x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 5

acessos 4.776

Auditoria em Recursos Humanos

Leonardo da Silva Urquiza

Leonardo da Silva Urquiza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 22:34

Boa Noite!

Estou realizando um trabalho sobre Auditoria em Recursos Humanos, e gostaria de saber um pouco a opinião de vocês, quais os principais pontos a serem auditados em um dpto. de Recursos Humanos, quais não são mas deveriam ser?

Aguardo um retorno.
grato,

Leonardo Urquiza

Leonardo da Silva Urquiza
Contador
Cornélio Procópio - PR
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 09:49

No link abaixo tem um artigo simples que te dará um norte a respeito do assunto.

www.administradores.com.br

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Keila Elisana Silva

Keila Elisana Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Sábado | 29 setembro 2012 | 11:28

Lucas,


Dependendo do ramo da Instituição, torna-se necessário também a validação de todos os controles relacionados ao setor, não só a folha e seus encargos encargos.

Leonardo da Silva Urquiza

Leonardo da Silva Urquiza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 29 setembro 2012 | 23:41

Keila,

é nesse cenário que eu estou realizando a minha pesquisa, como um departamento de Auditoria pode auxiliar o dpto. de RH a melhorar seus processos.


grato.

Leonardo da Silva Urquiza
Contador
Cornélio Procópio - PR
Sidney Gomes

Sidney Gomes

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 12:10

Olá Leonardo, boa tarde! Tudo bem?

Ao realizar a auditoria do departamento de recursos humanos, torna-se necessári algumas premisas:

1) Realizar um Procedimento analítco substantivo: Mas, o que é isso? Esse procedimento consiste em fazer uma análise de total de demitidos, admitidos, e outros custos com folha de pagamento analisando dois períodos (o ano auditado e as inforamções do ano pasado).

2) Controles internos: É de tamanha importância a realização do estudo do ocntrole interno dessa área. O Auditor deverá analisar o fluxo de aprovação, possíveel segregação de função como principal atividade. Também, o auditor deverá realizar um teste de existência, verificando se não ha funcionários fantasmas.

3)Testes de saldos(Testes documentais):
Após o estudo de controle interno, deverá ser realizado os testes de saldo, teste documentais. verificar se o que é ápresentado nos relatórios gerados pelo rh/dp estão com conformidade com a contabilidade. Além de verfiicar se os tributos referente a folha de pagamento estão corretamento recolhidos. Verificar as contas realcionadas a folha, fopag, e comprovantes de recolhimento.

São apenas alguns passoa básico. Os procedimento de auditoria serão de maior ou menor complexidade dependendo do tamanho da empresa.

Espero ter ajudado.


Sidney Gomes

Sidney Gomes
Contador, Graduando em Direito, Auditor e Consultor

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.