Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 6

acessos 1.448

Sped Fiscal - estoque

Cristiane Martins de Souza

Cristiane Martins de Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 11:54


Prezados bom dia.

Como somos industria e a tb revendemos, está um tanto trabalhoso a operação em nosso cadastro, pois como temos que informar ao SPED - CST/NCM – que se faz necessário seguir a regra tributária.

Importamos e industrializamos –
Importamos e revendemos –
Compramos mercadoria Nacional e Industrializamos
Compramos mercadoria Nacional e Revendemos.

Veja como trataremos as entradas em nosso estoque se são situações diferentes mas o mesmo produto., teremos que criar um codigo para cada operação?

Atc.

Thabyta Vieira

Thabyta Vieira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Domingo | 29 julho 2012 | 15:45

Cristiane Martins de Souza, boa tarde.

Como são varias as situações, para melhor organização do processo deverá ser criados codigos para cada situação, produtos importados diferem dos nacionais pelo inicio da CST do icms, já os produtos utilizados como insumos na industrialização e os comprados para revenda se diferenciam pela cst PIS/COFINS e CFOP utilizado para dar entrada no estoque.

Sds.

Thabyta.

Thabyta Vieira
Cristiane Martins de Souza

Cristiane Martins de Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 13:26

OK. obrigada., a meu ver tb não existe outra saida, entretanto estou com uma certa dificuldade de implantar esse procedimento, por motivo admimistração interna, como não e conhecido o SPED, eles acham um absurdo eu ter que criar codigos diferentes para o mesmo produto. E gostaria de achar algum material que deixasse isso claro para todos.
Se vc tiver algo a respeito agradeço.
Atc

Matheus Fernando da Costa

Matheus Fernando da Costa

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 11 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 15:01

Olá você já pensou em fazer a apropriação na saída de estoque, por exemplo se vc utilizar o protuto em Ordem de Produtção você terá a saída como Material para instrutrialização e se a saída for para utilizar em uma máquina então você trata como consumo. Você não acha que pode dar certo?

FRANCISCO DE ASSIS NEVES

Francisco de Assis Neves

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 09:28

Bom dia Cristiane

A solução do teu problema passa necessáriamente pela revisão de alguns processos internos, tanto operacionais quanto sistêmicos (ERP). Sugiro que voce converse com os responsáveis pelo teu ERP e discuta com eles de forma interativa, pois o SPED requer uma união de esforços de todas as áreas.
Partindo do princípio que hoje voce já emite e recebe notas fiscais, boa parte das informações que voce deverá mandar para o SPED já estão na tua base de dados, por isso a necessidade da análise que falei anteriormente.
É possível que o teu ERP tenha funcionalidades que permitam tratar cada uma das situações que voce elencou.
Já me deparei com situações semelhantes em clientes onde a solução desse tipo de problema passa pela revisão de processos e de cadastro de produtos.

At

Francisco A. Neves
Contador/Consultor SPED

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.