x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 8.427

Como comprovar relação de trabalho, sem carteira?

Gabriel

Gabriel

Bronze DIVISÃO 4, Programador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 14:36

Olá,
a empresa me dava o cheque num banco X, eu depositava no meu banco, o banco Y, e agora, preciso comprovar que estava trabalhando lá com eles. Decedi pedir as microfilmagens, mas o meu banco não tem as microfilmagens do banco X, e disse, apenas o dono do cheque pode liberar os microfilmes, ou seja, a empresa.

O que fazer neste caso?

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 15:36

Lukobr Boa Tarde;

Art. 3º da CLT:

Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

Parágrafo único - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.


Deve haver 05 elementos veridicos para comprovar o vinculo:

- Trabalho prestado por pessoa física a outrem;
- Pessoalidade do prestador;
- Eventualidade;
- Onerosidade;
- Subordinação.

Abraços

Att

Gabriel

Gabriel

Bronze DIVISÃO 4, Programador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 15:45

Uma das maneiras que tenho para provar isso é através dos cheques que eles me pagavam mmensalmente, só que preciso da microfilmagem dos cheques que é concedida apenas se a empresa autorizar, ou houver ordem judicial.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 15:57

Lukobr;

Alem da "Onerosidade", voce tem que comprovar os outros quisitos tambem; Ref. a onerosidade, voce compravaria com demonstrativo dos depositos (extrato da sua conta comparando com os cheques da empresa);

Porem voce tem que comprovar os outros quistos alem deste; Caso voce trabalhe para mais clientes, já dificulta a comprovacao do vinculo;

Abraços

Att

Gabriel

Gabriel

Bronze DIVISÃO 4, Programador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 16:32

Os demais quesitos eu tenho como comprovar, apenas o que me preocupa é não ter como comprovar os cheques pois não tenho acesso às microfilmagens dos cheques (que incluem o nome da empresa), apenas ao depósito feito, que não inclui o nome da empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.