x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.654

Ajuda Conceito Contabil

DENIS LUIS KLOSOVSKI

Denis Luis Klosovski

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 14:22


Com relação ao método de partidas dobradas:

O Debito corresponde a aplicação do valor ou onde o dinheiro é investido, e o credito corresponde a origem do valor ou a fonte do dinheiro.

Essa afirmativa é correta??

Cleber Zulian

Cleber Zulian

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 09:28

Senhores.
Não sou da àrea, mas cheguei algumas conclusões. Por favor me ajudem a valida-las pois as mesmas são muito importantes para mim.
1- Receitas e Despesas, são contas de resultado, por tanto ocorrem independentemente de Entrar ou Sair "Dinheiro".
2- Ativo e Passivo, são contas que na competência montam saldo, e no momento da baixa(caixa) diminuem seu saldo.
Se estas 2 conclusões estiverem certas, é correto afirmar que:
-Sempre que quiser ver resultado analiso as contas (receita x Despesas).
-Sempre q quiser ver um fluxo de caixa por exemplo, ou ainda rastrear meu dinheiro ou ainda justificar meu caixa, analiso as contas patrimoniais(ativo e passivo).
-Sempre que houver na contabilidade um D- Clientes, significa que houve uma provisão e uma despesa no grupo de despesas e sempre q houver um C- Clientes, significa que houve um recebimento do mesmo, mas não mecheu na minha receita.
Aguardo esclarecimentos.
Obrigado.

Rafael Henrique Pereira

Rafael Henrique Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 21:32

Com relação ao método de partidas dobradas:

O Debito corresponde a aplicação do valor ou onde o dinheiro é investido, e o credito corresponde a origem do valor ou a fonte do dinheiro.

Essa afirmativa é correta??


Errado,

Neste caso não seria débitos e créditos, e sim ativo e passivo.

O passivo é a origem do recurso, o ativo é a aplicação do recurso

Os débitos e créditos serão efeutados de acordo com a situação.

Ex: compra de uma mercadoria para revenda
Credita - Fornecedores (passivo-"origem da mercadoria")
Debita - Estoque (ativo -"aplicação da mercadoria")

Espero ter ajudado!

_
"Maturidade tem mais a ver com as experiência que se teve e o que aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou"
W.Shakespeare

Rafael Henrique Pereira

Rafael Henrique Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 21:37

Sempre que houver na contabilidade um D- Clientes, significa que houve uma provisão e uma despesa no grupo de despesas


Sua lógica está correta a não ser pela citação acima, o correto seria:

Sempre que houver na contabilidade um D- Clientes, significa que houve uma provisão e um C-receita(não na despesa)

sempre q houver um C- Clientes, significa que houve um recebimento do mesmo, mas não mecheu na minha receita.


Cuidado, nem todo crédito no cliente seria um recebimento, podem haver impostos ou descontos deduzindo o valor da nota :)

Espero ter esclarecido :)

_
"Maturidade tem mais a ver com as experiência que se teve e o que aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou"
W.Shakespeare

Cleber Zulian

Cleber Zulian

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Informática
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 08:14

Rafael Ajudou Muito. é bem o caminho q estava seguindo. Na verdade esse questionamento era só o começo.
Trabalho em uma empresa que desenvolve sist. para àrea rural. Onde a principal preocupação do povo é apurar o Imposto de Renda da Atividade Rural. O mesmo é apurado no final do ano, e fui orientado a desenvolver uma apuração encima das Receitas x Despesas por regime de caixa.
Mas... no regime de caixa só tenho as contas no meu ativo e passivo.
Portanto, Seguindo a lógica que citei na primeira mensagem:
Data da Nota:
C- Venda Soja (receita)
D- Venda Soja(esta conta estaria no meu passivo, tipo Clientes diversos)
No momento do recebimento:
D- caixa/banco
C- Venda Soja(esta conta estaria no meu passivo, tipo Clientes diversos).
Para apurar o Imposto de renda do produtor rural, consideraria o valor de Créditos da Conta Cliente diversos no passivo. Apenas chamaria de "Venda de soja" ao invés de "Clientes diversos" porque os produtores querem saber melhor a origem ou destino do dinheiro.
Estou certo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.