x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.854

Tipo de livro fiscal

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2007 | 14:09

Caros amigos,

Comprei na papelaria os livros Diário, Razão, Caixa, Conta Corrente e Apuração ISS para começar a fazer a escrituração do lançamentos contábeis da minha empresa.

Minha primeira dúvida é quanto a necessidade de separar ou não os lançamento de caixa e conta corrente, visto que minha empresa é uma prestadora de serviços (consultoria) é dificilmente terei pagamento de dinheiro ou cheque, a maioria dos pagamento será por DOC ou TED direto em conta. Neste caso poderia unificar os lançamento de caixa e conta corrente?

Outra dúvida é quando ao livro Caixa, quando o comprei o seu conteúdo (apresentação das folhas) é identico ao livro Razão. Achei isso estranho devido ao fato de na literatura e internet o livro caixa ter a seguinte estrutura: data, histórico, entrada/débito, saída/crédito. No livro que comprei exite uma folha dupla, sendo um lado com Débito e o outro com Crédito, não tendo colunas de histórico ou data. Comprei o livro errado? Ou pode existir esta forma de livro caixa?

Quanto ao livro razão o que você me aconselham, uma folha para cada conta (do plano de contas que escolhi)? Ou outra forma?

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2007 | 23:30

A escrituração do livro-caixa deverá conter toda a movimentação financeira, inclusive a bancária. Deve-se ressaltar que os documentos e demais papéis que serviram de base para escrituração deverão ser mantidos em ordem e bem guardados.

Existe outros modelos de livro caixa, na verdade, o modelo citado é tradicional, mas existem mais modernos, geralmente tipo caderno.

Livro Razão, uma folha para cada conta, que serão abertas a medida em que forem sendo necessaria.

Exemplo:

Como o primeiro lançamento é sempre o Capital Social, a primeira conta a ser aberta no Razão será a Conta Capital Social, sub-conta Capital Integralizado ou a integralizar conforme o caso.

Restando dúvidas poste novamente no forum.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2007 | 00:09

Caro Luiz José,

Como adquiri um livro caixa e um livro conta corrente, sendo este segundo mais "moderno" como você colocou, poderia me utilzar de tal livro para efetuar os lançamentos financeiros? Mesmo este livro tendo como título Conta Corrente? Ou seria melhor adquirir outro livro caixa "moderno"
?

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2007 | 20:21

Melhor seria um novo livro. Marcelo, tem uma coisa nessa história toda que não está batendo, se você vai escriturar o livro Diario e o livro Razão, não tem motivo nenhum para escriturar livro caixa, só se gostar muito de trabalhar... porque o Razão ja trata das contas individualmente, então pra que o caixa? sinceramente não estou te entendo,

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2007 | 22:38

Caro Luiz José,

Concordo com você. Sei que é uma "redundancia" tal procedimento, mas como não sou da área ainda (entrei em um curso técnico de contabilidade) , uma forma de manter a escrituração da minha empresa correta e além do mais aprender acho que vou fazer os dois. Como os lançamentos de entrada serão unicos (somente uma entrada de valor por mês e fixo) e de saída serão poucos (impostos/taxas) não acho que será grande o meu esforço.

Mas obrigado pelas dicas.

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.