x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.613

Cálculo de PIS e CONFINS no Lucro Real

Charles Henrique

Charles Henrique

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 14:59

Estamos começando uma atividade na área hospitalar, mas especificamente em UTI, ai tive uma dúvida em relação a PIS e COFINS. A empresa vai ter um grande movimento, por tanto não vamos poder enquadra-la no lucro presumido e sim no lucro real. Gostaria de saber se vou poder utilizar os créditos de PIS e COFINS nas notas emitidas (onde houver retenção) ??

Charles Henrique
Analista Contábil
Nivaldo

Nivaldo

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 17:20

Charles,

Se vai estar no lucro real, você então estará no regime não cumulativo do Pis e da Cofins podendo sim aproveitar os créditos permitidos para dedução do valor para fazer o cálculo do valor devito e após isto ainda deverá deduzir os valores retidos pelos clientes nas notas fiscais emitidas (se houver retenção na fonte), usando o regime de competência para usar os créditos das compras e o regime de caixa para as retenções na fonte.

Nivaldo

Nivaldo

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 17:37

então, é dela mesmo que estamos falando.
Bastante complexa, onde você terá um certo trabalho para apurar os créditos das compras ( tem uma definição do que pode ser crédito, básicamente insumos, mas precisa seguir a lista que é conclusiva )e tambem precisárá controlar o que os clientes estão retendo para poder abater do pagamento.
O esquema básico de apuração ( muitos detalhes em cada ponto precisará olhar )

1) Faturamento bruto
2) Tira o valor das compras que dão direito a crédito
3) (=) Base de calculo
4) Aplica os percentuais das aliquotas ( 7,6% Cofins e 1,65% PIS)
5) = Valor devido
6) Retira os valores que de pis e cofins retidos pelos clientes em suas faturas
7) = Valor a pagar

Estando no regime de Lucro Real e Não cumulativo, veja que estará obrigado a entrega da DACON e do EFD Pis e Cofins, este último muito complicado.

Espero poder ter ajudado um pouco, mas o assunto é bastante complexo e não dá para explanar sobre todos os detalhes aqui...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.