x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 53.493

Contabilização do CFOP 5929/6929

DIOGO DAMIAN

Diogo Damian

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 14:48

Boa tarde...
Tenho um cliente que efetuou a venda no cupom fiscal, porém, foi necessario emitir a nota fiscal modelo 1.
Agora estou com duvida quanto a escrituraçõa dessa nota fiscal. Como ficará o lançamento contabil para não incidir tributo nessa operação com CFOP 5929/6929?? Pois o mesmo já foi calculado no momento que foi escriturado o cupom fiscal.

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 23:40

Diego, sua pergunta esta um pouco confusa, mas vou tentar explicar segundo o que entendi da sua pergunta;

Quando a empresa emitiu o cupon fiscal, o departamento da fiscal da empresa/escritório já deve ter feito a escrituração desse cfop supracitado como 5102/6102, assim sendo, os cfops 5929 e 6929 não podem ser escriturado pela contabilidade (ele é apenas para demonstração na apuração do icms/simbólico), embora ele tem de aparecer na apuração do ICMS.

Respondi segundo a legislação do MS e federal, acredito seja similar no seu estado no que tange a apuração do ICMS.

espero ter ajudado


Att.
Vanderlei Arraes

THIAGO PENHA

Thiago Penha

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 12:29

Diogo,

Será contabilizado apenas uma vez, com o cfop 5102 ou 6102, você pode inclusive tirar a aliquota dos cfops (5929 e 6929) na escrituração, pois já foi tributado nos cfop's de venda.

Espero que tenha ajudado.

Abraço

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
Luiz Carlos

Luiz Carlos

Iniciante DIVISÃO 1, Soldador
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 20:01

Boa Noite,


Tenho uma microempresa de prestação de serviços na área de soldagem.
Queria saber qual CFOP que eu usaria? e a Natureza da operação? Para emitir uma nota fiscal avulsa.


Desde já agradeço.

Um forte abraço!


Luiz Carlos

RODRIGO TREVENZOLI LANNA

Rodrigo Trevenzoli Lanna

Prata DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 11:29

Também estou com a mesma duvida.
Se lanço ou não o CFOP 5.929 com valores.

Faço os lançamentos dos cupons com os valores e alicotas normalmente.
CFOP 5.403 - CST 060

Quando faço os lançamentos 5.929 deixo os valores zerados.
Valor total da nota: 0,00
CST 090 * com os totais dos produtos zerados e coloco em observaçoes que a nf é ref. a cupom fiscal anteriormente emitido.

Renato Gomes

Renato Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 10:36

Bom dia, pessoal.

Eu realizei a compra de uma material para minha empresa, cabos de energia, que serão parte do meu produto.
Quando comprei, ficaram faltando 14 cabos, que em caráter de urgência comprei em outro lugar mais próximo.
No ato da compra, foi emitido Cupom (recibo), porém como preciso me creditar do IPI, ICMS etc solicitei no dia seguinte, uma NF.
Recebi a NF, porém com CFOP 5.929
Minha dúvida está agora para rregistrá-la no Livro de Entradas deste mês, pois lá no campo "Informações Complementares" consta:
"NF em substituição do cupom xxxx, ICMS não incide cfme.art 7 inciso X do decreto.... - IPI não incid.cfme.art ...."

Desde já, obrigado!

T+

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.