x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.429

Lucro Distribuido Lançamentos

Renata Smithy

Renata Smithy

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 09:34

Bom dia,

Empresa Simples Nacional como fica a distribuição de lucro com o novo modelo de plano de contas, seria conforme abaixo?

Resultado do Exercício (CR)
Reserva de Lucro (PC)
Pela apuração do lucro

Reserva de Lucro (PC)
Lucros a Pagar (PC)
Pela destinação do lucro

Lucros a Pagar (PC)
Caixa (AC)
Pelo pagamento.

Outra dúvida não tenho como deixar no Balanço ou Demonstração identificado quanto foi distribuído para cada um por exemplo:
Lucro Distribuído Maria 10.000,00
Lucro Distribuído João 10.000,00

Desde já agradeço a atenção

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 09:49

Prezada Renata,

Pelo meu entendimento a primeira situação está correta. Já no que se refere a sua segunda duvida, penso que você possa resolver da seguinte forma, criando subcontas para cada sócio da conta "Lucros a pagar (PC)", dessa forma você terá evidenciado no balanço o que deseja.

At.
Marcos Vinicius

Renata Smithy

Renata Smithy

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 09:55

Obrigada pela confirmação dos lançamentos.

Mas se eu fizer todos esses lançamentos em Dezembro por exemplo, pagando nesse mesmo ano no fechamento do balanço não terá mais a conta lucros a pagar.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 10:01

Creio que a empresa não tenha realizado o pagamento do lucro a distribuir dentro do próprio ano, até mesmo, porque ainda não possuía o valor em questão. Normalmente esse valor é pago nos meses subsequentes ao fechamento do balanço.

At.
Marcos Vinicius

Renata Smithy

Renata Smithy

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 10:21

Marcos se puder me ajudar em mais uma dúvida, exemplo se distribuir lucro durante o ano de 2011 e pagar em 2012. Essa distribuição do lucro só entrará nas declarações de pessoa física e DASN no ano que realmente for pago?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.