x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 998

emissão de nota e escrituração contábil

Fernanda Nogueira

Fernanda Nogueira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 09:30

Oi Pessoal, estou com uma super dúvida, tenho um cliente novo que é um comércio de rodas e pneus novos e usados. Ele tirou umas notas modelo D-1 com venda de mercadoria nova e lançou um desconto referente aos produtos usados recebidos como parte do pagamento, gostaria de saber qual a maneira correta de proceder para fazer a venda e receber a mercadoria usada como forma de pagamento. Acredito que é um erro emitir uma nota D-1 assim, pois depois como faço os lançamentos disso no sistema? Aguém pode me ajudar?

Fernanda Nogueira
FLEXA Contabilidade
[email protected]
GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 10:28

O correto seria lançar o valor total da nota e ao contrario de lançar banco ou caixa, você lança os valores das mercadorias recebidas.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 13:44

Olá Fernanda, boa tarde!

Na verdade são duas operações diferentes; uma de saída ou venda de mercadorias e outra de entrada ou compra de mercadoria.

Assim, deve-ser emitir a nota fiscal de saída pela venda normalmente pelo valor total da mercadoria, e emitir outra nota fiscal de entradas Modelo 1 das mercadorias usadas que estão entrando no estoque no valor que foi combinado com o cliente.

Com isso, emite-se um recibo do valor das entradas, abatendo parte do pagamento da venda.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Fernanda Nogueira

Fernanda Nogueira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 13:56

Então no caso de uma vendae rodas e pneus de R$ 900,00 com o aceite de troca de R$ 300,00, o total da venda ao consumidor fica os R$ 900,00 e os R$ 300,00 entra no modelo 1 como aquisição de mercadorias, sendo assim vou recolher o imposto sobre os R$ 900,00.
E quando vender a mercadoria usada, pagarei novamente imposto sobre a venda?
Isso que não compreendo!

Fernanda Nogueira
FLEXA Contabilidade
[email protected]
ALEXIO BRITTO

Alexio Britto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 14:01

Boa tarde, Gilberto
fiquei curioso sobre essa operação, além de emitir NF de entrada, twnho que emitir recibo, voce poderia dar exemplo de lançamento

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 14:50

Olá Fernanda e Alexio.

Exatamente como a Fernanda descreveu!
Temos que obeservar que são duas operações, como eu disse acima.
Se esta operação fosse com clientes diferentes, ficaria mais claro a situação, pois a entrada seria uma compra e como pertense à pessoa física tem que emitir nota de entrada.

Alexio, pois quando você compra a prova da quitação é o recibo assinado pelo vendedor, neste cado a empresa vai ter um recibo de 900 reais da venda e 300 reais da compra, sobrando no caixa os 600 reais em dinheiro.

Mesmo sendo uma "permuta" em forma de desconto, é necessário que seja documentado de forma correta a entrada de um produto e a saída do outro.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.