Contábeis o portal da profissão contábil

24
Nov 2014
22:20
você está em:

FÓRUM CONTÁBEIS » Contabilidade

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


Ajuste de Exercícios Anteriores

4   respostas
2.872   acessos
  

POSTS RELACIONADOS

Brunna Ferreira Mendes

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 10 de maio de 2012 às 09:42:21
Olá,
Estou contabilizando uma empresa Ano-Calendário 2011 e descobri que não foram lançadas em 2008, 2009 e 2010 a Depreciação Acumulada de Máquinas e Equipamentos na qual foram adquiridos em 2008. Como devo proceder o lançamento dessa depreciação? É feito mesmo na conta Ajuste de Exercícios Anteriores?
Desde já agradeço.
Guto Munarin

Usuário 2 Estrelas Douradas

postada em: Quinta-Feira, 10 de maio de 2012 às 14:05:22
É feito mesmo na conta Ajuste de Exercícios Anteriores?

Não poderá lançar em ajuste de exerc. anteriores, pois nesta conta são assim considerados apenas aqueles decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes. Mas como não foi feito nenhum lançamento não poderá utilizar esta conta.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
João Oliveira

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 10 de maio de 2012 às 14:31:18
Brunna,

Por se tratar de erro imputável a determinado exercício anterior
você terá de promover os ajustes de exercicios anteriores e examinar os reflexos sobre o resultado daqueles exercícios.

Se a empresa (na época) apurou lucro, haverá diminuição e você terá de retificar a DIPJ e as DCTFs. Use o Per/DComp para solicitar a compensação do IRPJ e da CSLL pagas a maior.

Se apurou Prejuízos caberá apenas a retificação da DIPJ.

Lembrando novamente que a conta de ajuste será feita em contrapartida ao lucro ou prejuízo do referido exercício correspondente. Ex:

2008:
D - Ajuste Exercicio anteriores
C - Lucro/prejuízo 2008

....

Importante lembrar mais uma vez que a norma contábil trata o erro como aquele ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.


Att
João Oliveira

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 10 de maio de 2012 às 14:37:47
Só lembrando Brunna, que seria inadmissível descarregar esses valores para o exercício de 2011.

Primeiro por que feriria o princípio da competência. Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. Neste caso, haveria o desvinculamento das receitas obtidas com as despesas de depreciação de cada exercício;


Segundo por que neste caso poderia haver interpretação de fraude com objetivo de redução de lucros para a obtenção de benefícios tributários por exemplo.

Terceiro, porque o objetivo principal da contabilidade é gerar informações úteis para as tomadas de decisões. Imagine o seu cliente com valores de depreciação na DRE com valores de depreciação de anos anteriores descarregados de uma vez só neste exercício. A informação das despesas e do lucro estariam totalmente distorcidas, o que certamente prejudicaria o processo de tomada de decisões e a geração dos índices financeiros da empresa.


Att
João Oliveira

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 10 de maio de 2012 às 15:16:04
ATENÇÃO

Me retratando Brunna

A operação de Ajuste de exercícios anteriores será feita, mas não contra a conta Ajuste de Exercícios Anteriores, mas desta forma:

D - Lucro ou Prejuízo do Exercicio em questão
C - Depreciação acumulada do ativo
Histórico - Ajuste de exercícios anteriores decorrente de erro de não apropriação de depreciação no exercício correspondente.

Ou seja, é um lançamento de Ajuste de Exercícios Anteriores mas não utilizará a conta 'Ajuste de Exercícios Anteriores', conforme afirmou o colega Guto, mas a conta utilizada será a de resultado do exercício correspondente contra a depreciação acumulada.

As demais afirmações sobre a necessidade de precisão da informação contábil mantenho;

Coisa de iniciante Brunna, tô começando hj no Fórum, foi mal.. rsrs

Att

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.29 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César