Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 77

acessos 46.369

Curso Técnico em Contabilidade compensa?

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 17:55

Olá pessoal.
Estou fazendo uma graduação em Ciências Contábeis e gostaria de saber se é bom para meu currículo fazer também um curso técnico em Contabilidade antes de eu me formar como bacharel, o que vocês acham?

No caso, terminarei o curso técnico antes do curso de graduação e já terei o registro no CRC. Há alguma diferença no mercado de trabalho? Sobre o nº do CRC, após eu me formar como bacharel terei que fazer alguma alteração junto ao CRC?
O curso será feito EAD no IM ou CETAP.

Meu foco é concurso público, o curso técnico também me ajudará nessa questão?
Há um prazo máximo para o CRC liberar o registro para técnicos? Eles sempre vão liberar o registro? Ou são só boatos?

Abraço
Att. Pedro H.

RAFAEL CARVALHO

Rafael Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 12:18

Meu caro sugiro que você termine a Graduação de Bacharel, pois esse título de técnico será ofuscado quando for formado em contábeis.

No mercado de trabalho com certeza quem é bacharel sobressai diante aos técnicos, mas existem exceções.

Você terá que fazer a prova de técnico contábil para adquirir o CRC de técnico, e prova de Bacharel para adquirir o CRC de Bacharel.

Quanto ao concurso se você já tiver o crc de técnico irá te ajudar sim, mas você só poderá concorrer vagas para técnico dependendo do concurso.

Se você for aprovado na prova do CRC com certeza seu registro será liberado.

Rafael Carvalho - Contador

Avancce Consultoria Contábil e Escritório Virtual Ltda
Administração de Ativos Financeiros e Imóveis
E-mail: [email protected]
https://www.instagram.com/avancce.cont/?hl=pt-br

Salvador-Bahia-Brasil
JOSE IVANILSON DE OLIVEIRA ME

Jose Ivanilson de Oliveira Me

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 16:17

A qualificação de Técnico ou Superior tem reflexo normalmente quando precisa-se fazer auditoria independente.
Se você já possui o CRC, pode exercer a profissional de contabilista sem nenhum problema.
É óbvio que as Escolas Técnicas, muitas vezes, não prepara o profissional como deveria. No entanto, não podemos deixar de citar que quem faz o Curso é você. Portanto, é você quem deve se municiar de conhecimentos. Pois, esses conhecimentos serão vitais para o pleno exercício da profissão.
Sou Técnico em Contabilidade, e aqui no meu Escritório, não encontrei até o momento, nenhum empecilho que viesse a me descaracterizar como um profissional de respeito. Mas, como no futuro próximo, não será mais possível exercer a profissão tendo apenas o Nível Médio, caso que já acontece com os professores das Redes Municipais de Ensino do País, que fez com que eu tivesse que fazer o Curso de Pedagogia; o mesmo ocorrerá no meio contábil.

Quando você concluir sua Graduação, vai precisar se submeter ao Exame de Suficiência, para poder dar entrada do CRC como Bacharel.

Ivanilson Contabilidade e Cobranças
José Ivanilson de Oliveira
CRC-RN 009920/O-0
84 3488-2995 | 99819-7040 (Whatsapp)
E-mail: [email protected]
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 09:34

mercado de trabalho quer quem é bom no assunto independente de ser bacharel ou tecnico mas logico que é melhor fazer a graduaçao até pelo tempo que é bem maior

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 14:58

Obrigado pessoal. Entendo a posição de cada um.
Meu foco será concurso público, após adquirir experiência em escritório de contabilidade.

Estou na dúvida se faço o curso no Instituto Monitor (que parece ter uma boa estrutura mas não tem informação segura à respeito de seu credenciamento no MEC) ou no CETAP (que já é mais transparente nesse ponto e até informa um link para o site do MEC, onde podemos consultar o credenciamento da escola e confirmar as informações contidas no site da instituição).

Pesquisando aqui no fórum, achei vários elogios sobre o Instituto Monitor mas ainda estou inseguro. O que vocês aconselham?

Grato.
Att. Pedro H.

JOSE ORMINDO DA SILVA

Jose Ormindo da Silva

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 00:02

Pedro. Não aconselho você fazer o curso técnico em contabilidade, pois os conselhos só vâo registrar até 2015,e até lá você nâo vai ter concluído todos os passos,ou seja, conclusâo,suficiência e diário oficial.Espero ter ajudado.

Amo minha familia meu maior patrimônio.
JOSE ORMINDO DA SILVA
AUXILIAR DE CONTABILIDADE
JOSE IVANILSON DE OLIVEIRA ME

Jose Ivanilson de Oliveira Me

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 20:34

Prezado,

O Sr. Ormindo tem razão. Não me atentei à Resolução, que trata do prazo final para que um Técnico em Contabilidade possa requerer o CRC, junto ao Conselho.

Quanto à fazer o Curso Técnico em 1 ano, considero pouquíssimo tempo. Analise bem, pois, poderá investir nos materiais, e mensalidades e não conseguir concluir.

Ressalto-lhe que o Exame de Suficiência exige do Candidato os conhecimentos necessários à exercer a profissão. E, é bom dizer que a prova não é tão fácil assim.

Quanto à formação via EAD defendo que não é o limitante. Eu mesmo, sou pós-graduado em Tecnologias e Educação à Distância, cursado na modalidade EAD; e te garanto que os conhecimentos adquiridos em nada me deixa para trás em relação aos que fizeram na modalidade presencial.

Ivanilson Contabilidade e Cobranças
José Ivanilson de Oliveira
CRC-RN 009920/O-0
84 3488-2995 | 99819-7040 (Whatsapp)
E-mail: [email protected]
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 11 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 21:02

Pedro Henrique
Amigo conheço dezenas de pessoas que estudam a distância e são otímos profissionais, como estamos no brasil e tudo é um verdadeiro retrocesso infelizmente ainda existe este preconceito, porem nos estados unidos o ( ead ) é respeitado e a cada ano aumenta o número de pessoas adotando esta modalidade de ensino.

Podemos também comemorar pois grandes universidades de nosso país já vem adotando tal modalidade, em outras palavras contrate faça um teste pode ser que esta pessoa faça a diferença.

Sucesso

Marcelo





Leandro A. de Melo

Leandro A. de Melo

Prata DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2012 | 09:04

Pedro,

Comecei tem 15 dias a fazer o curso técnico pelo Instituto Monitor. O material é excelente e dá pra pegar muita coisa. No meu caso é um pouco diferente do seu, pois também estou graduando, mas em Direito. Como eu quero conjugar a advocacia com a contabilidade, achei melhor fazer esse curso, pois ainda falta 3 anos para eu formar na graduação.

Se precisar de mais alguma informação, estou a disposição!

Leandro Melo
[email protected]
Leandro A. de Melo

Leandro A. de Melo

Prata DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2012 | 09:31

Pamela,

Muda nada. Isso é somente para aqueles que ainda pretendem se inscreverem no CRC.

É por isso que estou querendo terminar meu curso técnico o quanto antes, para que eu consiga passar na prova até essa data, pois a partir dela só será possível se registrar quem fez o curso superior em Ciências Contábeis.

Leandro Melo
[email protected]
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 17:05

Emerson Cruz

Sim continuará, mais terá de ser registrado no CRC antes que o prazo termine.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Thais Dias de Araujo

Thais Dias de Araujo

Iniciante DIVISÃO 1, Fisioterapeuta
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 16:15

Olá Leandro A. de Melo
Li que você esta fazendo o curso de técnico em Contabilidade pelo Instituto Monitor. Tenho pesquisado muito, pois tenho interesse em fazer este curso também, mas assim como apontado pelo post do Pedro Henrique, existe essa falta de informação das condições do curso junto ao MEC. Assim como ele também estou em duvidas entre o Monitor e o CETAP. Gostaria de saber mais sobre a sua opnião quanto ao curso, e quais foram os seus critérios ao escolhe-lo. Também tenho uma grande preocupação quanto a hora de buscar por um estágio, se as empresas acolhem tranquilamente estudantes de Ead, ou se há alguma dificuldade.
Grata.

Ubiratan Nunes da Silva

Ubiratan Nunes da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sábado | 2 março 2013 | 20:05

Também sou graduando em Contábeis. Estou no primeiro período na Universidade Federal Fluminense e pretendo já estagiar no escritório de um amigo. Pensei em fazer o Técnico pois como o Jose Ivanilson de Oliveira Me comentou, o Técnico não tem nenhuma dificuldade em abrir um escritório, que é minha pretensão. Quero iniciar o estágio e, com o técnico (CRC), começar a pegar umas empresas por conta própria e ir tirando as dúvidas no estágio, conforme a necessidade. Acho que me dará bagagem para quando realmente abrir meu escritório fazê-lo com segurança. Claro que o bacharelado me abrirá inúmeras portas e não o deixarei de modo algum, mas acho que o Técnico pode sim, me ajudar. Como sou vizinho de Macaé, tenho um mercado de multi nacionais com boa remuneração, mas não tenho pretensões com concursos ou mercado privado, a não ser que minha ideia inicial não de certo. Penso errado? E você Pedro? O que decidiu, e o que já conseguiu?

JOSE IVANILSON DE OLIVEIRA ME

Jose Ivanilson de Oliveira Me

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 2 março 2013 | 22:31

É preciso verificar e projetar para ver se quem está optando por fazer o Curso Técnico, dará tempo para fazer o Exame de Suficiência, que diga-se de passagem, elimina muita gente.

Eu já iniciei o meu Curso de Graduação, para que eu não seja penalizado no futuro próximo.

Essa mesma briga ocorre com os Profissionais de Educação, ou seja, quem tem apenas Pedagogia só deveria ministrar aulas nas séries iniciais; e em breve, só poderá ensinar as disciplinas do ensino fundamental 2º Nível, quem tiver licenciatura específica.

Então, caros colegas. É partir logo em busca da Graduação em Ciências Contábeis.

Ivanilson Contabilidade e Cobranças
José Ivanilson de Oliveira
CRC-RN 009920/O-0
84 3488-2995 | 99819-7040 (Whatsapp)
E-mail: [email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 2 março 2013 | 22:51

Ubiratan, boa noite.

pretendo já estagiar no escritório de um amigo


Perfeito sua linha de raciocínio.
Pouco vale a graduação sem a prática.

E nada de montar escritório sem a prática básica e indispensável.

Boa sorte a voce e a todos que trilham esse caminho.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.