x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 4.085

Trabalho sem vinculo empregaticio - dedução

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 20:34

Boa noite nobres colegas.

Minha duvida é com relação a essa resposta da receita federal:

403 - São dedutíveis os pagamentos efetuados por profissional autônomo a terceiros?
Sim. O profissional autônomo pode deduzir no livro Caixa os pagamentos efetuados a terceiros com quem mantenha vínculo empregatício. Podem também ser deduzidos os pagamentos efetuados a terceiros sem vínculo empregatício, desde que caracterizem despesa de custeio necessária à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora.

(Lei n º 8.134, de 27 de dezembro de 1990, art. 6 º , incisos I e III; Decreto n º 3.000, de 26 de março de 1999 - Regulamento do Imposto sobre a Renda (RIR/1999), art. 75, incisos I e III; Parecer Normativo Cosit n º 392, de 9 de outubro de 1970; Ato Declaratório Normativo Cosit n º 16, de 1979)


Pergunto:
A remuneração pagas a terceiros sem vinculo empregaticio pode ser deduzida, porem, ele esta se referindo ao meu pagamento a outros autonomos, ou, alguem que trabalhe para mim por dia por exemplo, geralmente os diaristas, o recibo que eu pago eles tambem posso deduzir do livro caixa?


Obrigado a todos



Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 01:12

Fabio
Bom dia


Via de regra vc poderia considerar pois a responsabilidade do recolhimento do INSS e ISS seria do autonomo, no entanto é importante que vc avalie o diarista se ele trabalha para vc todo o dia e se enquadraria em regras como funcionário.

De qq forma é importante que vc busque fazer com que esses autonomos se regularizem fazendo a inscrição no INSS e prefeitura pois muitas fiscalizações acabam fazendo vc ficar co-responsavel por eles.

Nestas horas é melhor não arriscar pois uma decisão agora poderá refletir em ate cinco anos.



Heloisa Motoki


Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 19:45

Teria como eu recolher o inss dele, porem sem registra-lo, para caso algum dia de algum problema eu estar amparado pela lei? Uma vez que ele nao presta serviço so para mim .. ? Qual seria a saida para eu me regularizar, sem registra-lo e poder deduzir as despesas do meu livro caixa?

Obrigado a todos

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 08:57

Entendi Heloisa, e mais uma coisa apenas para finalizar.

Eu escriturando no meu livro caixa, uma fota fiscal avulsa ou um RPA dele .... a receita nao pode consultar o cpf desse trabalhados e ver se o mesmo esta recolhendo o inss como autonomo?
Eles podem fazer isso? Isso poderia trazer algum problema a ele?

Muito Obrigado

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 09:12

Fabio

Só se for uma fiscalização muito detalhada, hj a receita vem fiscalizando mais os profissionais liberais como médicos que quando deixam de declarar ela perde em arrecadação pois há contribuinte lançados as despesas médicas... mas é sempre importante pedir para que regularize o quanto antes até para segurança para o profissinal no caso de precisar do auxilio por motivo de doença, aposentadoria, etc..


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.