x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.696

Lançamentos Contabeis

JEFFERSON DO NASCIMENTO BARRETO

Jefferson do Nascimento Barreto

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 12:14

Boa Tarde,

Quando posso considerar um lançemento como curto prazo ou longo prazo?

Exemplo:
Um financiamento de um veículo no valor de R$ 30.000,00 em 30 parcelas, sendo a primeira paga em 15/01/2011. Quantas parcelas vão ser consideradas de curto prazo e quantas vão ser de longo prazo?

JAIRO P. JR.

Jairo P. Jr.

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 13:10

Boa Tarde Jefferson,

Considera-se curto prazo as obrigações a vencer em até 12 meses subsequentes ao fechamento do exercício atual e a longo prazo depois desse período. No seu caso 30.000,00, em curto prazo serão devidas 11 parcelas de R$ 1.000,00 em 2011 e 12 parcelas em 2012 de R$ 1000,00, aproximadamente. Total curto prazo 23 parcelas. Em longo prazo as demais 7 parcelas. Mas na prática, muitos não adotam este procedimento e fazem o lançamento direto a longo prazo, não é o correto, mas usualmente acho que é o mais adotado.

Lunardo Fagundes

Lunardo Fagundes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 13:13

Francisco ... Comodato é um empréstimo gratuito, uma cessão de uso, pela qual se transfere apenas a posse do bem, não se transmite seu domínio.
No meu entendimento, se vc já esta pegando este bem em comodato (emprestado,não pode emprestar para outra pessoa, pois o bem não é de sua propriedade.

Att,

Lunardo Fagundes 
GRACYERE

Gracyere

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 14:56

bom dia!
gostaria de pedir orientação, tenho livro caixa de empresa e de associação para fazer sao meus primeiros e vi que toda movimentação é só do extrato bancário mesmo, onde constam "cheques compensados, devolvidos, depósitos on line, cheques
eu devo descrever exatamente no meu livro caixa assim? por exemplo:
entradas saidas
dia 01/02/2012 cheque compensado 200,00
dia 04/02/2012 depósito on lin 400,00
dia 05/02/2012 entrada cheque devolvido 200,00(qdo aqui vier devolução cheque sem fundos a creditos no extrato)

a outra dúvida é: observei que na mesma data há cheques compensados posso soma-los lançando - os uma vez só?
e quando temos entrada de cheque devolvido e saída deste mesmo cheque compensado? lanço os 2 mesmo q extrato zere?
quando que o saldo inicial de caixa irá se alterar? ele trouxe um saldo do ano passado para mim mas até agora, só tem entradas e saídas nos bancos, entao só modificarao quando obtever uma despesa ou entrada nao transitada pelo banco certo?
não preciso descrever os lançamentos com o numero de suas respectivas contas bancarias? posso mistura-los como tudo é considerado caixa?ele possui 2 contas bancárias.

agradeço muito se puderem me ajudar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.