x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.221

Contabilização de Pagamento

Paulo César

Paulo César

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2007 | 18:09

Boa tarde a todos!

Solicito o auxílio de vcs:
Foram feitos alguns pagamentos de despesas da filial pela matriz com a emissão de cheque pela matriz. Essa situação é legal? se for, como contabilizar esse pagamento? Pensei neste lançamento:

Banco Matriz (C) (Matriz)
Emprestimos Filial (D) (Matriz)

Caixa (D) Filial
Emprestimos a pagar Matriz (C) Filial

Caixa (C) Filial
Despesas (D) Filial

Aguardo retorno.

Obrigado!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2007 | 21:42

Boa noite Paulo,

Para que melhor se entenda a relação matriz/filial você tem que considerar alguns conceitos.

Matriz e Filiais formam na realidade uma única empresa, ou seja, não há que se falar em "empréstimo" entre ambas, isto seria como você tomar dinheiro emprestado de você mesmo.

Existe (e deve existir) a separação física das filiais em relação a matriz bem como a estratégia de vendas, o gerenciamento e uma série de "diferenças" impostas pelo mercado, condições etc. no entanto, a empresa é uma só e é neste contexto que a contabilidade deve ser elaborada.

Face ao exposto, todas as transações, sejam elas financeiras ou não devem ser controladas através de contas correntes em que a Matriz (via de regra) é a credora. Nestes termos se você substituir na matriz a conta "Empréstimos Filial" por "Conta Corrente - Filial" e na Filial a conta "Empréstimos a Pagar Matriz" por "Conta Corrente Matriz" estará tudo certo.

Ainda que constem no Balanço Patrimonial da Matriz e das Filiais, estas contas não devem constar no Balanço Patrimonial Consolidado posto que graficamente se anulem.

...

ANA SOZINHO

Ana Sozinho

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 28 julho 2011 | 09:53

Bom dia,


Pessoal,

Gostaria de tirar a mesma duvida que nosso amigo acima questionou, pois também estou com dificuldades para baixar os clientes. Pois eles entram na conta da matriz e depois baixo nas filiais para entõa sim consolicar. Mas o saldo não está batendo.
Estou fazendo o seguinte lançamento:

Na Matriz:

D-Bancos
C-Conta Corrente Filial (ativo) - a mesma que utilizo no pagamento de contas

Na Filial:

D-Conta corrente Matriz (passivo) - a mesma que utilizo no pagamento de contas
C-Clientes

EStá correto, eu imagino que tem algo errado, pois o saldo fica credor no ativo e devedor no passivo...

Por favor me dÊem uma luz.

Grata,

Ana.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.