x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 895

baixa e impostos não devidos

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 13:14

no balanço da empresa consta débitos de impostos que não constam no relatório da Receita federal, não sabemos por qual motivo, se alguém puder me orientar como faço o lançamento para baixa destes impostos, não pode ser ajuste pois não acarreta alteração no resultado da empresa, pensei em debitar o imposto a pagar e creditar despesas indedutíveis.





"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 15:49

Boa tarde, Ana Zilia


no balanço da empresa consta débitos de impostos que não constam no relatório da Receita federal, não sabemos por qual motivo, se alguém puder me orientar como faço o lançamento para baixa destes impostos, não pode ser ajuste pois não acarreta alteração no resultado da empresa, pensei em debitar o imposto a pagar e creditar despesas indedutíveis.
(grifos meus)

Particularmente julgo que um caminho que nunca deve ser tomado seria lançar assim, de qualquer jeito, e sem conhecer a origem de tal discrepância; pelas suas palavras, nem sabem qual qual é o motivo desta diferença.

Ademais, pelos conceitos contábeis, quando um passivo é extinto de maneira que não seja por pagamento, tal ato será representado por uma receita, e não pelo estorno de uma despesa indedutível.

Frente ao exposto, recomendo-lhe comparar a última DIPJ entregue com as demonstrações contábeis, bem como com o controle extra-contábil de apuração dos tributos para conhecer a origem deste problema.

Assim que tiver dados confiáveis, por favor, apresente-os por aqui.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 16:11

Ricardo,
estes valores são de anos anteriores, bem antigos, a empresa tem vários processos de compensacões, penso que o que aconteceu foi que a receita compensou esses impostos e o contador na época nem se deu conta, então seguindo sua explicação, vou lançar esses valores como receita, infelizmente nao tenho mais papeis que comprove o que ocorreu, o que percebo é que a contabilidade muitas vezes é tratada com a devida atencão que merece.
Saudaçoes,

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.