x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 8.577

custo medio produto bonificado

ELIAS MARTINS DA SILVA

Elias Martins da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 15:38

Boa tarde,

Na empresa nos recebemos notas de mercadorias bonificadas estou com duvida quanto o custo médio, somos uma distribuidora de produtos.

O custo médio e calculado no final do mês.

Quando entra mercadoria comprada para revenda o procedimento contábil segue abaixo:

Estoque (D) (Ativo)
Impostos (D) (Passivo)
Fornecedor (D) (Passivo)

Quando entra mercadoria bonificada também revendemos, o procedimento contábil segue abaixo:

Estoque (D) (Ativo)
Impostos (D) (Passivo)
Receitas (C) (Outras Receitas)

depois que entrei com a mercadoria bonificada no estoque, faço a baixa do valor no estoque (conta C.M.V ) ficando somente a quantidade, isto e feito para baixar o custo médio no fechamento um vez que não paguei por este produto mais estou vendendo.

a minha duvida é:

o que pode acontecer se eu deixar de baixar o valor da bonificação no estoque, vai ter algum problema com o fisco ?

Elias Martins

GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 08:47

Bom dia Elias, se as bonificações vêm na mesma nota de compra de mercadorias, elas vão reduzir o custo das compras. Agora se vier em nota separada somente as bonificações o lançamento correto é o que você citou no exemplo. Vou dar um exemplo:
1-A pessoa jurídica que recebeu mercadorias em bonificação constante no documento fiscal de compra das mercadorias, efetuará o seguinte registro contábil:

D- Estoques (AC)
D- ICMS a Recuperar (AC)
C- Fornecedores (PC)

Neste caso o custo total das mercadorias adquiridas deverá ser rateado pela quantidade total recebida, incluindo as mercadorias bonificadas, obtendo novo valor unitário para a totalidade da mercadoria recebida.

2-Agora se as bonificações vier em outra nota fiscal(em separado):
No caso da não comprovação de que essas bonificações estejam relacionadas com a aquisição das mercadorias será caracterizada como doação, sendo contabilizada da seguinte forma:

D- Estoques (AC)
C- Doações Recebidas (Outras Receitas) (CR)

Os valores registrados na conta "Outras Receitas" são tributados pelo IRPJ e pela CSL, observando-se que, no caso de pessoa jurídica optante pelo lucro presumido, o valor da doação deverá ser acrescido a base de cálculo do IRPJ e da CSL.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.