x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 81.192

lançamento contabil para merc. de uso e consumo

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Sábado | 5 maio 2012 | 11:05

Bom Dia
Estou com duvidas quanto ao lançamento contabil para as entradas de mercadorias que sao de uso e consumo, posso fazer os lançamentos assim:

D Compra de Mercadoria (Custos)
C Merc de Uso e Consumo (CR)

Obs; E uma empresa Optante do Simples e nao é feito controle de Estoque

Por favor me auxliem porque estou fazendo a configuraçao no sistema da fiscal para fazer integraçao com o contabil

obrigada

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 5 maio 2012 | 20:18

Monica,boa noite.
Seu raciocínio não procede.

Imaginemos que contribuinte adquira material de escritório para seu uso próprio, com pgto a vista.

Os lançamentos então seriam:

D - Material de Escritório (ou cta equivalente) - CR
C - Caixa (AC)

Onde:
CR = Cta de resultado;
AC = Ativo circulante.

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 6 maio 2012 | 13:01

Ola monica, complementando o Hugo.

o material de uso e consumo SUBDIVIDE em varios gastos, por exemplo; material de escritorio, material higiene, copa e cozinha, gasto com informatica e entre outros varios, sendo que alguns podem ser alocados como custos ou despesas, assim sendo, vc nao pode lancar como mencionou, pois deve fazer a separacao&


esper que tenhamos ajudado.


att.
vanderlei

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 08:42

Bom Dia

Eu entendi o raciocinio de voces, mas a minha situação é a seguinte, estou fazendo a integraçao do sistema da fiscal com o contabil, quando a fiscal lançar uma nota com o CFOP 1407 ou 1556 (por exemplo) que sao de uso e consumo o sistema ja iria enviar o lançamento para o contabil, neste caso eu nao poderia deixar entao assim:

D Compra de Mercadoria (Custos)
C Merc de Uso e Consumo (CR)

Ou voces teriam outro modo???

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 09:40

Monica,

Na contabilidade, a expressão " MERCADORIAS(COMPRA OU VENDA), só se usa em operação com mercadorias p/revenda; tudo que você compra p/revender pode-se chamar mercadorias, mas material de consumo, limpeza e etc., são custos ou despesas e não envolve a conta mercadorias,deu p/entender?

Resumindo, você terá que fazer estas adaptações no seu programa, e com certeza você terá que pedir ajuda ao suporte do mesmo, mas se ainda não entendeu, volte a perguntar.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.