x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 2.824

NF Consumo - Itens - SPED

joathan theiller

Joathan Theiller

Iniciante DIVISÃO 3, Programador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 10:20

A empresa lança todas as notas de compra de material de consumo no sistema, porem não informa detalhes como os itens e valores de impostos como base e valor de icms, pois se trata de materiais que não faz parte do ramo de trabalho de empresa como Papel A4, gramos, recarga de cartucho, etc. .

No SPED lanço como nota comum C100, porem informa a falta do registro C170 e C190 que é justamente o detahe do item em relacao a aliquota, cst, cfop.

O mesmo caso ocorre com as notas de Comunicação, a diferença é que lanço em outra parte do SPED - D500 falta do C490.

Minha duvida é: Devo lançar essa nota de cosumo em outra parte do SPED assim como são os casos de nf de conhecimentos e Comunicação? e como proceder sobre a falta dos itens na NF de consumo e Comunicação?

Grato pela atenção!!!


Emerson Santos

Emerson Santos

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 11 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 13:58

Bem Joathan, para que o seu SPED seja validado sem erros e possa ser transmitido, todos os registros C100 devem obrigatoriamente ter um registro C170, seja NF-e ou NF-1 (fique atento à legislação da BA quanto à obrigatoriedade de se emitir NF-1!). Então vamos a solução:

1. Para o caso da nota de consumo, você pode cadastrar um item genérico, como "Mercadorias Diversas - Uso e Consumo" e incluir ele no detalhamento de sua nota. Tome cuidado com o PIS/COFINS, se obrigado, pois ele vai calcular o imposto de acordo com a configuração do item.

2. Para as notas de comunicação, cadastre um item chamado "Serviços de Comunicação" para que a sua nota tenha o C490. O registro D500 também deve ser informado, pois vai constar o valor cobrado de terceiros e o tipo de assinante que está informando a declaração.

Espero ter ajudado.

Prestar Tecnologia
Vital Contabilidade
Especialista em Contabilidade Digital
Projeto SPED e sua ramificações
Conheça Softwares de Gestão Para Seu Negócio
[email protected] / (91) 99286-4312

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.