usuário Iniciante

mensagens58
pontos614
membro desde29/03/2010
cidadeCuiaba - MT
Postada:Quarta-Feira, 11 de abril de 2012 às 11:47:00
Oi Kelly,

Muito obrigada pela atenção, essa também é uma dúvida que tenho pois se ja foi informado na cedula C assim , não devo entender que ja foi respeitado esse limite de 12% Obrigada

Kelly Lioi Suruagy

Usuário 3 Estrelas Novas

profissãoContador(a)
mensagens315
pontos3.014
membro desde29/09/2010
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 11 de abril de 2012 às 12:05:54
Oi Zenaide,

No Informe vai contar o valor pago total, porém na sua Declaração só poderá ser aproveitado (ou seja, constar como valor dedutível) apenas até o limite de 12% sobre os rendimentos tributáveis.

Exemplo:

Rendimentos Tributáveis 27.000,00
FAPI : 7.000,00

27.000,00 x 12% = 3.240,00 Portanto, só poderá lançar na sua declaração o valor de 3.240,00.

[code]A dedução relativa às contribuições para entidades de previdência privada, somadas às contribuições para o
Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), destinadas a custear benefícios complementares,
assemelhados aos da previdência oficial, cujo ônus tenha sido do participante, em beneficio deste ou de seu
dependente, fica limitada a 12% do total dos rendimentos computados na determinação da base de cálculo
do imposto sobre a renda devido na declaração.

Perguntão 2012 - Site da Receita Federal

Att,
Kelly

Kelly Lioi
Contadora
lioiassessoria@uol.com.br

Usuário Iniciante

mensagens58
pontos614
membro desde29/03/2010
cidadeCuiaba - MT
Postada:Sexta-Feira, 27 de abril de 2012 às 14:33:20

E o restante como lanço? em que campo deverá aparecer, me pareceu meio confuso.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

POSTS RELACIONADOS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.23 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César