x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.835

Ajuda Lançamento

Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 11:08

Olá, alguem pode me ajudar, me dar uma dica pratica, ou algo similar?

Sou novo na area, trabalho em um escritorio fazendo a Contabilidade das empresas.

Vou fazer os lançamentos de uma empresa na qual ja tinha balanço do ano anterior na qual não fui eu que fiz. Estou meio perdido, principalmente em relação as Duplicatas a Receber/ a pagar. Comecei a Contabilidade no mes Janeiro e ja tenho varios comprovantes de boletos pagos. Qual a melhor maneira de fazer esses lançamentos, pois não sei se estes boletos ja constavam como duplicatas a pagar, ou se devo lançar: despesa a Caixa.


São muitos lançamentos para que eu fique olhando um por um se ja havia sendo lançado no ano anterior.

Alguem pode dar uma ajuda pratica?



Bruno dos Santos
Contabilista
GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 14:04

Qual a melhor maneira de fazer esses lançamentos, pois não sei se estes boletos ja constavam como duplicatas a pagar, ou se devo lançar: despesa a Caixa.

Bruno, esse boletos pagos são os pagamentos de compras feitas. No programa que você utiliza não tem como consultar o nº da duplicata com a NF de compra?

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 14:12

Uso o Contimatic Phoenix,

Provavelmente tem como consultar, mas por exemplo no BP do ano anterior TODAS as duplicatas estavam lançadas em uma unica conta

Duplicatas a Pagar

com o historio padrão
e não com uma conta para cada fornecedor.

Bruno dos Santos
Contabilista
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 15:07

Boa tarde Bruno!

Quando se faz o fechamento de Balanço Patrimonial, as contas do Ativo e Passivo devem ser conferidas e feitas à conciliação destas contas relacionando os saldos identificando individualmente cada conta apurada.

Todas as contas devem ser conferidas individualmente, e as contas de duplicatas à pagar ou receber, clientes ou fornecedores devem ter uma relação do que realmente compõe o saldo no fechamento do Balanço.

Aliás, esta conferência deve ser feita mensalmente para que se possa no final do ano ter um controle correto e real da situação destas contas.

Os sistemas de escrituração fiscal e contábil, como o Contimatic e vários outros, hoje oferecem este controle através da individualização das contas dos fornecedores, facilitando ainda mais esta conferência.

Não se pode simplesmente baixar duplicatas á pagar em conta de despesas, isso não existe!!!

O que deve ser feito é a conciliação destas contas para saber qual realmente é o saldo à receber ou pagar.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 15:24

Minha Duvida é o seguinte a empresa X mandou um boleto pago ref Compras com vencimento em 15/01/2011

eu não sei se em 2011 foi lançado no balanço essa compra com boleto para pagar no ano seguinte

Por isso não sei se Lanço

D - Compras
C - Caixa

ou

D - Dupl a Pagar
C - Caixa

isso em varios boletos: contabilidade, compras, serviços, prestações.

Bruno dos Santos
Contabilista
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 16:26

No lançamento de duplicatas ou boletos pagos, deve-se checar na conta corrente fornecedores qual é a nota fiscal de referência, e baixar a conta fornecedores.

Não se pode lançar pagamento de duplicadas na conta de resultado.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.