x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 24

acessos 12.448

Escrituração de nota no Livro de Entrada

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 13:16

Jefferson Boa Tarde.

Você escritura ela no livro das entradas com os CFOP que se adequa a oeração:

1.201 2.201 3.201 Devolução de venda de produção do estabelecimento

1.202 2.202 3.202 Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros

1.203 2.203 Devol.de venda de produção do estabel.,destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre comércio

1.204 2.204 Devol. Venda de mercadoria adquirida ou recebida de 3os.,destinada à Zona Franca Manaus ou Áreas de Livre comércio

1.205 2.205 3.205 Anulação de valor relativo à prestação de serviço de comunicação.

1.206 2.206 3.206 Anulação de valor relativo à prestação de serviço de transporte

1.207 2.207 3.207 Anulação de valor relativo à venda de energia elétrica

3.211 Devolução de venda de produção do estabelecimento sob o regime de drawback

1.208 2.208 Devol. de produção do estabelecimento, remetida em transferencia.

1.209 2.209 Devolução de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, remetida em transferência.

Espero ter ajudado e Muito Obrigado.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 13:49

Obrigado Brener por Ratificar e tambem Retificar a informação.

Forte Abraço!

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
ALEXSANDRA JUVINO SANTOS SOUZA

Alexsandra Juvino Santos Souza

Prata DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 15:37

Bom dia !!!

Alguém poderia me ajudar em relação as empresas do Simples Nacional, tenho o programa do Folhamatic como faço a escrituração de notas de entradas com icms st e ipi.
Estou escriturando da seguinte maneira:

Valor Contabil + Outras + BC ST+ Icms St+ IPI
Entrei no regulamento do icms que diz que teria que lançar os valores contabeis + outras e no campo colocar observação referente icms retido.
Outra dúvida em relação a notas fiscais de D-1 e M-1 devo lançar Valor Contábil e outras.
Agradeço desde já ajuda.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 10:47

Bom dia Alexsandra !

O lançamento é assim mesmo, Valor contábil e Outras, agora as dúvidas quanto à utilização do Folhamatic, sugiro que procure o Suporte técnico da empresa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 08:39

Bom Dia alexandra.

Realmente como o nosso amigo acima informou a empresa do simples entra na escrituração o valor contabil e o mesmo valor se repete em outras.

Mas quanto ao CFOP existe uma tebela que você pode consultar.

Pois ha compras para revenda e com substituição tributaria e outra sem substitução.

Há para material de uso e consumo, ou cupom fiscal e etc...

Mas o recomendavel é voce olha a tabela de CEOP e entender a operação que a empresa está fazendo e destacar.

É só pesquisar tabela de CFOP.e procure o codigo que está destacano na nota ao lado do codigo está destacado o tipo de operação que ela representa.

Qualquer duvida na tabela estamos todso unidos para ajudar.

Espero ter ajuda do muito obrigado e tenha um bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 13:27

Olá Thiago e Alexsandra!

Me desculpem, pois ao ler a pergunta eu havia entendido que os lançamentos são de notas de Saídas, a Alexandra não deixou claro, mas o tópico é sobre notas de Entradas e confesso que não me atentei para o título na hora da resposta.
Mas enfim, notas série D são vendas à consumidor e a empresa não pode aceitar de seus fornecedores notas fiscais deste modelo, pois a empresa quando adquire mercadorias tem por objetivo o comercio ou se for indústria utilização como matéria prima.
As notas fiscais de compras sempre devem ser emitidas no Modelo 1 ou 1A para escrituração no Livro de Reg. de Entradas.
A forma de lançamento no Livro é este mesmo citado, para entradas ou saídas.
Alexsandra confirme se é esta mesmo a sua dúvida sobre Livro de Entradas, se for instrua seu cliente a não aceitar notas deste modelo, D1.
Os CFOPs não podem ser "quanquer um", devem ser escolhidos de acordo com a operação que esta sendo realizada, ou seja a destinação qua empresa vai fazer nas entradas, ou nas saídas.

Abaixo tabela dos CFOPs;

www.sefaz.pe.gov.br

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 14:13

Olá Gilberto...

Obrigado por completar e ratificar as informações...

Abraço!

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
ALEXSANDRA JUVINO SANTOS SOUZA

Alexsandra Juvino Santos Souza

Prata DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 15:03


Me Desculpem, como eu estava com dúvida referente a notas entradas, acabei aproveitando o tópico , perguntei das notas saídas.
A minha dúvida seria na escrituração no livro de saída da empresa optante do simples sobre lancamentos de notas fiscais D-1 e M-1, aqui no escritorio escrituramos valor contabil + outras, gostaria de saber dessa forma está correta, tanto nas notas D-1 e M-1.
Agradeço muito atenção de vocês.


GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 15:22

Oi Alexsandra !

Então eu havia entendido bem, mas fique atenta às regras do Fòrum, nesta questão de postagem em tópicos de títulos diferentes ao da pergunta.

Isso ocorre confusão aos leitores que buscam a resposta sobre uma pergunta do tópico e encontra resposta sobre outro assunto.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Jeferson Rodrigo Ramos Cussolim

Jeferson Rodrigo Ramos Cussolim

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 14:43

Boa Tarde.
Tenho uma duvida referente ao registro de notas de entrada...
Uma pastelaria, enquadrada no Regime Simples Nacional, que fabrica os pasteis para consumo no proprio estabelecimento, no caso os produtos que ela usa para a fabricação da massa e do recheio, terei que lançar com o CFOP 1.101 (Compra para industrialização), ou posso usar o CFOP 1.102 (compra de mercadoria) e a saida do pastel, será 5.101 (vendas de produção do proprio estabelecimento) mas isso implacaria o IPI; ou posso usar o CFOP 5.102 (venda de mercadoria)?

Celma Cristina de Carvalho Barros

Celma Cristina de Carvalho Barros

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 09:02

Bom dia! Estou com dúvida de como lançar no livro de registro de saída uma nota fiscal de saída que foi utilizada para dar entrada em devolução de venda de mercadoria. Ou seja vendemos o produto mediante cupom fiscal o cliente devolveu, tivemos que fazer uma nota de devolução de venda. No sistema do cupom fiscal cadastrei a nota fiscal em questão como cancelada (na parte do sistema em que cadastro estas notas de saída). Fui em compras e cadastrei esta nota como devolução de venda. Desta forma dei entrada novamente do produto no sistema. Tive que cancelar a nota na saída porque o sistema não aceita outra forma. Agora preciso lançar no livro de registro de saída, como faço lanço ela como cancelada também e depois vou no livro de registro de entrada e dou entrada da mesma? Desde já obrigada.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 16:32

Celma Boa tarde.

Se eu entendi corretamente sua pergunta.

É muito simples na hora de escriturar a nota no sistema ( por exemplo o meu é CONTMATIC) após você digitar o nuimero você digita o tipo de documento no meu sistema o nº 0 é documento regular.

Para destacar a nota cancelada neste mesmo campo digito o numero 2 que é: documento cancelado, e escrituro a nota como cancelada.

Agora precisa ver como você faz isso em outro sistema, mas se entendi corretamente é só escriturar como cancelada e o estoque ficará OK.

Espero ter ajudado, Muito Obrigado.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 17:21

Olá boa tarde Celma!

Confesso que estou tentando entender o que você fez, porque se eu entendi direito, você emitiu uma nota de devolução de venda e cancelou a nota de venda ou cupom fiscal?

Neste caso, não se meche na nota de venda, simplesmente emite uma nota fiscal de "entrada" de devolução de vendas e lança no livro de registro de entradas.

Boa sorte.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
LARYELA SANTOS LAZARIM

Laryela Santos Lazarim

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:27

Boa Tarde,estou com dúvida na seguinte operação:

Tenho um cliente que tem IE, ele todo dia compra mercadorias de uma padaria para poder dar café aos funcionários. No final de cada mês, a padaria emite uma NF Mod.2, fui orientada que essa NF não pode ser escriturada no livro de entrada, sendo exigida a NF Mod.1.
Minha dúvida é se essa NF Mod.2 embora não tenha sido lançada no livro de entrada, pode ser lançada na contabilidade. Já que se trata de um documento hábil e idôneo. Há risco de fiscalização parte fiscal x contábil, pelo lançamento dessas notas?

Desde já, agradeço a atenção.

Laryela Lazarim
DIEGUE SOARES ALMEIDA

Diegue Soares Almeida

Prata DIVISÃO 3, Chefe Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 15:07

Boa tarde, Laryela
a NF mod2 Venda ao consumidor vc pode sim registrar na contabilidade, mas para registrar no livro de entrada e apuração deve se usar somente a NF mod1 pois está é mais especifica quando aos dados da empresa (CNPJ, endereço, inscrição estadual....). As NF mod2 geralmente são usadas para pessoas físicas em substituição ao cupom fiscal.

Fundamentação legal: legislação estadual SP RICMS 2000 a parti do Artigo 125.

espero ter ajudado.

Att,

Diegue Soares Almeida
Acerte Contabilidade
[email protected]
27-33279617 / 99749306
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 09:02

bom dia!

minha empresa e RPA, lucro real. .recebi uma nota fiscal de uma empresa optante pelo simples nacional, de produtos com susbtituição tributaria...na nota fiscal veio destacado base de calculo de icms susbtituição e valor do icms st. .. como faço para lançar esta nota no livro fiscal??...fiquei na duvida pois sei que não posso me creditar de icms proprio,então o icms não vou escriturar,... mas o icms st posso escriturar ou apenas devo colocar o valor total da nota no livro fiscal,ou seja escriturar em valor contabil e em outras o valor total da nota???

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 09:27

Bom Dia Tita.

Neste caso você deve colocar o ICMS ST em:

Base de ICMS Fonte: e colocar o valor da base de calculo.

Valor do ICMS: Colocar o valor que será recolhido pela cadeia de contribuintes.

No sistema de escrituração normalmente tem os 2 campos do ICMS o normal e e este que acabei de mencionar.

Espero ter ajudado.

Muito Obrigado.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.