x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.266

Contabilidade de um Empreendedor Individual - MEI

THIAGO RODRIGUES DE ARAUJO

Thiago Rodrigues de Araujo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 11:44

Bom dia Senhores.
Estou com uma dúvida.
1) Gostaria de saber (+ ou -) quanto que um contador deve cobrar para entregar a declaração anual do SIMEI (empreendedor individual)?
2) E com relação as dúvidas e auxilio a esse SIMEI? Pode-se cobrar algum valor mensal? Quanto seria?

No aguardo.
Abraços.
Thiago

Júlio César Leite

Júlio César Leite

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 11:58

A 1ª Declaração do SIMEI é gratuita e não deve ser cobrada, as orientações tabém devem ser gratuitas,
Voce pode cobrar alterações de contrato, GFIP caso haja registro de empregado, as notas fiscais não necessitam ser escrituradas, mas devem ser guardadas e o relatório mensal preenchido, caso o EI deseje que o escritório proceda a guarda e preenchimento do relatório isto pode ser cobrado, mas o EI deve estar ciente que ele pode fazer isso sozinho sem a necessidade de te pagar, e as dúvidas voce pode tirar para ele gratuitamente o ideal é que ele assine um termo de ciencia caso opte por voce fazer a guarda da documentação.

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 18:28

Boa noite,

Apenas complementando as informações somente os escritórios contábeis optantes pelo simples nacional, estão obrigados a entrega da declaração gratuita assim como a abertura. Entretanto apenas a 1º declaração é gratuita, as demais poderão ser cobradas.

Os escritórios que não são optantes pelo simples nacional não tem obrigatoriedade de prestarem serviços gratuitos ao Micro empreendedor.

Abraços

Tiago.

Júlio César Leite

Júlio César Leite

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 20:27

Bem lembrado Tiago, no escritório que trabalho por exemplo, nós não somos obrigados, mas nos casos que percebemos que o negócio é promissor fazemos mesmo não sendo obrigação nossa, porque o EI de hoje é o ME de amanhã, hehe.

Ate mais.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 10:53

Colegas,
Dando um pitaco no assunto, o correto é fazer um contrato para quaisquer tipos de serviços quanto é pago mensalmente pelo cliente, e o mais importante, colocar claramente todo o serviço a ser feito para evitar problemas futuros com o cliente.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.