x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 4.886

Encerramento de Balanço de Abertura

SEBASTIAO FERREIRA NETO

Sebastiao Ferreira Neto

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 18:53

Boa noite!
Minha dúvida é seguinte: peguei uma empresa vinda de outro escritório de contabilidade, ocorre que o outro contador não fez a lição de casa, e simplesmente entregou os documentos que estavam em sua posse, não tendo feito praticamente nada, levei o caso ao cliente para cobrar dele os livros contabeis (diario-razão-caixa, etc..) o cliente disse que foi até ameaçado pelo antigo contador e o mesmo se negou a entregar a documentação, ,mesmo porque ele não deve ter feito nada mesmo. Fiz então um balanço de abertura baseado no ultimo balanço patrimonial que estava encerrado em 31.08.10, que foi feito pelo contador anterior (nota) esse contador entregou a documentação toda em ordem, gostaria de saber como eu procedo agora, fiz o balanço de abertura em 01/09/10, faço o encerramento desse balanço primeiro, ou continuo a partir dessa data contabilizando até o dia 31/12/10 para fazer o encerramento?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 10:29

Olá Sebastião !

Na abertura você precisa ter o saldo de ativo e passivo do outro balanço, e para isso precisa fazer os lançamentos com a contrapartida de conta ; Balanço de Abertura no grupo de Contas de Resultado.

Veja que com os lançamentos o Resultado do Exercício vai ficar com saldo zero e o ativo e passivo terão o resultado do último Balanço.

Eu não tenho um plano de contas aqui para te falar qual grupo de contas deve ser lançado esta conta de Balanço de Abertura, mas deve ser de um grupo neutro no Grupo de Resultados.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 11 anos Sábado | 1 setembro 2012 | 20:12

Boa noite Fabio.

A conta Balanço de Abertura podera ser constituida no Patrimonio Liquido e sera utilizada apenas uma vez, quando da abertura da escrituração contabil.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.