Contábeis o portal da profissão contábil

26
Nov 2014
11:46

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

fgts retido

12   respostas
13.457   acessos

POSTS RELACIONADOS

Douglas Luz do Amparo

Usuário Frequente

postada em: Sexta-Feira, 22 de junho de 2012 às 08:49:54
Caros colegas bom dia!!!

Estou com uma duvida ref. a FGTS retido, eu tenho um FGTS retido, pedi pra sair e nao me liberam, por lei o saque só pode ser feito apos 3 anos sem CTPS assinada ou 5 anos e tambem na aposentaduria, estou entrando em um acordo com a empresa que trabalho e eles vao liberar meu fgts, a duvida é, me diseram que posso sacar o que esta la retido tambem, gostaria de saber se isso é correto ou se tem outro jeito de sacar esse R$ a nao ser o que eu citei acima.

desde ja muito grato.

Douglas Luz
Acácio Vieira Oliveira

Usuário 5 Estrelas

postada em: Sexta-Feira, 22 de junho de 2012 às 10:23:51
Douglas o FGTS que você irá sacar será somente o depositado pela empresa nesse seu vinculo empregatício, FGTS de demais empresas continuarão retidos na sua conta, o quais só poderão ser sacados, nos mesmos termos quais citou acima , passar 03 anos fora do regime FGTS, financiamento de casa propiá, calamidade publica etc;

Att.
Rafael da Conceição Cruz

Usuário Iniciante

postada em: Sexta-Feira, 22 de junho de 2012 às 10:34:40
Gente me tira uma dúvida: Esse "fora do regime do FGTS" quer dizer que o cidadão tem que ficar três anos sem carteira assinada com a opção do FGTS? Ou simplesmente ele pode ir para outra empresa e depois de três anos se dirigir a uma agência da Caixa com os seus documentos rescisórios e CTPS referida ao seu contrato extinto?

Rafael.
postada em: Sexta-Feira, 22 de junho de 2012 às 11:31:45
Rafael

Você terá que ficar por 3 anos sem o vinculo empregatício, sem registro em carteira.

Att,

Vânia Ribeiro de Campos

Serviços On-line de Terceirização e Consultoria em Departamento Pessoal/Previdência Social (Benefícios/Aposentadoria)

"Respeite as Regras do Fórum"
Rafael da Conceição Cruz

Usuário Iniciante

postada em: Sexta-Feira, 22 de junho de 2012 às 13:55:13
Valeu Vânia. Isso é pra pessoa não sacar mesmo viu.
postada em: Segunda-Feira, 25 de junho de 2012 às 08:30:42
Exato Rafael. E como se fosse: Ah você quer pedir demissão e ter todos seus direitos? Não, você terá que ficar 3 anos sem emprego para resgatar seu FGTS.
Salvo se for para financiamento viu Rafael.

Bom dia!

Vânia Ribeiro de Campos

Serviços On-line de Terceirização e Consultoria em Departamento Pessoal/Previdência Social (Benefícios/Aposentadoria)

"Respeite as Regras do Fórum"
Lais Costa

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 26 de outubro de 2012 às 17:51:18
Boa tarde galera,

Hoje fui questionada por um novo colaborador com a seguinte duvida:
Ele trabalhava em uma empresa durante tre anos,pediu demissão exatamente hoje,para ser admitido na organização pela qual faço parte.No ato da entrega da autorização de exmes admissionais, ele me perguntou se ele pode sacar esse fgts depois de 3 anos, expliquei que não, depois ele me questionou se a empresa na qual ele se encontra hoje demitisse ele, se o mesmo poderia sacar o fgts retido,eo fgts atual e como funcionava essa questão de conta inativa, cada empresa que ele trabalha e uma nova conta???...não soube responder me ajudem por favor! sou nova no setor e presciso mostrar um pouco de conhecimento...obrigado
Eduardo de Limas

Moderador

postada em: Sábado, 3 de novembro de 2012 às 01:05:39
Lais Costa Boa Noite;

- Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta; (grifo meu)
Fonte: Quando sacar o FGTS? [clique para acessar];

Cada registro em CTPS gera uma conta de FGTS para o funcionário;

Abraços

Att
Ana Paula Conde Soares

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 30 de janeiro de 2013 às 16:09:48
boa tarde

posso sacar o fgts pois nao trabalho registrada há 02 anos e vou casar.
escutei comentários que quem vai casar pode sacar.

é verdadeiro isso?

como funciona?

aguardo resposta.

att

ana
Eduardo de Limas

Moderador

postada em: Quarta-Feira, 30 de janeiro de 2013 às 16:14:03
Ana Paula Conde Soares Boa Tarde;

Em minha postagem logo acima da sua, ao clicar em "Fonte: Quando sacar o FGTS? [clique para acessar];" você será redirecionada para a pagina onde citam as possibilidades de saque;

Abraços

Att
Daiane Lacerda

Usuário Ativo

postada em: Quarta-Feira, 17 de abril de 2013 às 09:45:20
Gente, bom dia! Tirei um extrato para fins rescisórios no site da caixa...mas o extrato apareceu: "Conta com retenção" e não me deu valor nenhum....vcs sabem o que é isso? Desde já, agradeço.
postada em: Domingo, 5 de maio de 2013 às 18:13:26
OI tava lendo os comentários, e surgiu uma duvida sobre o uso do fgts.
É possível fazer uso do fgts retido para pagar faculdade?
Ana Claudia Braga

Usuário Estrela Dourada

postada em: Domingo, 5 de maio de 2013 às 20:49:41
Welligton

O FGTS pode ser sacado nas seguintes ocorrências:

- Na demissão sem justa causa;
- No término do contrato por prazo determinado;
- Na rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades; fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho - inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário;
- Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Na aposentadoria;
- No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
- Na suspensão do Trabalho Avulso;
- No falecimento do trabalhador;
- Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
- Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de neoplasia maligna - câncer;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
- Quando a conta permanecer sem depósito por 3 anos ininterruptos cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90, inclusive;
- Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;
- Na amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio;
- Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Para saber mais, clique aqui.

Att,

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.42 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César