x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.486

Leasing Financeiro ou Leasing Operacional ?

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 18:32

Prezados (srs)
Peço que me esclareçam uma duvida , tenho um cliente que esta prestes a fazer um contrato de Leasing , mas ele quer que eu lance
esses valores em Despesas com Leasing , falei pra ele que não poderia fazer isso mas ele insiste em dizer que existe esse tipo de
lçto., pesquizando aqui no forum descobri dois tipos de Leasing : O Leasing Financeiro e O Leasing Operacional sendo esse possivel
de se lançar nas despesas.
A pergunta que faço é como fazer p/se fazer um contrato de Leasing Operacional ??? será que eu posso ir até o bco e falar c/o gerente
que eu quero um contrato de Leasing Operacional ???
e como é que funciona esse Leasing Operacional ??? por exemplo no caso de um veiculo .
eu compro atravez do Leasing Operacional e dai ??? eu posso ativar esse veiculo ?? como exatamente funciona esse Leasing Operacional ??
minha duvida é essa Como Extamente Funciona O Leasing Operacional ????
muito grato a todos que puder me ajudar ,

GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 08:33

A NBC TG 06, de forma semelhante ao Banco Central, também classifica o arrendamento mercantil como financeiro ou operacional.
Classifica-se como arrendamento financeiro aquele em que há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo. O título de propriedade pode ou não vir a ser transferido.
O arrendamento operacional, por sua vez, é um arrendamento mercantil diferente de um arrendamento mercantil financeiro, ou seja, não guarda a mesma correlação sobre a transferência de riscos e benefícios inerentes à sua propriedade.
Dê uma lida na A Resolução CFC nº 1.304/2010 que é aplicada aos exercícios encerrados desde dezembro de 2010.Por essa norma, a Essência precisa prevalecer sobre a forma na classificação e na contabilização das operações de arrendamento mercantil, como deve ocorrer, aliás, em todas as transações.

Considerando que a nova Lei Contábil (assim chamada a Lei nº 11.638/2007) incorporou ao ativo imobilizado os direitos que tenham por objeto bens destinados à manutenção das atividades da entidade, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à entidade os benefícios, os riscos e o controle desses bens, o Imobilizado passou a abranger inclusive os bens que não são de propriedade da entidade, mas cujos controles, riscos e benefícios são por ela exercidos.

Sendo assim, para os contratos vigentes na data de transição e que apresentarem as características de arrendamento mercantil financeiro, em sua forma legal ou em sua essência econômica, considerados os fatos e as circunstâncias existentes nessa data, a entidade arrendatária, para fins de elaboração de suas demonstrações contábeis, deve:

a) registrar no ativo imobilizado, em conta específica, o bem arrendado pelo valor justo ou, se inferior, pelo valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil, na data inicial do contrato, ajustado pela depreciação acumulada calculada desde a data do contrato até a data da transição;

b) registrar, em conta específica, a obrigação por arrendamento mercantil financeiro pelo valor presente das contraprestações em aberto na data da transição; e

c) registrar a diferença apurada em (a) e (b) citada, líquida dos efeitos fiscais, nos termos do item 55 da Resolução CFC nº 1.152/2009, contra lucros ou prejuízos acumulados na data da transição.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 09:06

ok Guto, alguma coisa entendi mas ainda tenho duvidas e muitas duvidas, a pergunta que faço é: o meu cliente esta comprando um bem em forma de Leasing ,e ele quer que eu lance esse Leasing como Leasing Operacional, posso simplesmente pegar esse contrato de Leasing e lançar como Leasing Operacional ???
ou seja lança-lo em despesas com leasing (uma vez que Leasing Operacional pode-se lançar no grupo de despesas Operacionais)
tem como eu identificar que esse contrato de Leasing e´operacional ou ele (cliente) fazendo isso no bco.exigir que esse contrato saia como Contrato de Leasing Operacional. resumindo como descubro que esse leasing é operacional ou eu simplesmente pego esse contrato e o transformo em Leasing Operacional (atraves dos lançtos.contabeis).

GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 14:02

resumindo como descubro que esse leasing é operacional ou eu simplesmente pego esse contrato e o transformo em Leasing Operacional (atraves dos lançtos.contabeis).

Você não pode simplesmente lançar de forma que melhor que convém, entre em contato com a empresa de leasing e descubra que tipo de contrato é, ou se este não souber lhe informar, analise o contrato e verifique qual é o tipo de arrendamento, normalmente no contrato vem escrito.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 5 maio 2012 | 11:42

Olá amigos, só complementando o Guto;

Leasing Operacional = Arrendamento do bem sem o compromisso de compra. Neste caso, só pelo fato de registrar as contraprestações como "Despesa" automaticamente identifica que é operacional, mas se acha melhor colocar na nomeclatura da conta "Leasing Operacional" não vejo impedimento nenhum. Outro detalhe é que nessa modalidade o arrendatário tem a opção de Compra, renovar o arrendamento ou devolver o bem no final do contrato.


Leasing Financeiro = Neste caso já é feito a opção de compra do bem. Agora esta opção você estará adquirindo o bem e deve ser registrado no imobilizado em contrapardida no caixa/bco ou financiamento/leasing a pagar (passivo), caso seja financiamento as contraprestações pagas devem ser baixadas no passivo, vale informar que os encargos a incorrer devem ser evidenciados em suas demonstrações, particularmente recomendo no ativo, mas também pode ser escriturado no passivo.


Mas como o Guto disse, analise o contrato para fazer a escrituração correta, pois nós contabilistas devemos estar fundamentado em documentos, o cliente apenas pode ajudar com informações, mas numca ditar o que fazer sem termos nenhum documento em mãos.

espero ter ajudado.


Att.
Vanderlei

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.