x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.104

Utilização do capital jurídico para uso pessoal

Felipe Albuquerque

Felipe Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 14:22

Srs. Boa tarde.

Sou novo no forúm, logo não sei bem se estou no lugar certo para a pergunta que venho lhes fazer.

Conto hoje com uma micro empresa no ramo de recursos humanos, atuando na colocação de mão de obra efetiva e temporária. Há dois anos no mercado venho tendo um bom desempenho economico, conseguindo manter as dividas pagas sem atraso, um lucro relativamente ideal ao meu atual nivel de vida e ainda uma quantia mensal que guardo como caixa para eventuais adversidades.
Porém, desde janeiro deste ano, venho fazendo compras utilizando o cartão em nome da empresa, algo similar a adiantamentos em referência ao lucro presumido, pois estou com meus valores em conta fisica em aplicações de longo prazo.

Minha dúvida é: Há alguma contravensão ou motivo que possa me trazer algum tipo de problema, por fazer tais compras pessoais utilizando o nome da empresa? E como fica o caso do imposto de renda fisíco e jurídico?

Busco hoje à ajuda de vocês, pois, minha atual contabilidade vem me deixando na mão, quando minhas dúvidas entram em tais questões.


Agradeço a atenção.

Fabi Oliveira

Fabi Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 14:56

olá Felipe...

Você pode sim vir a ter problemas com essa questão. o controle contábil não poderá ser feito de maneira adequada, visto que você tem ferido um dos princípios contábeis: Princípio da Entidade, que reza que os bens da empresa não se confundem com os dos sócios. ou seja, não se pode pagar contas físicas com saldos de pessoas jurídicas.

há sempre quem pense: a empresa é minha, de qualquer forma o valor que restar será lucro e posteriormente será pró-labore, então estou apenas usando o que é meu.