x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 6

acessos 4.593

Conectividade Social ICP -eCPF

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 14:36

Boa tarde a todos,

Para eu poder transmitir as Gfip's pelo CNS ICP através do meu e-cpf, eu preciso estar vinculado ao CNPJ do escritorio onde trabalho (sou registrado). Acontece que vou começar a prestar um serviço de fechamento de folha de pagamento para um amigo que está abrindo um escritorio de contabilidade.
Pergunto: Posso transmitir o fechamento da folha para gerar o FGTS e INSS através do meu e-CPF mesmo não sendo empregado desse meu amigo? O que eu teria que fazer é vincular o meu e-CPF ao CNPJ dele ou não?

Att,

Ivanil Ribeiro

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 01:19

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior Boa Noite;

Infelizmente não sera possivel;

Para o seu amigo substalecer uma procuração para seu e-CPF, você teria que estar registrado como funcionario no escritório dele. (recolhimento de fgts) ;

Conforme as perguntas e respostas:

32) Empresa com e-CNPJ pode passar procuração para e-CPF e e-CNPJ (contabilista)?
Resposta - Pode outorgar procuração para qualquer e-CNPJ e outorgar ou substabelecer procuração para e-CPF de seus empregados.


47) O substabelecimento do escritório de contabilidade, além seus empregados pode substabelecer para o e-CPF sem CEI do proprietário?
Resposta - Não, pois não há vínculo empregatício, registrado no FGTS, entre o escritório de contabilidade e seu proprietário. Neste caso, se o proprietário do escritório de contabilidade necessitar acessar o Conectividade Social ICP, o fará com o certificado do escritório.


Fonte;

A procuração eletrônica poderá ser realizada normalmente, a partir do CPF do outorgado, desde que seu cadastro nas bases do FGTS esteja consistido.


Fonte; (clique no link logo abaixo de onde esta escrito "atenão");

Abraços

Att

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 08:42

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior Bom Dia;

Seria uma opção;

Porem, a procuração teria que ser pasada do Cliente do seu amigo, diretamente para você (e-CNPJ);

Neste sentido, você poderia abrir ainda um CEI; Adquirir um novo e-CPF (solicitar a inclusão do numero do CEI no certificado digital) , e solicitar que o cliente do seu amigo ourtogue a procuração eletronica a seu e-CPF;

Outra opção seria seu amigo adquirir um certificado digital A1 para o escritório contabil;

Este tipo de certificado permite cópias; Assim você poderia ter uma cópia do certificado do escritorio do seu amigo para realizar as operações no portal da conectividade ICP; (Este certificado tem o prazo de validade de 12 meses apenas);

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.