x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 39

acessos 37.481

Contador (MEI x CEI x Certificado Digital)

Carlos Henrique Figueiredo

Carlos Henrique Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 10 junho 2012 | 21:32

Senhores, sou contador e possuo Certificado Digital e-CPF A3. Na época da solicitação não pedi a inclusão do CEI. Pretendo me inscrever como MEI e atuar fazendo a contabilidade de algumas empresas. Sei que vou precisar de um certificado onde conste o CEI para envio de GEFIP/SEFIP e outros. Devo solicitar minha inscrição no CEI como MEI usando o CNPJ ou utilizar o certificado atual acrescido do CEI? Qual o melhor caminho para o contador inscrito como Micro-empreendedor? Além disso, para solicitação do Certificado constando o CEI existe algum desconto ou isenção?
Antecipadamente, agradeço a atenção.

Rafael Augusto Fernandez

Rafael Augusto Fernandez

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 11:46

Nestes últimos meses tem se discutido bastante a respeito de saber o que seria melhor para o contador autônomo MEI ou CEI , tal vez você poderia nos explicar melhor as diferenças, vantagens , desvantagens inclusive no que diz respeito a parte de tributos e recolhimentos já que um tem valor fixo e o outro retido na prestação do serviço inclusive se na Conetividade Social o tipo não influencia em nada ou sim já que vem chegando também o SPED

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 12:03

Rafael Augusto Fernandez Bom Dia;

Tendo em vista que estamos na sala de Tecnologia Contabil e este tópico é exclusivamente sobre certificado digital. .
Solicito que para assuntos referente a tributos sobre prestação de serviços, o Sr. pesquise na sala de Legislação Estadual, caso não localize nenhum material sobre o comparativo desejado, crie um tópico por lá;

Abraços

Att

Cesar Marques Fazenda

Cesar Marques Fazenda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 22:53

Boa noite prezados colegas,

Eduardo de Limas, compartilho a mesma dúvida que o colega Carlos Henrique Figueiredo, estou iniciando meu pequeno negócio de prestação de serviços contábeis, e pretendo começar fazendo uso dos benefícios do MEI, porém pergunto:

Com o e-CNPJ do MEI poderei fazer procurações eletrônicas para meus clientes com a finalidade de entregar DACON, DCTF, EFD-PIS/COFINS?

Att.
César Fazenda

leny

Leny

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 16:33

Boa tarde

Abri um escritorio contabil individual, com alvará do CRC, tenho uma matricula CEI, pois pensava em tirar uma inscrição na prefeitura de autonoma, mas estou pensando em abrir Como Mei para pagar pagar menos impostos, Devo cancelar o Cei?

DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 20:54

Eu estou começando a prestar serviços contábeis na Grande Goiânia, sendo que optei pela inscrição no CEI, pois todas as procurações eu consigo receber e trabalhar como contador da mesma forma, notas fiscais eu não preciso emitir pois meus clientes eu entrego recibo e ainda não preciso ficar pagando os valores mensais do MEI.
Agora se eu precisar mais para frente registrar funcionários eu abro uma microempresa contábil!

E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101
sonia

Sonia

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 00:04

olá queridos... tenho mtas duvidas sobre certificado digital. ..
Eu sou tecnica em Contabilidade ( não tenho o CRC ainda)... tenho uma empresa MEI e faço os serviços de prestação de serviços para empresas MEI e pessoas fisicas quanto a entrega de SEFIP, RAIS, e DEclaração de Imposto de Renda.
e gostaria de saber se posso adquirir um certificado digital e com uma procuração assinada pelas pessoas ou empresas eu possa responder por eles, e não precisar ir a caixa e na receita para solicitar uma chave de certificação para cada empresa.
e qual seria o certificado digital mais indicado nessa situação.

grata

SUSANA ANTUNES CAMARGO

Susana Antunes Camargo

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Gabinete
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 08:09

Bom dia, estou com uma dúvida parecida com a da Sonia que não foi respondida. Sou recem formada em contabilidade e ainda não possuo registro do CRC, porém estou iniciando o trabalho de prestação de serviços para uma empresa que era MEI e agora está se desenquadrando passando ME. No ato dessa transição de MEI para ME no site da Jucesp foi solicitado o CERTIFICADO DIGITAL o qual eu ainda não possuo. Como devo proceder sendo que não empresa aberta para este serviço? vou precisar abrir uma pelo MEI? e o CEI é a mesma coisa que o MEI? posso solicitar o e-CPF e trabalhar para várias empresas? Quais o procedimentos por favor.

obrigada

Susana

Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 08:21

Bom dia Susana Antunes Camargo,

Primeiramente apenas para esclarecer se vc não tiver CRC ainda não pode atuar de forma alguma, vc já passou no exame de suficiência?

vou precisar abrir uma pelo MEI? Não que precisa exatamente, mas é interessante, vc pode atuar como profissional usando CEI, e tbém verificar na prefeitura da cidade.

CEI é a mesma coisa que o MEI? Não. CEI é como se fosse o CNPJ para Profissionais Liberais, antigamente não existia MEI então a melhor opção era o CEI. Hoje podemos abrir o MEI que é mais fácil.

posso solicitar o e-CPF e trabalhar para várias empresas? Pode sim. Se vc entrar no site do CRC e pegar a nova carteira do CRC vc pode até colocar o seu certificado digital na própria carteira do CRC e já existe o e-CPF contador.

Mas lembre-se, não estrague a nossa classe se for atuar, tira o CRC.

Att.

Raul Giraldini
[email protected]
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
SUSANA ANTUNES CAMARGO

Susana Antunes Camargo

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Gabinete
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 08:31

Bom dia Raul, obrigada pela resposta. E sim já passei no exame de suficiencia estou a espera da minha colação de grau que irá ser no próximo mês para dar entrada na documento e enfim conseguir meu tão esperado registro do CRC.

Então se eu abrir uma empresa MEI pra mim não preciso ter o CEI?

Quanto a nova carteira do CRC enquanto eu tiver o registro provisório do CRC não poderei te-la é isso?

O e-CPF contador preciso do registro do CRC né

Obrigada

Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 09:05

Ah legal que bom!!!!!!!!

Sim se abrir MEI, não precisa ter CEI.

Sobre a nova carteira, não sei te dizer se tem diferença entre a provisória e a original...........qdo eu tirei teve sim, mas ainda não existia essa nova com certificado digital, depois que lançaram.

O e-CPF contador precisa sim do registro.

Boa sorte!!!!!

Att.

Raul Giraldini
[email protected]
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
Joseli Souza Castro

Joseli Souza Castro

Prata DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 14:24


Bom dia, Pessoal!

Gostaria de saber qual o procedimento para começar a atuar como autonomo?

Além do CRC, tenho que solicitar algum outro registro no CRC,

Atualmente trabalho em uma empresa privada, e pretendo prestar alguns serviços por fora.

Poderiam passar os procedimentos passo a passo para o estado de SP.

Obrigado pela cooperação de todos.

att

Joseli Souza

Fé é ri das impossibilidades.
Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 21:13

Joseli Souza Castro,

O principal de tudo é o CRC, se vc já tem já pode começar a contabilizar.

Tudo vai depender da empresa que vc prestar o serviço, se ela quiser NF dos seus serviços vc precisará se cadastrar na sua prefeitura.

Att.

Raul Giraldini
[email protected]
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 21 abril 2015 | 11:14

Bom dia Elaine Gomes de Sousa,

Vc tem várias opções de como estar trabalhando.

Pode abrir uma ME em seu nome como escritório de contabilidade, uma outra sociedade ou até mesmo estar trabalhando com profissional liberal Autônomo Contador, abrindo um CEI pra vc.

Qto ao certificado digital, indico vc ter o e-CPF como contador.

Att.

Raul Giraldini
[email protected]
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
Cristiane Silveira

Cristiane Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 21 abril 2015 | 22:06

Pessoal, boa noite!

O Cei para contador autônomo, abro com a opção Equiparado a empresa ou como contribuinte individual. Estou na sefip de meu cliente como contribuinte individual(prestadora de serviço), sendo descontado 11% inss. Não abri MEI, pois como falta 8 anos para me aposentar, abrindo MEI foi me informado que perco a qualidade de me aposentar por tempo de contribuição, sendo somente opção por idade. Agora a dúvida é qual é o tipo de CEI que abro, para poder enviar sefip clientes? obrigada

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.