x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.131

Rodrigo Alves da Silva

Rodrigo Alves da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 17:12

ola pessoal

sou novo na contabilidade
porem tenho uma duvida, quando for preencher o livro caixa da empresa devo escrituras as compras de mercadoria como despesas?si sim quando a compra for a prazo devo colocar a compra como a vista no mes da compra ou devo lançar as duplicatas nos meses que forem sendo pagas.

rosangela baranceli

Rosangela Baranceli

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 09:25

Bom dia, pelo que percebi de sua colocaçao voce tem dificuldades em saber o que voce contabiliza na conta caixa ou nao, pois bem: CAIXA, a conta caixa na contabilidade representa a movimentaçao do DINHEIRO da empresa, ou seja, quando voce vende mercadorias ou presta serviços a vista, voce lança a DEBITO a entrada de numerario, quando voce COMPRA mercadorias, serviços, ou paga despesas voce lança A CREDITO(saida de dinheiro) do caixa.
As compras de mercadorias, se forem pagas a vista, é saida de dinheiro, mas nao significa despesa, mas sim a Entrada de um bem, para a revenda. Se a compra for a prazo, voce vai lançar no caixa, os pagamentos das duplicatas, como saida de caixa, quando elas realmente forem pagas.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 10:21

Bom dia Rodrigo!

Está bem explicado pela Rosângela o sistema de caixa, mas sugiro para você estudar melhor a fundamentação do Livro Caixa, existe esta alternativa de escrituração exigida pelo fisco Federal e suas regras.

Pesquise aqui no Fórum, tem vários tópicos falando à respeito e você vai encontrar as matérias à respeito.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.