x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.789

Contador passando a perna??

Marco Antonio

Marco Antonio

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 23:39

Contador Passando a perna??

Olá pessoal, sou novo aqui no forum, esta é minha primeira mensagem, e venho com uma duvida para vocês que são mais entendidos do assunto me ajudar, é o seguinte:

Meu Pai, possui uma PADARIA, fazemos sómente pão de cachorro-quente, xis burguer e pão de forma, em 2008 a padaria foi totalmente QUEIMADA em um incendio, ficamos fechados por 6 mêses, meu pai queria trocar de negocio, mas não sabia o que fazer, enquanto a padaria esteve sem funcionar, ele simplesmente não pagou mais NADA ao contador, largou tudo de mão (até pq se continuasse pagando não teriamos como sobreviver), como ele não sabia fazer mais nada, decidiu recostruir a padaria (a prefeitura doou telhas, madeiras, tijolos, brita, areia), então ele recostruiu a padaria, mas continuou sem pagar NADA de impostos, até mais ou menos março de 2011.
Nós continuamos trabalhando normal durante esse periodo( outubro/2008 ate março/2011), mas sem tirar nota, sem pagar impostos, etc, mas então em Maio do ano passado ele entrou em contato com o seu contador para REGULARIZAR a situação dele, pois pricisamos emitir notas para fornecer pães para eventos, e desde março do ano passado até mais ou menos abril desse ano, ele ja pagou mais de R$10.000,00 para o contador dele, que disse que regularizaria a situção dele em até meio ano, porem mais de 1 ano se passou e até agora nada, quando ele entra em contato com o contador, ele sempre tem uma disculpa, do tipo, "em no máximo 1 mês, tu pode tirar nota", mas sempre é a mesma coisa, agora, ele com medo de estar sendo "enganado" parou de pagar denovo.

Ele não paga mais desde março desse ano, e como ele tem problemas cardiacos, pressão alta e e já perdeuo o pai e 2 irmãos por DERRAME, ele esta muito preucupado com o INPS dele, e ele não sabe o que fazer, não sabe como trocar de contador, pois o contador atual já esta "cuidando" das coissas dele a mais de 15 anos, então presciso da ajuda de vocês:

Como saber como anda a situação fiscal dele??
Como saber se ja pode tirar nota??
Como trocar de contador?

Somos do Rio Grande do Sul (RS), o CNPJ dele é 88.215.629/0001-08, a Inscrição Estadual é 019/0017430

Alguem poderia me ajudar??
Alguem teria como pegar os dados que passei a cima e me dizer como esta a situação fiscal dele??

Desde já agraço a todos que puderem ajudar e a todos que lerem meu tópico!
Muito Obrigado!

ROBSON LUIZ FERNANDES RIBEIRO

Robson Luiz Fernandes Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 00:47

Olá Marco Antônio, tudo bem? Sou do Estado de São Paulo, e nossa legislação é diferente, mas tive a curiosidade de verificar o seu caso até onde pude. Naturalmente, não é possível consultarmos as dívidas para com os Poderes Públicos, pois somente o seu contador tem acesso aos dados, por ser somente ele o conhecedor das senhas e tudo mais. Mas, fazendo a consulta pública da sua situação perante o Estado, a empresa de seu pai se encontra como "NÃO HABILITADA" por BAIXA DE OFÍCIO. Isto quer dizer que, por não terem cumprido as formalidades, tal como entrega das declarações, livros, etc, ela ficou inativa. Para regularizar terão que cumprir tais exigências e provavelmente pagar uma multa. Creio que alguns colegas mais entendidos do assunto possam complementar ou corrigir estas informações. Quanto ao seu contador reter documentos, o código de ética do contabilista, no capítulo II, em seu art.3º, inciso XII, proíbe reter abusivamente livros, papéis ou documentos, comprovadamente confiados à sua guarda.


"De nada adianta crescermos como profissionais se antes não nos tornarmos melhores como seres humanos."
Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 00:59

Bom dia
Prezado conterraneo Marco Antonio,

Vamos com calma antes de acusar o contador.

Antes de te orientar tenho perguntas a fazer.

1) Cada vez que pagou o seu contador, pediu nota fiscal da empresa dele ou recibo?
2) nesta nota ou recibo que servico foi prestado?
3) tem contrato de prestacao de servicos com o seu contador?

Aguardo as respostas.

Minhas orientacoes:

1) Para levantar a situacao fiscal da empresa basta ir com procuracao a receita federal, fazenda estadual e prefeitura, com firma reconhecida e solicitar o levantamento;

2) pode trocar de contador a hora que desejar;

3) para saber se pode emitir nota, basta usar o talao ou verificar a obrigatoriedade da emissao da nota fiscal eletronica, caso nao seja obrigado a nfe, e nao tenhs.mais tslao dolicite autorizacao a faxenda estadual e depois encaminhe a grafica

Cordialmente,
Claudionei Santa Lucia
https://www.csl.cnt.br

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.