x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 39

acessos 37.599

Contador (MEI x CEI x Certificado Digital)

Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 08:03

Bom dia Cristiane Silveira,

Conquistei novos clientes que vieram de outros escritórios e qdo emiti as Guias GPS para eles pagarem dava diferença de valor, pois tenho empresa aberta(escritório contábil) e não coloco os 11% na SEFIP do cliente.

Os clientes vieram me perguntar o pq da diferença, aí expliquei como funcionava, que como prestador de serviço ele tinha que reter os 11% e tal.

Eles não gostaram não pelo motivo de estar pagando, mas pelo motivo de não saberem o que estavam pagando, pois nem no recibo de escritório ia esse valor, sendo que os 11% é retido pela empresa do prestador de serviço. Mas não sabiam de nada e que o contador antigo não tinha falado nada.

Apenas tome cuidado com o método de recolhimento através do SEFIP do cliente. Avise ele deste valor que ele paga a mais na SEFIP, aqui até eu convencer o cliente de que não foi maldade do antigo contador e que era direito dele foi complicado, na hora já passam pela cabeça as coisas erradas.

Att.

Raul Giraldini
[email protected]
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
MANOEL RODRIGO GOMES D ARAUJO

Manoel Rodrigo Gomes D Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 11:53

Antonio eu tenho cadastro no MEI e queria saber se posso ter também um CEI justamente para poder entregar os arquivos do conectividade social, sei que poderia ter um e-CNPJ, mas eu sou obrigado a ter um e-CPF pra assinar a ECD, então não queria ter mais esse gasto, afinal o e-CPF resolveria tudo isso, mas a pergunta que fica no ar é o MEI também pode ter um CEI, é legal, traria alguma dor de cabeça ?

Tony Vieira

Tony Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 18:57

Boa noite!
Eu também tenho apenas e-cpf na carteira do CRC e preciso começar a transmitir as GFIPs de Simples, Mei e Imune e Isentas. Já pesquisei bastante pelo forum e liguei na CEF mas não estou seguro ainda de que forma que poderei resolver isso tudo com apenas certificado eCPF. Mue escritorio sendo Sendo MEI precisaria um eCNPJ?

Paz e bem!

Tony de Carlo Vieira
Consultoria Empresarial e Contabilidade
CRC/SC 26.850
Manuela

Manuela

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 20:55

Tony Vieira, eu fiz um CEI para ter acesso ao conectividade social e atrelei este CEI ao meu e-CPF, mas fiz o CEI antes de fazer o certificado digital e no momento que fui fazer o certificado digital informei que queria relacionar o CEI nele. Não sei se depois de ter o certificado digital você poderia atrelar o CEI a ele, acredito que você possa verificar isso com a unidade certificadora do seu e-CPF.

Manuela

Manuela

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 21:52

Prezado Renato Gomes,

Seguem respostas aos seus questionamentos:

"Eu já possuo e-CPF, mas vou atuar como MEI e consequentemente fazer o e-CNPJ , vou precisar fazer a matricula CEI? "

Se você for fazer o e-CNPJ não precisa fazer a matrícula CEI.

"e sem esta matricula CEI, vou poder receber as procurações eletrônicas de clientes prar conectividade social, sefip, e no caso de demissão de funcionários de clientes, vou poder fazer o processo pelo meu certificado? "

Vc faz as procurações eletrônicas para o seu e-CNPJ para ter acesso ao conectividade social dos seus clientes.

Fico à disposição

Manuela de Carvalho

Adriana Borges

Adriana Borges

Iniciante DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 23:33

Estou aguardando meu CRC chegar e estou com duvidas se trabalho como autônomo no CPF ou empresa CNPJ sendo que inicialmente terei poucos clientes.
Qual primeiro passo? se com cpf, pedir certificado? onde faço o cadastro como autônomo pra pegar o CEI ou já e feito junto com o certificado
SE com o CNPJ qual primeiro passo?

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 13:46

Cristiane Silveira, boa tarde.

Quando você diz:

Estou na sefip de meu cliente como contribuinte individual(prestadora de serviço), sendo descontado 11%
porque isso ocorre?

Isso ocorre pelo simples fato de você ser contadora e trabalhar como autônoma

Tipo de matrícula: Contribuinte Individual
CNAE: 74128 - Atividades de Contabilidade ou Auditoria
Natureza Jurídica: 4049 - Contribuinte Individual com Empregado.

?

Obrigado.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.